Matinal News

Leite mantém RS em bandeira vermelha e adia novo modelo de gestão da pandemia

Change Size Text
Leite mantém RS em bandeira vermelha e adia novo modelo de gestão da pandemia

Após críticas ao novo modelo de distanciamento controlado, o governo do Rio Grande do Sul optou por prorrogar o sistema transitório de avaliação da pandemia no Estado. A próxima ferramenta de gestão da crise sanitária deve ser anunciada no dia 13 de maio, mas só irá vigorar dois dias depois. Até lá, o Executivo manteve todo o território gaúcho em bandeira vermelha e sem a cogestão. O governador Eduardo Leite (PSDB) agendou uma reunião virtual para hoje e mais dois encontros no sábado para apresentar o método de alertas como substituto do sistema de bandeiras e ampliar o diálogo. Ontem, prefeitos encaminharam, ao Piratini, questionamentos a fim de esclarecer a nova proposta.

Nova remessa de Coronavac deve chegar amanhã; Melo pede desculpas por transtorno – O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pediu desculpas à população pelo transtorno causado a quem buscou a segunda aplicação da Coronavac. Em vídeo, Melo disse que a Prefeitura teria sido induzida ao erro pelo Ministério da Saúde, que havia recomendado aplicar todos os imunizantes disponíveis. O prefeito também anunciou que, a partir de agora, serão reservadas as doses da Pfizer e da Coronavac para a conclusão da imunização. Aliás, amanhã devem chegar ao Estado 63,6 mil doses da vacina do Butantan, que serão todas destinadas à segunda aplicação. Ontem o RS recebeu um novo lote da Oxford/AstraZeneca e aguarda mais uma remessa da Pfizer na segunda-feira. As doses devem ser usadas para concluir a vacinação de todas as gestantes e puérperas maiores de 18 anos, todas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada maiores de 18 anos, e pessoas de 33 anos ou mais com comorbidades.

UFPel aprova reserva de vagas para travestis e transexuais em programas de pós-graduação – O Conselho da Universidade Federal de Pelotas aprovou, de forma unânime, a regulamentação para a reserva de vagas para o ingresso de travestis e transexuais nos programas de pós-graduação da instituição. A medida prevê 5% dos postos para esse público e entrará em vigor nas próximas seleções de mestrado e doutorado. A proposta, elaborada ainda em fevereiro, atendeu a uma série de reivindicações de movimentos sociais e outras entidades. Dessa forma, a UFPel será a primeira universidade do RS e a terceira do Brasil a guardar vagas para o grupo.

Vacina, sim!

Porto Alegre amplia hoje a vacinação para pessoas com 40 anos ou mais e comorbidades. Confira os documentos que devem ser apresentados nos locais de imunização. A segunda dose da Coronavac segue suspensa, mas deve ser retomada em breve, já que amanhã chega um novo lote ao Estado (leia mais a seguir).

Outros links:

  • Prefeitura pede à Justiça que greve nas escolas seja declarada ilegal. Gestão de Melo afirma que vai cortar o ponto dos grevistas.
  • Câmara de Vereadores passa a realizar sessões híbridas na Capital. 
  • Restaurantes gaúchos registram queda de 38,3% no desempenho em março, pior mês do ano para o segmento. Número é maior que a média nacional, que fechou em -34,2
  • Após seis anos de pausa, as obras do entorno da Arena do Grêmio serão retomadas (🔒).
  • HCPA lança documentário com profissionais de saúde que estiveram na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19.
  • Petrobras e Grupo Ultra selam negociação pela Refap (🔒). A assinatura dos contratos será feita nos próximos meses.
  • Justiça confere liminar de reintegração de posse à Comunidade Mbya Guarani. Invasores têm dez dias para desocupar a área. 
  • ONG Somos oferece serviços de acolhimento jurídico e em saúde mental nas modalidades presencial e virtual para a população LGBTI+ e vivendo com HIV/Aids.

Cultura

“El Justiciero Cha Cha Cha”: tributo em espanhol celebra Os Mutantes

Capa: Arnaldo Baptista

O álbum El Justiciero Cha, Cha, Cha: Un tributo a Os Mutantes pode finalmente ser escutado no Brasil, dez anos após o lançamento em outros países. A coletânea reúne nomes da música iberoamericana como Arnaldo AntunesCafé TacvbaFito PáezLiliana Herrero e Martín Buscaglia. O mutante Sérgio Dias participa de uma das faixas, e Arnaldo Baptista assina a ilustração da capa do disco. O trio de produtores do projeto, formado pelo compositor Arthur de Faria, pelo jornalista argentino Humphrey Inzillo e por seu compatriota músico Manuel Onís, conversou com o repórter Ricardo Romanoff sobre essa homenagem a um dos maiores grupos da música latino-americana de todos os tempos. Leia a entrevista.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Sábado (8/5)
OSPA dá início à temporada artística 2021 no concerto de música de câmara Saint-Saëns 100 Anos, com transmissão às 17h, homenageando o compositor francês Camille Saint-Saëns (1835 – 1921).

Às 20h, o Teatro Vivo em Casa apresenta o monólogo Ensaio sobre Ter Voz, com texto, atuação e direção de Indira Nascimento

Domingo (9/5)
Às 19h, a Casa da Música Poa promove recital virtual da violinista Izandra Machado e do saxofonista Cleomenes Júnior, na terceira atração de 2021 do projeto Serenata na Janela.
E mais.

Receba a agenda completa

Você viu?

A união estável homoafetiva completou 10 anos no Brasil nesta semana, e Porto Alegre já soma mais de mil escrituras de uniões entre casais do mesmo gênero nos Cartórios da Capital. De acordo com dados do Colégio Notarial do Brasil, a média anual na cidade é de 98,8 casamentos – nos últimos anos, a média dobrou se comparada aos números dos primeiros anos. Desde junho do ano passado, a possibilidade de realizar a solicitação de forma online contribuiu significativamente para o aumento no número de registros. Entre o ano passado e os primeiros dois meses de 2021, mais de 80 uniões foram registradas. Para a tabeliã Rita Bervig Rocha, do 7º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, a concepção do direito à união estável para casais homoafetivos foi um grande avanço na garantia de igualdade. Para ela, “nenhuma espécie de vínculo que tenha por base o afeto deve deixar de conferir status de família, merecedora da proteção do estado”.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.