Matinal News

Leilão de concessão do Cais Mauá deve ser realizado em 26 de setembro

Change Size Text
Leilão de concessão do Cais Mauá deve ser realizado em 26 de setembro

Foi apresentado ontem o projeto de modelagem de revitalização do Cais Mauá a 19 representantes de empresas interessadas na parceria público-privada (PPP). Segundo participantes confirmaram a GZH, o leilão vai acontecer em 26 de setembro na B3, em São Paulo. A assinatura do contrato está prevista para dezembro, e o início das obras para julho de 2023. 

Hoje haverá nova apresentação do edital, esta aberta à imprensa. O projeto prevê a construção de uma torre comercial perto do trecho onde está localizada a Estação Rodoviária, além de edifícios, que também contemplam unidades residenciais, escalonados e de um bulevar ao longo da Avenida Mauá. A derrubada de parte de um trecho do muro da Mauá também é prevista. 

Desde o ano passado, professores da UFRGS e integrantes do Coletivo Cais Cultural defendem uma proposta alternativa à do Governo do Estado – cuja elaboração foi feita pelo BNDES. O grupo defende uma revitalização por meio da ocupação dos espaços com atividades culturais. Em maio, o Matinal promoveu um debate entre o titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, e a advogada Jacqueline Custódio, que faz parte do coletivo, para debater a revitalização. Veja aqui.

Projeto para o 4º Distrito deve avançar hoje – Outro projeto com potencial para alterar a paisagem de Porto Alegre, o Programa 4D pode ser votado hoje pela Câmara Municipal. A proposta do Executivo estabelece normas de construção diferenciadas para o 4º Distrito – cuja área vai da Rodoviária à Arena do Grêmio – entre outros pontos. A tendência é que seja aprovada sem percalços no plenário. No entanto, o Fórum Popular 4D informou que se prepara para ir às galerias da Casa protestar contra a votação. Segundo eles, há cerca de 2 mil famílias ameaçadas de despejo na região.

Empresa descumpre prazo para retirada de banner bolsonarista em Porto Alegre 

No final da tarde de segunda, a Justiça Eleitoral havia dado prazo para remoção de banner que associa a esquerda a bandidos em anúncio exibido na lateral de um prédio na Osvaldo Aranha, na entrada do Viaduto da Conceição. A empresa Life, que fez a instalação da peça, tinha até as 17h de ontem para remover o anúncio e comunicar a remoção à 113º Zona Eleitoral. Até as 19h30, porém, o banner continuava afixado na lateral do condomínio. Na decisão, o juiz Márcio André Klepper Fraga analisou a denúncia feita pelo presidente do PCdoB no RS, Juliano Roso, que concorre à deputado estadual pela sigla. O magistrado considerou não haver dúvida de que a peça é propaganda eleitoral irregular. Ele considerou que, com a frase “Você decide” e a distinção das ideias listadas, ficou claro o viés eleitoral, embora indireto e difuso. Leia a reportagem completa do Matinal.

Professora é demitida meses após aluno interromper aula sobre exclusão das mulheres 

Meses após ter uma aula sobre invisibilidade das mulheres interrompida por um estudante do 8º ano, ocasião marcada por ataques misóginos, uma professora foi demitida de uma escola particular da Capital. De acordo com o jornal do Sindicato dos Professores do RS, o Extra Classe, a direção negou relação entre o episódio e o desligamento, mas não apresentou motivo para a dispensa. A professora dava aulas na instituição desde 2019, é socióloga, pedagoga, doutora, mestre e licenciada em história. “O desligamento foi uma questão política. As agressões e pressões de alunos e de pais contra professores sempre foram uma realidade e a escola nunca se posicionou”, enfatizou ela, que concedeu entrevista na condição de anonimato. A docente disse ainda que, mesmo que valha a pena, o ofício de professor tornou-se uma profissão perigosa. “É preciso ser muito forte, ter um propósito definido e muito claro.”

Homem morre ao salvar família de temporal na Zona Leste 

O temporal da noite de segunda acabou causando uma tragédia para uma família moradora do bairro Coronel Aparício Borges, na Zona Leste da Capital, com a morte de um homem de 45 anos, que foi arrastado pelas águas e levado pelo Arroio Moinho. Seu corpo foi encontrado no fim da manhã, perto do Anfiteatro Pôr do Sol, cerca de cinco quilômetros de onde se encontrava. Técnico de som, Daner Hernandez da Silva ajudava a resgatar a esposa, a sogra e três enteados no momento do temporal. No Estado, a chuvarada, em alguns casos acompanhada de granizo, afetou pelo menos 18,6 mil pessoas, conforme a Defesa Civil. Em Canoas, que decretou estado de emergência, houve rajadas de 120 km/h na Base Aérea. Essa intensidade é similar a de um furacão. Meteorologistas ainda tentam entender o fenômeno. Até mesmo raios avermelhados foram vistos. Esses, contudo, são explicados pelas queimadas, segundo a MetSul.

Outros links:

  • A Rádio Gaúcha realizou ontem o primeiro debate entre os candidatos ao Piratini no período de campanha. Jornalistas do Grupo RBS realizaram uma checagem das afirmações dos oito candidatos participantes.
  • Após períodos de tensão entre os dois, o candidato ao Senado e atual vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) publicou um vídeo no qual o presidente Jair Bolsonaro confirma apoio a ele na eleição.
  • A Prefeitura da Capital e o Ministério Público ajuizaram uma ação contra a OAS, cobrando a execução das obras no entorno da Arena do Grêmio.
  • A empresa Boom Sabor que Faz Bem vai adotar a Prainha do Iberê. Por cinco anos, a empresa será responsável pelo mobiliário, paisagismo e preservação do local.
  • As nove vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre em julho fizeram reverter a tendência de redução de óbitos nas vias da cidade. Agora, o acumulado de janeiro a julho de 2022 já soma mais mortes do que o mesmo período de 2021.
  • Hospital Fêmina, parte do Grupo Hospitalar Conceição, abriu uma ala de vacinação destinada a mulheres e mães soropositivas, crianças expostas ao HIV e pacientes oncológicas.
  • O DCE da Unisinos realiza amanhã atos contra a suspensão de 12 cursos de pós-graduação da universidade e o aumento das mensalidades. As manifestações ocorrem às 9h na Capital e às 18h em São Leopoldo.
  • De acordo com levantamento da Fipe, 76,5% das categorias tiveram reajuste salarial no mesmo nível ou abaixo da inflação no primeiro semestre no RS. No Brasil, 94% das classes pesquisadas ficaram nesta situação.
  • Juremir Machado analisa o cenário eleitoral para o Planalto: “É possível que o eleitor pegue o dinheiro com uma mão e com a outra dê uma banana para um presidente que recolocou o Brasil no mapa da fome”.

Cultura

Idris Elba encara um leão em “A Fera”

Foto: Universal

Um thriller de aventura que entrega bem mais do que mero divertimento. Em A Fera (2022), o astro Idris Elba vive um pai que tenta se reconectar com as filhas na savana africana e acaba tendo de enfrentar um monstruoso leão para garantir a sobrevivência de sua família. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O sociólogo Hermílio Santoslança os documentários Espaços de Fronteira Desafios do Brasil Contemporâneo, às 19h30, no Goethe Institut, seguido de debate com o diretor.

No ano em que Tom Jobim completaria 95 anos, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo promove concerto especial, às 20h, no Teatro Feevale, tendo o compositor Mario Adnet como convidado.

O documentário 5 Casas, do cineasta e artista visual Bruno Gularte Barreto, terá pré-estreia em 27 de agosto, na Cinemateca Capitólio – relembre a exposição homônima de Barreto no MARGS.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A UFRGS, em parceria da Parent in Science e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está realizando uma pesquisa para entender qual o perfil do cientista brasileiro. Ela é destinada a pesquisadores que defenderam o doutorado a partir de 2006 e que possuem algum vínculo ativo com instituições de ensino, públicas ou privadas, no Brasil ou no exterior. A pesquisa pode ser respondida no site do projeto até o dia 31 de agosto.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.