Matinal News

Mandetta depõe a favor de Marchezan e contra o impeachment

Change Size Text
Mandetta depõe a favor de Marchezan e contra o impeachment

O que você precisa saber hoje

Mandetta depõe a favor de Marchezan – Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta considerou correta a utilização do dinheiro do Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Alegre para custear campanhas publicitárias relativas à prevenção ao coronavírus — razão pela qual a Câmara de Vereadores está movendo um processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB). Mandetta depôs, ontem, como testemunha de defesa de Marchezan, e afirmou não apenas que o prefeito cumpriu com sua obrigação em informar a população, como agiu corretamente. “É um dever do prefeito informar, não fazer isso é omissão. Foi declarada a emergência em território nacional”, pontuou o ex-ministro, que ainda elogiou as peças publicitárias criadas e criticou o embasamento da denúncia: “É uma acusação míope. Se o que está em tela é fazer ou não campanha, teremos de revisar todo o SUS. O SUS é conhecido por fazer campanhas de saúde. Comunicação é parte das políticas de saúde”. Nesta quinta-feira, há dois depoimentos previstos no processo.

Educação de Porto Alegre decreta greve sanitária – Servidores municipais da educação de Porto Alegre decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira – data prevista para a volta do ensino fundamental. Em assembleia realizada ontem, decidiu-se pela mobilização em protesto contra a retomada das atividades presenciais nas escolas, reiniciadas na semana passada, com o ensino infantil, terceiro ano do ensino médio, ensino profissionalizante e a educação de jovens e adultos. Conforme o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), a mobilização ocorrerá até que haja “condições sanitárias e estruturais adequadas para garantir a proteção da saúde” da comunidade escolar. Como parte do plano de retomada, está prevista para hoje a volta da alimentação em escolas municipais. A estimativa é beneficiar 66 mil alunos.

Exportações caem pelo 12º mês consecutivo no Estado – Com uma queda de 25,4% em relação ao mesmo período de 2019, setembro foi o 12º mês de perdas nas exportações gaúchas. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry, explica que o resultado foi afetado pela diminuição de mais de 60% das compras feitas pela China, principal parceiro do RS. A venda de veículos caiu 40,8% e também contribuiu para o índice negativo. O setor de alimentos, que representa 24,8% das exportações da indústria gaúcha, interrompeu o crescimento que mantinha mesmo durante a  pandemia e apresentou um recuo de 3,7% na comparação mensal.

RS registra o menor número de roubos de carros em 18 anos – De todos os dados divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública, o que mais se destacou positivamente são os 496 roubos de veículos registrados em setembro. É o menor índice desde que a pasta passou a contabilizar o crime, em 2002. Pela primeira vez o indicador ficou abaixo de 500, correspondendo a quase 40% ao registrado em setembro de 2019. Considerando os primeiros nove meses do ano, 2020 acumula uma queda de 24,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda em relação a setembro, outros crimes também caíram, como homicídios (18,3%). Porém, não são todos os dados a serem comemorados: houve aumento em tentativas de feminicídio (114%)estelionatos (143%) e latrocínios (25%), na comparação com o mesmo período do ano passado.

Governo quer conceder Parques Nacionais – Agora pela manhã, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, lança o edital de concessão Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O processo não é consenso entre moradores da região, que exaltam o seu potencial, mas temem uma possível descaracterização dos parques. Outra preocupação é a criação de rotas alternativas, o que prejudicaria o comércio local. Conforme Salles, a previsão é de que em dezembro seja conhecido o vencedor do processo, que será responsável pelos parques por 30 anos. Nessas três décadas, quem levar a concessão deverá investir 200 milhões de reais no local, que recebe, atualmente, cerca de 250 mil turistas por ano.

Outros links:


Uma experiência sem volta

O que as caixas de areia dos gatos têm a ver com eleições municipais? Para a cronista Nathallia Protazio, ambas são experiências sem volta. Mas há mais relações possíveis entre essas duas obrigações de todo cidadão maior de 18 anos e com felinos em casa. 

“Ora, se nos considerarmos da mesma espécie, humanos que votam em Porto Alegre, o meu está no mesmo patamar que o seu: tá na reta. Não sei você, mas eu me lembrei direitinho das aulas ruins que tive sobre o nosso sistema eleitoral e político durante este ano. Se tem uma coisa que eu espero que você não se esqueça dessa pandemia, é de como rolou e andam rolando as quedas de braço pelas decisões de poder. Decisões que valem o uso ou não de máscara que pode salvar ou não tua vida, cacete. A gente tem um presidente digno de uma caixa de areia? Sim. Mas para além disso, tem um triste governo do estado e, em primeira instância, um infeliz municipal.”Para sacar do que a Nathallia está falando, leia a crônica completa aqui.


Cultura

Pingue-pongue com Pedro Pastoriz

Pedro Pastoriz. Foto: Tuane Eggers

Gaúcho radicado em São Paulo, o cantor e compositor Pedro Pastoriz deixou recentemente a banda Mustache e os Apaches, da qual era um dos fundadores e integrante desde 2011. A partir de agora, o músico dedica-se exclusivamente à sua carreira solo – a começar pelas músicas do álbum Pingue-Pongue com o Abismo. “No poema Uivo, que Allen Ginsberg dedica a Carl Solomon, ele diz: ‘Estou contigo em Rockland/ Onde você grita numa camisa-de-força que está perdendo o jogo do verdadeiro pingue-pongue com o abismo’”, conta Pastoriz sobre a inspiração para o título de seu mais recente trabalho. Confira a entrevista.

Agenda (🔒)

Estas são algumas das recomendações enviadas aos assinantes premium do Matinal. Se você quer ter acesso à agenda cultural completa, assine aqui.

 Às 19h, a Fundação Iberê promove bate-papo virtual do artista carioca Maxwell Alexandre com a jornalista Carol Anchieta sobre a exposição Pardo É Papel

Canal Brasil exibe, às 19h30, o primeiro episódio da série documental Noites de Festival, dirigida por Renato Terra e Ricardo Calil, com depoimentos de Caetano VelosoChico Buarque,Ferreira Gullar,Gilberto GilJair RodriguesNana CaymmiNelson Motta e Zuza Homem de Mello.

E mais.

Receba a agenda completa todos os dias.


Você vi

Seis estudantes de UFRGS criaram um projeto artístico para incentivar doações a instituições necessitadas durante a pandemia. O “Ctrl G” faz uma espécie de venda indireta, em que o interessado realiza uma doação para uma instituição para poder receber a gravura. Entre o fim de julho, quando começou, até a primeira semana de outubro, já foram arrecadados 865 reais, com 49 artes comercializadas. Hoje, o Ctrl G apoia três projetos o Fundo de Amparo para Mulheres em Porto Alegre, o Rango na Embalagem e o Comitê de Solidariedade e Cooperação de Viamão. O projeto, garantem, não terminará com a pandemia.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.