Matinal News

MDB abre mão de candidatura própria e indica vice de Leite

Change Size Text
MDB abre mão de candidatura própria e indica vice de Leite

A poucos dias do fim do período de convenções partidárias, a corrida pelo governo do Rio Grande do Sul ganhou o que devem ser seus contornos definitivos. O PSDB oficializou Eduardo Leite como candidato ao Piratini, com Gabriel Souza indicado para a vaga de vice pelo MDB, que abriu mão da candidatura própria. 

O anúncio foi realizado ontem, no Teatro da Amrigs, na Capital. É a primeira vez desde a redemocratização que o MDB gaúcho não apresenta um candidato como cabeça de chapa na disputa ao governo do Estado. A decisão por concorrer com um vice foi marcada por turbulência: a votação que aprovou a aliança com Leite foi acirrada e permeada de ameaças, expondo um partido em confronto interno(🔒). O prefeito Sebastião Melo, que defendia um nome próprio da sigla para o posto de governador, classificou a decisão como “triste e previsível espetáculo que macula o passado e compromete o futuro do partido”.

Também chegou a uma resolução a tratativa entre PT e PSol, que viviam impasse na definição de uma aliança. A chapa de esquerda para o Piratini, enfim, confirmou o petista Edegar Pretto como protagonista; representando o PSol, Pedro Ruas entra como vice, e Roberto Robaina, como primeiro suplente de Olívio Dutra para o Senado. A decisão, anunciada em evento no domingo, não agradou a todos: incomodado com a perda da primeira suplência para o PSol, o PCdoB boicotou o evento.

convenção do PP, por sua vez, confirmou a tendência e lançou o senador Luis Carlos Heinze candidato ao governo do Estado. No mesmo evento, os progressistas anunciaram a candidatura de Comandante Nádia, vereadora de Porto Alegre, ao Senado Federal. Pelo menos 10 candidatos ao Piratini já estão oficializados. As convenções partidárias vão até dia 5 de agosto, de acordo com o cronograma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Última área da CEEE que faltava ser privatizada é arrematada

O braço de geração da CEEE foi arrematado pela Companhia Florestal do Brasil, vinculada à CSN, empresa do setor siderúrgico. Era a última área da estatal que restava a ser privatizada. O grupo ganhou o leilão com um lance de 928 milhões de reais, o que representa um ágio de 10,93% em relação ao preço mínimo original. Assim conclui-se a desestatização total do grupo CEEE. No ano passado, a CEEE-T (transmissão) foi vendida por 2,67 bilhões de reais, para a CPFL, e a CEEE-D (distribuição) para o Grupo Equatorial por um valor bem menor, 100 mil reais, preço que foi justificado pelo governo gaúcho pelo passivo bilionário que seria herdado pelo comprador.

Viadutos da Terceira Perimetral sofrem com furtos e falta de manutenção

 Depredados e desprovidos de seus recursos originais depois de roubos, os viadutos de Porto Alegre, muitos essenciais para a mobilidade urbana, apresentam problemas de infraestrutura. Reportagem de GZH conferiu a situação de quatro estruturas ao longo da Terceira Perimetral e encontrou um cenário de descaso. No viaduto Jorge Alberto Mendes Ribeiro, que interliga os corredores de ônibus das avenidas Protásio Alves e Carlos Gomes, equipamentos de acessibilidade precisam de manutenção e a fiação está em grande parte exposta, por exemplo. A prefeitura credita a situação dos locais vistoriados pela reportagem a vandalismo e furtos constantes, que tornam inviáveis os custos com consertos recorrentes. Reparos, entretanto, são prometidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Serviços de saúde deverão ser os primeiros a sentir benefícios do 5G em Porto Alegre

 O 5G chegou a Porto Alegre. Mas, por enquanto, sua presença é restrita a poucos bairros e algumas dezenas de modelos de aparelhos compatíveis. A novidade abre um potencial de novos serviços e usos do espaço público. Para isso, contudo, será necessária uma parceria estruturada entre poder público e empresas privadas. Para o professor do Instituto de Informática da UFRGS Jefferson Nobre, ouvido pelo Matinal, a presença do 5G em Porto Alegre deverá ser percebida inicialmente na área da saúde. “Será possível melhorar a experiência de usuários dos sistemas de saúde, com um impacto rápido e que não demanda grandes revoluções”, projetou ele, citando a possibilidade de dados de exames, mesmo que sejam pesados, serem encaminhados aos centros médicos – e mesmo aos próprios médicos – de maneira ágil e imediata. Leia a reportagem completa no site do Matinal.

Outros links:

  • Movimentos sindicais, estudantis e sociais convocaram grande ato em defesa da democracia. A concentração ocorrerá em frente a Faculdade de Arquitetura da UFRGS hoje às 18h30min, com caminhada até o viaduto da Sarmento Leite.
  • Depois de nove anos interditado, o acesso ao segundo piso do Mercado Público foi liberado neste sábado. A prefeitura pretende agora reparar o telhado da face voltada para o Largo Glênio Peres.
  • As obras do novo restaurante universitário da UFRGS devem ser concluídas em janeiro de 2023. A expectativa da universidade é que a partir de fevereiro os estudantes já possam utilizar o espaço.
  • Os cartórios gaúchos registraram o maior número de mudanças de nome e sexo em todo o Brasil. O crescimento no primeiro semestre de 2022 foi de 25% em comparação ao mesmo período do último ano. 
  • O auxílio do governo federal de 1.000 reais por mês deve contemplar cerca de 4 mil taxistas em Porto Alegre. A primeira parcela deve ser paga no dia 16 de agosto, e o benefício somente será pago aos taxistas regulares e ativos.  
  • O aplicativo de viagens 99Moto acaba de chegar a Porto Alegre e a mais 14 cidades da região metropolitana. Segundo a empresa, as viagens de moto costumam ser 30% mais baratas para os passageiros em comparação ao uso do carro. 
  • Diante de conflitos violentos, a Justiça Federal deferiu liminar determinando medidas para acabar com a prática de arrendamento na Terra Indígena de Nonoai, na Região Norte. 
  • A Feevale passou a realizar testes para detecção da varíola dos macacos em seu laboratório de microbiologia molecular. O Rio Grande do Sul já tem cinco casos confirmados da doença.
  • Aviso aos concurseiros: o Estado tem, nesta semana, 25 editais de concursos e processos seletivos com inscrições abertas. Os salários chegam a 17 mil reais.

Juremir Machado da Silva

Luiz de Miranda, um bom poeta

Partiu, na última sexta-feira, o poeta Luiz de Miranda, com quem mantive contato por três décadas. Morreu no hospital da PUCRS. Tornara-se um homem difícil no trato. A velhice, as dificuldades financeiras e a doença fizeram dele uma pessoa ainda mais complicada. Era artista, via-se como artista e não fazia concessões. Exigia reconhecimento e admiração. Quase todos que tentavam ajudá-lo acabavam, nalgum momento, por se afastar, mesmo mantendo a admiração.

Leia aqui a coluna completa.


O prédio como organismo vivo

Como Porto Alegre se relaciona com seu patrimônio histórico? Para tentar responder essa pergunta, a reportagem que veiculamos hoje conta a história de três imóveis importantes para a história e cultura da Capital.

O entendimento da importância do patrimônio é fundamental para a compreensão da cidade e da sua história, destaca Lucas Volpatto, professor, arquiteto e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc). Para ele, “a preservação é um benefício”, mas nem sempre é vista assim pelos proprietários de imóveis, especialmente daqueles tombados. “O que falta é informação. A pessoa que tem um imóvel tombado ou inventariado não pode se sentir punida”, diz. Volpatto reconhece que há limitações para quem possui um bem tombado ou inventariado, mas afirma que também existem benefícios. Os imóveis que fazem parte do inventário da cidade, por exemplo, podem ficar isentos do pagamento de IPTU e de taxas referentes aos processos de intervenções físicas, desde que o imóvel seja conservado. 

Leia a reportagem completa aqui.


Cultura

“Um Herói” borra os limites entre certo e errado

Realizador de dois filmes ganhadores de Oscar de melhor produção em língua estrangeira, o iraniano Asghar Farhadi voltou à sua terra natal para filmar o drama de suspense Um Herói (2021). Como em todos os títulos anteriores do cineasta, os protagonistas do longa deparam com dilemas éticos e dubiedades morais, religiosas e sociais que embaralham constantemente as definições estratificadas de certo e errado. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O cineasta Boca Migotto lança o livro Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre ou Como o Cinema Imagina a Capital dos Gaúchos, fruto de sua pesquisa de doutorado, em live com o crítico Marcelo Müller, na quinta-feira (4/8), às 20h.

O projeto de escrita criativa 50 Mais Culturas está com inscrições abertas, buscando priorizar pessoas de baixa renda entre os participantes.

Djavan lançou o single Beleza Destruída com participação de Milton Nascimento.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O bairro Rio Branco, em Porto Alegre, está atraindo mais empreendimentos em 2022. Reportagem do GeraçãoE mostra como novos negócios estão tomando conta da região, que vem se tornando um novo ponto de encontro para diferentes públicos.No bairro, há opções de restaurante chinês, japonês, bar especializado em drinks, padaria com culinária norte-americana e loja de guitarras, entre outros serviços. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.