Matinal News

Média móvel dispara alertas sobre repique da Covid-19 no RS

Change Size Text
Média móvel dispara alertas sobre repique da Covid-19 no RS

Média móvel de mortes por Covid dobrou no RS 

Com o registro de mais 49 mortes, o Rio Grande do Sul chegou ontem a 6.573 vidas perdidas para a Covid-19. Foi o 10º dia consecutivo em que a média móvel de óbitos apresentou alta. O índice dobrou em relação a duas semanas atrás. Também preocupa a taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais gaúchos, que segue avançando. Hoje há mais pacientes internados do que no momento do pico, durante o inverno. Nessa terça, o RS passou dos 300 mil casos.

O professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Alexandre Zavascki chama a atenção para o fato de o Estado apresentar a quarta maior taxa de óbitos por 100 mil habitantes do Brasil considerando os últimos dias, apesar de, no acumulado do período de pandemia, o índice estar entre os mais baixos. A diferença é explicada, segundo Zavascki, pela adoção precoce de restrições no início da transmissão do vírus, quadro que foi revertido também precocemente. “O relaxamento mais intenso das medidas restritivas no RS, porém, foram realizadas [sic] em momento em que o número de casos do RS ainda permanecia muito elevado”, escreveu no Twitter.

Depois de ter dito que não havia previsão de novas restrições de atividades econômicas, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou ontem à Rádio Gaúcha que estão, sim, sendo estudadas novas medidas restritivas. “Nossa preocupação é como fazer esse controle. As pessoas estão cansadas e vão ignorando as recomendações. O que nós estudamos, se continuar essa curva ascendente? Em vez de restringir atividades, restringir horários”, disse, destacando estar preocupado em não “impor maiores dificuldades econômicas”. Para a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), as restrições durante a noite são fundamentais para tentar controlar a disseminação do vírus. 

Ao mesmo tempo em que estuda retroceder nas flexibilizações, o Governo do Estado vai publicar um decreto para autorizar aulas presenciais mesmo em regiões que receberem a segunda bandeira vermelha consecutiva, situação em que se encontram as áreas de Novo Hamburgo, Canoas, Ijuí e Capão da Canoa.

O estado de alerta do RS coincide com o do restante do País, que apresenta hoje a maior taxa de transmissão da doença desde maio, segundo o Imperial College.


Disputa apertada na Capital – Sebastião Melo (MDB) tem 49% das intenções de voto, enquanto Manuela D’Ávila (PCdoB) tem 42%, conforme levantamento do Ibope*, que saiu nessa quarta-feira, cinco dias antes do segundo turno. Considerando os votos válidos, o emedebista, que herdou a maioria dos votos de Marchezan (🔒), alcançou 54%; e a comunista, 46%. Dentre os eleitores ouvidos pelo Ibope, 91% responderam que com certeza irão votar, enquanto 7% disseram estar em dúvida quanto ao comparecimento nas urnas e 2% afirmaram que não votarão. Porto Alegre teve 33% de abstenção no primeiro turno, além 78,8 mil votos em branco ou anulados. Nessa terça, os dois postulantes ao Paço estiveram frente a frente no debate do Correio do Povo e da Rádio Guaíba. Ao longo de quase três horas, houve acusações de fake news e críticas ideológicas. A íntegra está neste link.

Fiscal do Carrefour que aparece nos vídeos é presa – A fiscal do Carrefour Adriana Alves Dutra, de 51 anos, envolvida na morte de João Alberto Silveira Freitas, foi presa temporariamente pela Polícia Civil. Ela se apresentou na companhia de duas advogadas e acabou detida. De acordo com a investigação, ela tem uma atuação determinante no crime por estar no comando dos dois seguranças que espancaram a vítima. Nas imagens gravadas por testemunhas, Adriana acompanha as agressões e parece dar ordens por meio de um rádio. Ao perceber que está sendo filmada, ela tenta impedir e discute com outras pessoas que estão no local. A família de João Alberto irá processar o hipermercado, a empresa de segurança Vector e o governo do RS. Conforme o advogado da família Freitas, serão duas ações indenizatórias diferentes. A primeira irá responsabilizar o Carrefour e a Vector pela morte, enquanto no segundo processo é atribuído ao Estado o vazamento dos antecedentes policiais de João Alberto. O Carrefour reiterou que irá apurar todos os fatos relacionados ao caso e entre as medidas tomadas pela companhia está a reversão de todo o resultado das lojas do grupo na última sexta-feira para projetos de combate ao racismo no Brasil. 

Decisão pode despejar famílias do Quilombo Lemos – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou reintegração de posse do Quilombo Lemos, cujo terreno fica ao lado do Asilo Padre Cacique – que moveu a ação. A decisão dá prazo de 45 dias para desocupação voluntária. As famílias, porém, afirmam que ainda não foram notificadas. Atualmente, 28 pessoas moram no quilombo. Parlamentares do PSOL, a vereadora Karen Santos, a deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna se reuniram com a desembargadora Vania Hack para tratar do assunto e pedir para que a reintegração não ocorra em razão da pandemia e que leve em conta o laudo antropológico que está em construção.

*A margem de erro da pesquisa Ibope, que ouviu 805 eleitores em Porto Alegre, é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 24 de novembro e está registrada na Justiça Eleitoral com o número: RS-03118/2020. A pesquisa foi encomendada pela RBS TV.

Outros links:

  • Depois de dois juízes se declararem impedidos para analisar recurso da defesa, a votação do processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) segue sem data. 
  • óleo de soja e o computador estão entre os principais vilões da inflação nos últimos meses em Porto Alegre.
  • O TCE-RS suspende a concorrência pública para a contratação de empresa para a coleta de lixo em Porto Alegre. O relator do processo, conselheiro Cezar Miola, entende que o edital apresenta cláusulas que restringiam a competitividade.
  • “PC Alerta!” é a nova arma da Polícia Civil gaúcha contra golpes virtuais. O aplicativo, disponível apenas para o sistema Android, foi lançado para proteger a população de crimes como extorsão sexual e clonagem de cartões bancários.
  • Um capitão da Brigada Militar foi condenado a quatro anos de prisão por desviar recursos destinados ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e à Operação Golfinho.
  • Com o objetivo de incentivar a cultura do encontro, a Universidade La Salle, de Canoas, será a primeira sede brasileira da Universidade do Sentido, criada pelo Papa Francisco neste ano.


ANÚNCIO:

Campanha Sintergs – Não à reforma administrativa

Tem interesse nos espaços de mídia do Matinal? Escreva para [email protected].


Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Os espetáculosAterrada e Matrizes: Avós, Regalos e Sobremesas, da 18ª Mostra Anual Universitária de Teatro do Instituto de Artes da UFRGS, serão disponibilizados online às 12h30, com debates às 17h e 19h30.

A rede de bibliotecas comunitárias Beabah! promove, às 19h, a aula pública “Literatura indígena: como chegar ao leitor?”, com a presença da escritora Telma Pacheco Tremembé.

E mais.

Receba a agenda completa.


Você viu?

A força feminina na política da cidade de Floriano Peixoto, no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, cresceu consideravelmente nesta última eleição. Das nove vagas em disputa na Câmara de Vereadores, sete foram conquistadas por mulheres (🔒). Mesmo com menos candidaturas – 12 contra 30 dos homens – foram eleitas três representantes do PT, duas do MDB e duas do PP. A campeã de votação, com 142 votos, foi a vereadora Marilia Vitali (MDB). O elenco feminino de vereadoras é completado por Sonia Betiol (PT), Solange Lorenzi (PP), Marieli Vobito (MDB), Cleonice Vooss (PT), Rejane Biessek (PT) e Andreia Franceschi (PP). 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.