Matinal News

Leite apela à população e a restrições para conter Covid-19

Change Size Text
Leite apela à população e a restrições para conter Covid-19 Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

ESTA EDIÇÃO É APRESENTADA POR

Piratini suspende cogestão e apela à população para conter avanço da Covid-19 antes do Natal

O recrudescimento da pandemia no Rio Grande do Sul fez o Governo do Estado retomar as rédeas das ações de combate ao coronavírus no Estado. A partir de hoje – e por pelo menos duas semanas – o modelo de cogestão do distanciamento controlado está suspenso, fazendo com que o Piratini volte a ter a palavra final quanto a determinações às cidades. Com consentimento da Famurs, antes do Natal, a maioria da população terá de se acostumar com novas restrições.

Em transmissão pelas redes sociais ontem, um dia depois de concluída a eleição nos cinco maiores colégios eleitorais do Estado (🔒) – nos quais o PSDB disputou em três cidades – o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo à população pedindo colaboração nas medidas no combate à transmissão do coronavírus, visando “um Natal com menos restrições”. Para isso, festas e confraternizações de fim de ano estão vetadas. Encontros familiares deverão ter até dez pessoas – excluindo da contagem crianças e jovens de até 14 anos.

Ao retomar o controle total do plano de distanciamento controlado, o Governo fez alterações nos critérios de regiões na bandeira vermelha – que hoje são 19 das 21 áreas do RS. As alterações têm como objetivo causar “o mínimo de impacto possível”, segundo o governador. Ainda assim, causam impacto, como o comércio podendo ficar aberto até as 20h, bares e restaurantes até as 22h e mesmo serviços de telentrega operando até as 23h. Teatros, cinemas e casas de shows voltam a fechar. Locais abertos podem funcionar, porém com controle de acesso e sem alimentação. A lista completa de alterações pode ser acessada neste link.

A educação permanece com possibilidade de ser presencial, desde que autorizada pelo município. No entanto, áreas como praias, parques e praças só poderão servir como circulação ou para exercício, sendo vedada a permanência – o que não necessariamente encontra respaldo junto a especialistas.

Com novos recordes nas internações por Covid-19 e com hospitais novamente restringindo cirurgias eletivas, o RS chegou ontem à marca de 6.813 mortes relacionadas ao coronavírus – que já infectou mais de 322 mil gaúchos.



O que mais você precisa saber

Combate à Covid-19, banho de loja no Centro e as promessas de Melo para Porto Alegre – O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou ontem de uma série de entrevistas em diversos veículos e revelou as suas primeiras pretensões para a cidade. O combate à Covid-19, a retomada da economia e um banho de loja no Centro estão entre as intenções do futuro chefe do Executivo. Ao falar do coronavírus, ele destacou que é necessário alinhar o enfrentamento à doença com o setor econômico em movimento. A pauta financeira de Melo também inclui o cancelamento do aumento do IPTU, mas tudo deverá estar baseado no equilíbrio fiscal. Segundo ele, será preciso cortar despesas e revisar contratos para dar conta do essencial. Ao falar da área central do município, ele destacou que quer ver um local com vida urbana, que abrigue mais cafés e padarias. A tarefa, porém, está ligada a parcerias com comerciantes e proprietários. Para Melo, um prefeito que não cuida da região central não terá condições de cuidar do restante da cidade. A Agência Lupa enumerou cinco promessas feitas por Melo durante a campanha pela prefeitura. As propostas constam no plano de governo e podem ser verificadas através de relatórios e sites de órgãos e entidades.  

Marchezan propõem mudanças na aposentadoria do funcionalismo e nas PPPs – Em seus últimos dias de mandato, o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) enviou à Câmara de Vereadores os últimos Projetos de Lei da sua gestão. Uma das propostas é mudar a aposentadoria do funcionalismo na Capital, prevendo a equiparação das alíquotas às implementadas nas esferas federal e estadual, alteradas entre 2018 e 2019. Outro texto sugere a alteração da pensão por morte – que, caso aprovada, será equivalente a metade do valor da aposentadoria paga aos servidores. Faz parte do pacote também manter, por mais quatro meses, a isenção nas tarifas de água e esgoto para a população mais pobre de Porto Alegre. A gratuidade está prevista para chegar ao fim neste mês. Há ainda um projeto para criar um Fundo de Garantia de Parceria Público-Privada na Capital, o que demanda alteração na lei que criou o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas 15 anos atrás.

Desculpas pela pesquisa falsa e pela fora da margem de erro – A Band RS pediu desculpas por ter publicado, no sábado, uma pesquisa atribuída falsamente ao Datafolha. O levantamento, que indicava a vitória do então candidato Sebastião Melo, foi feita pelo Ibope no dia 24. O diretor-geral da Band RS, Leonardo Meneghetti, atribuiu o erro à falha humana. Aliás, o Ibope, que publicou uma pesquisa na sexta indicando vitória de Manuela D’Ávila com 51%, também pediu desculpas pelo resultado fora da margem de erro.

Como Porto Alegre se tornou palco de iniciativas para combater o racismo na tecnologia – Três anos antes da morte brutal de João Alberto Freitas, espancado por dois seguranças brancos em uma loja do Carrefour, Porto Alegre fechava o Mês da Consciência Negra não com uma tragédia, mas com um evento que deveria ser motivo de orgulho para sua população. Com cerca de 50 pessoas, o encontro de 2017 dava forma ao AfroPython, um movimento de inclusão de pessoas negras no mercado de tecnologia da informação que inspirou diversas outras iniciativas semelhantes. Quem conta essa história é a jornalista Amanda Hamermüller em reportagem especial publicada pelo Matinal. Celebrado como um importante meio de empoderamento para estudantes e profissionais negros, o AfroPython nasceu como reação a um cenário vergonhoso para os porto-alegrenses, ilustrado pela falta de representatividade negra e pelo racismo cotidiano no mercado de trabalho. Apesar de Porto Alegre ter sediado o nascimento do movimento que levou à criação do Dia da Consciência Negra, a cidade ainda não foi capaz de superar anos de discriminação racial que marcam o sul do Brasil. 

Leia a reportagem completa sobre o AfroPython


Outros links:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Chegou na Bamboletras:
Oblómov, de Ivan Gontcharóv.

Oblómov é uma obra-prima. A sinopse vai indicar um livro quase sem acontecimentos, mas isso é o maior dos equívocos. Oblómov é a história de um indolente e apático latifundiário russo. Ele passa seus dias admirando o teto, embora seus muitos e graves problemas, principalmente os relativos a sua fazenda, que cada vez mais gera menos benefícios e onde é claramente roubado por seu administrador e servos. Mas a mera ideia de deixar sua poltrona ou cama causa-lhe desconforto. Então, ele deixa a inércia guiar sua vida. Iliá Illich Oblómov é o personagem principal de um épico. Trata-se de um Ulisses de roupão, desprovido de vontade. Não age, optando por ficar imóvel, na contracorrente dos eventos. Quando deita no sofá, sente-se protegido de todo estresse, da grosseria e da confusão que rege as ações humanas. Porém, sua atividade mental é grande. Não nasceu para ser um gladiador na arena, mas um pacífico espectador. No fundo era uma alma boa, pura — como tantas vezes sublinha Gontcharóv — e preguiçosa.

Livraria Bamboletras, Rua Lima e Silva, 776, Lj. 3. Telefone: 51 3221 8764. WhatsApp: 51 99255 6885

Quero pedir o livro!


Fogos de artifício

Um armazém é a alma de um bairro. É onde a gente toda vai para comprar o pão ou chorar as pitangas para o dono atrás do balcão. Na crônica de hoje, a professora Kétina Allen da Silva Timboni relembra histórias do pequeno negócio que a família tinha no IAPI e que sucumbiu com a chegada do Carrefour –a relação com a falta de humanidade na grande rede é inevitável.

“Ainda que fosse criança, lembro do meu pai articulando alternativas para propor um serviço que fosse diferente do Carrefour – ficar aberto por mais tempo, focar mais na cerveja no balcão, fazer churrasquinho na frente do armazém, entre outras estratégias para não seguir ladeira abaixo, já que o aluguel daquela garagem e as contas do boteco eram muito caras.”

Leia a crônica completa.


Cultura

“Pacarrete” celebra o desejo de arte como resistência

Foto: Luiz Alves/Divulgação

Em semana de estreia nos cinemas, Pacarrete, estrelado por Marcélia Cartaxo e dirigido por Allan Deberton, é um dos filmes brasileiros recentes mais elogiados e festejados pela crítica e pelo público. Rodado no interior do Ceará, o longa foi o grande premiado do 47º Festival de Cinema de Gramado, levando oito Kikitos, e desde então já coleciona 27 prêmios em festivais de todo o mundo. A trama aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gosta de ser chamada de Pacarrete – “margarida”, em francês. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O desejo de realizar um antigo sonho motivou a aposentada Edicleia de Arruda Zanini, de 72 anos, a se tornar a mais nova aluna da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na sexta-feira, ela descobriu que seu nome constava na lista de aprovados para licenciatura em Letras – Português no polo de educação a distância em Restinga Seca. A descoberta de que era “bixo” ocorreu por acaso, depois que passou alguns dias sem olhar o portal da UFSM. Edicleia recebeu a notícia de uma das filhas e emocionou-se. Ela parou de estudar aos 14 anos, depois de ter concluído o Ensino Fundamental. À época, precisava ajudar nas despesas da casa dos pais com costuras e outras tarefas. Anos mais tarde, acabou casando e se dedicou à criação dos três filhos. Em 2013, Edicleia concluiu o Ensino Médio, mas precisou vencer um câncer no sistema linfático antes de buscar a graduação. Durante o mês de outubro viu edital e fez a prova. A história de superação da idosa terminou com a aprovação em segundo lugar.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.