Matinal News

Mais da metade dos adultos de Porto Alegre já começou a se imunizar contra a Covid

Change Size Text
Mais da metade dos adultos de Porto Alegre já começou a se imunizar contra a Covid

A Capital passou da marca de 50% da população acima de 18 anos com a primeira dose contra a Covid-19 já aplicada. A quarta-feira terminou com 557.432 pessoas – o que equivale a 50,5% de um público estimado em 1.101.717 – tendo iniciado o ciclo vacinal contra o coronavírus. Já aquelas que receberam as duas doses representam 28,83% do público-alvo da campanha. Não que tudo sejam flores: em Porto Alegre, 33 mil estão com a segunda dose atrasada por causa da interrupção na produção de CoronaVac, retomada no fim de maio. No Estado, esse número está em 211 mil

De forma a acelerar a imunização, a Capital tem a expectativa da chegada de vacinas da Janssen, que são de única aplicação. A previsão é de que elas cheguem entre segunda e terça da semana que vem. Mas será preciso agilidade: o lote tem vencimento em 27 de junho. Por isso, é provável que o Ministério da Saúde oriente a distribuição apenas para as capitais. À colunista de GZH Kelly Matos, o diretor da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, garantiu que equipes até trabalharão de madrugada para evitar que doses sejam perdidas (🔒), se necessário. 

Já ao Sul21, Ritter afirmou que já se percebe o impacto da vacinação na Capital. Ele exemplifica pelo fato de agora uma faixa etária mais jovem compor o principal grupo que recebe atendimento em hospitais, uma vez que idosos, em sua maior parte, já completaram o ciclo de imunização. Por sua vez, o chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas, Eduardo Sprinz, é um pouco mais cauteloso e prefere aguardar as próximas semanas para chegar a um veredicto: “As pessoas continuam se movimentando, o número de casos novos continua ocorrendo, se não tiver mais tantos casos graves, talvez será um sinal de que a vacinação esteja tendo seu efeito protetor”.

Patamar alto – O alerta de Sprinz faz sentido e vem em um momento em que o Rio Grande do Sul voltou a registrar 10 mil novos casos de Covid-19 num único dia, após quase três meses. Diante do crescimento da Covid-19, que já vitimou 29.218 pessoas no Estado, o Piratini emitiu um novo Alerta para a região de Bagé. Além disso, manteve a condição para outras 13 regiões do território gaúcho e emitiu um Aviso às áreas de Canoas, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Ontem, em seu boletim semanal, a Fiocruz manteve o RS em estado de alerta frente ao avanço da doença. 

O que mais você precisa saber

Melo faz proposta e fica perto de aprovar Reforma da Previdência – O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), fez um novo movimento para assegurar a aprovação da reforma da Previdência do funcionalismo municipal. Em reunião, ele apresentou uma nova proposta (🔒) às associações de servidores – o Simpa não participou das negociações e segue contra o texto. Segundo a colunista de GZH Rosane de Oliveira, a tendência é de que as entidades aceitem o acordo. Dessa forma, o projeto deve ser votado na próxima semana na Câmara de Vereadores, que concluiu ontem a terceira sessão sem votação alguma, em razão da reforma trancar a pauta. Melo indicou a desistência da elevação das alíquotas para até 22%, com a cobrança ficando nos 14%, mas em troca propôs que o texto enviado à Casa seja aprovado sem alterações. Outra parte do possível acordo é a pensão por morte em 55% do valor da remuneração do funcionário, com acréscimo de 10% por dependente. Os termos teriam deixado os representantes satisfeitos e isso poderá fazer com que a prefeitura ganhe os votos necessários para a passagem da reforma.

Justiça analisará paralisação da coleta de lixo na Capital – O impasse que paralisou a coleta de lixo porta a porta em parte de Porto Alegre será levado à Justiça. Os funcionários da B.A Meio Ambiente entraram em greve após alegarem atraso em férias e o não pagamento de benefícios. A interrupção do serviço ocorre desde terça já causa acúmulo de lixo em algumas ruas. De acordo com a Prefeitura, 30% dos resíduos só deverão ser coletados nos próximos dias. Ontem à noite, o contrato com a B.A. Meio Ambiente foi suspenso. O Executivo afirma que não existem débitos entre o DMLU e a empresa, que tem 15 dias para apresentar sua defesa. As coletas seletivas de resíduos e por contêineres não foram afetadas pela paralisação.

Piratini apresenta plano de obras com investimentos até 2026 – As “contas em ordem” deram o fôlego necessário para o governo do RS apresentar um programa de obras que prevê 5,2 bilhões de reais em investimentos públicos e privados até 2026. Uma das promessas reveladas ontem pelo governador Eduardo Leite (PSDB) é aplicar 1,3 bilhão de reais em rodovias até o ano que vem. O plano do Piratini é aportar mais de 522 milhões de reais somente em ligações regionais, com direito a obras complementares na RS-118. Na ocasião, Leite atribuiu às reformas na máquina pública e às privatizações a oportunidade de realizar esses investimentos. A partir do dia 18, o governo deve abrir a consulta pública envolvendo as concessões rodoviárias. A ideia é efetivar leilões ainda neste ano.

Vacina, sim!

Porto Alegre baixou em mais um ano a faixa etária do público que pode receber a vacina anticovid. A partir de hoje, as doses estarão liberadas para quem tem 55 anos, além dos outros grupos que já estavam aptos a receber as vacinas. Locais onde as aplicações ocorrerão e demais informações estão neste link.

Outros links:


Cultura

Angelina Jolie volta ao mundo do faz de conta

Imagem Filmes/Divulgação

Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos (2020) é uma reimaginação de dois grandes clássicos da literatura infantojuvenil: Alice no País das Maravilhas Peter Pan. Estrelado por Angelina Jolie, que encarnou a feiticeira Malévola em dois filmes, o longa, que apresenta uma origem inédita desses personagens que povoam o imaginário infantil há mais de um século, conta também no elenco com nomes como David Oyelowo e Michael CaineLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

A comédiaProjeto Secreto: A Gaiola das Loucas inicia sua temporada no festival, às 20h, com direção de Leandro Ribeiro. No elenco, Alexsander MadeiraDavi BorbaDouglas CarvalhoJuliano Passini Marcello Crawshaw.

Pq Casamos?! segue em cartaz com exibições às 10h, 16h, 18h, 20h e 22h. Com texto de Vitório Beretta e direção de Néstor Monasterio, sobem ao palco Rogério Beretta e Suzi Martinez

O espetáculo Os Palhaços de Tchekhov também segue com apresentações no festival, às 20h. A montagem do Circo Teatro Girassol tem direção de Dilmar Messias e atuação de Débora RodriguesDiego Steffani e Tuta Camargo – leia a matéria sobre a peça.

O stand up Preta no Branco – O Show, de Nelly Coelho e Rodrigo Kão, encerra temporada às 20h.

Ingressos à venda no site do festival.


Você viu?

Um concurso da Worldwide Developers Conference, evento que anualmente é realizado pela Apple, premiou um estudante do curso de Ciência da Computação da UFRGS. Santiago Gonzaga criou para a competição um aplicativo que ensina genética de maneira dinâmica. O programa, que ainda não está disponível ao público, foi chamado de “Genetics and me”. Segundo Gonzaga, o aplicativo foi baseado em um simulador de microscópio. A partir dele, o usuário pode conhecer estruturas como cromossomos, DNA e gene. O aluno ainda lançou na AppStore outro programa sobre saúde mental, que já conta com usuários de 20 países.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.