Matinal News

Melo articula, pressiona e ameaça por aprovação da Reforma da Previdência

Change Size Text
Melo articula, pressiona e ameaça por aprovação da Reforma da Previdência

Decidido a buscar a aprovação da Reforma da Previdência, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), está se mobilizando junto à Câmara de Vereadores. O projeto, que eleva a idade mínima e o tempo de contribuição dos servidores, ainda não tem o apoio dos parlamentares e por isso Melo faz pressão para que o texto tenha a concordância da maioria.

Nesta quinta, Melo foi mais longe e falou em atraso de salários caso a reforma não seja aprovada. O emedebista prometeu pagar as contas com os fornecedores e serviços essenciais e depois os vencimentos, começando pelos mais baixos. O prefeito trata a demora no pagamento dos servidores como algo inevitável e que teria a responsabilidade daqueles que não concordarem com o projeto. Durante a gestão Marchezan, o vencimento dos servidores chegou a ser parcelado. 

Conforme o prefeito, o único item que depende de alteração na Lei Orgânica do Município é a modificação nas idades. As demais mudanças foram incluídas no mesmo texto, um pedido dos vereadores. Para confirmar as alterações na Lei Orgânica seriam necessários 24 votos, mas Melo cogita alterar as alíquotas em um segundo projeto, que aí dependeria do sim de apenas 19 integrantes da Câmara. A ideia do gestor municipal seria aumentar a contribuição em uma faixa progressiva, saindo dos atuais 14% para até 22%. 

De forma a pressionar pela aprovação, o prefeito inclusive cancelou as agendas previstas para a próxima segunda-feira, quando está prevista a votação do texto, para passar a tarde na Câmara. O Sindicato dos Municipários também se movimenta para protestar contra a proposta. Nesta sexta, está prevista uma assembleia geral, em que uma das pautas é a possibilidade de uma greve geral por conta do projeto.

O que mais você precisa saber

RS volta a ser zona livre de febre aftosa e visa ampliação de exportações – Após duas décadas, o Rio Grande do Sul voltou a ser reconhecido ontem como de zona livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio do certificado foi feito durante a reunião virtual da Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal. O reconhecimento, celebrado pelo governo do Estado e pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, possibilitará ao País o alcance de novos mercados para as carnes bovina e suína. O setor tem expectativa de que os novos mercados possam agregar mais de 1 bilhão de reais em embarques. Além disso, a certificação irá gerar uma economia de 90 milhões de reais aos produtores rurais, que não precisarão arcar com as doses anuais de vacina.

Na expectativa do julgamento, Santa Maria revive a dor da Boate Kiss – A quinta-feira foi cinza em Santa Maria. Um ato na manhã de ontem relembrou os 100 meses da tragédia que ceifou a vida de 242 jovens na Boate Kiss. “Em 100 meses a dor não vai embora, a gente tem altos e baixos. Agora temos de ter forças para enfrentar o júri, que é o que mais esperamos. Vai ser difícil, vamos reviver, vai vir à tona a nossa dor. Não queremos vingança, espero que a Justiça aconteça”, desabafou a professora Áurea Flores, que perdeu um filho na tragédia. Responsável por conduzir o júri do caso, que depois de adiamentos está marcado para 1º de dezembro, o juiz Orlando Faccini Neto falou que já se prepara para o julgamento, que irá ocorrer em Porto Alegre, e será aberto, conforme ele.

Viúva de João Alberto receberá indenização do Carrefour – Seis meses após o crime, o Carrefour chegou a um acordo para indenizar a viúva de João Alberto Freitas, espancado até a morte por seguranças da loja do Passo D’Areia. O acordo final ocorreu quase um mês depois de o grupo efetuar um depósito de consignação extrajudicial de 1 milhão de reais em nome da viúva, mesmo à revelia dela. Dessa vez, a cifra não foi informada. Até abril, oito membros da família – os quatro filhos, a enteada, a neta, a irmã e o pai da vítima – já haviam formalizado e recebido indenizações. Após o crime, o Carrefour criou um fundo para a capacitação de pessoas negras e incluiu cláusulas antirracistas nos contratos com fornecedores.

Vacina, sim!

A vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre terá uma ampliação a partir de hoje. Pesoas com deficiência permanente com 55 anos ou mais passam a integrar o público-alvo. A imunização também segue para quem tem comorbidades, HIV e Síndrome de Down e ao menos 18 anos e idosos, além de grupos específicos. Gestantes e puérperas devem aguardar a vacina da Pfizer, que deve ser disponibilizada a partir de terça. Demais informações sobre critérios, locais e públicos neste link. Fique atento também que a lista de comorbidades foi ampliada

Outros links:


Que tal garantir sua Parêntese neste final de semana? Assinantes premium recebem amanhã pela manhã a edição 77 da nossa revista, recheada de jornalismo, ideias e boas histórias. Tem o relato de Ricardo Silvestrin sobre a Coolírica, uma cooperativa de poetas. Já Dalva Maria Soares e Marlova Assef são os nomes da seção ensaio desta semana. No folhetim, o escritor Pieta Poeta nos apresenta o segundo capítulo de uma história que mergulha na vida de uma mãe. E a entrevista repassa a vida de Paulo Raymundo Gasparotto. Além disso mais um conjunto de conteúdos que só quem assina recebe na íntegra.

Ainda não assinou? 

Então faça uma assinatura premium e receba, além da revista Parêntese, a versão completa esta newsletter. Ao apoiar – via PIX, boleto ou cartão –, você ajuda o jornalismo local a seguir pulsante em Porto Alegre. 
😉


Cultura

Porto Verão Alegre exibe 25 espetáculos online

“Os Palhaços de Tchékov”. Foto: Vilmar Carvalho

O Grupo Matinal Jornalismo dá início a mais uma parceria com eventos e projetos culturais que movimentam a capital. Diante das incertezas pandêmicas, o Porto Verão Alegre se reinventou – inclusive trocando de estação –, para apresentar via streaming 25 espetáculos gravados nos palcos do Theatro São Pedro e do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. O festival começa neste sábado (29) e segue até 22 de junho, com cobertura da Matinal News e da News do Roger – que na edição #166, enviada ontem aos assinantes premium, trouxe um panorama da 22ª edição do evento.

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

O musical Beatles em Concerto, com direção e apresentação de Ayres PotthoffDaniel Wollf Rodrigo Alquati, será exibido sábado (29), domingo (30) e segunda-feira (31), sempre às 20h. 

Com Amor – Chico Xavier, dirigido por Luis Carlos Pretto, faz sua estreia no Porto Verão Alegre, às 20h, com sessões domingo (30), segunda (31) e terça-feira (1º/6).

Ingressos à venda no site do festival.

Mais agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.Hoje
Vila Flores dá início ao festival online De Vila a Vila, sempre às 20h, com shows de Mandinguetto e Gabro Demais (hoje); Ariele e Terminal 470 (sábado); e Dessa Ferreira Flor ET (domingo).

Sábado (29/5)

OSPA promove o quarto concerto da série Música de Câmara, às 17h, com Beethoven e o jovem compositor brasileiro Carlos dos Santos no repertório.

Às 19h, a Fundação Iberê antecipa seu aniversário de 13 anos (completados no domingo) com um videomapping do WOC/Visual na fachada do museu.
E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Eleito pela revista norte-americana Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, Jaime Lerner morreu ontem aos 83 anos. Em vida, o arquiteto foi um dos pioneiros do desenvolvimento sustentável em planejamento e política urbana. Além da formação acadêmica, foi prefeito por três vezes de Curitiba, além de governar o Paraná em duas ocasiões. Lerner teve uma relação importante e íntima com Porto Alegre. Ele foi o autor do projeto de revitalização dos trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba. Em homenagem ao homem que “elevou a alma da cidade”, o prefeito Sebastião Melo enviará um projeto para batizar com o nome de Jaime Lerner o trecho 3 da orla, que também terá um busto do urbanista no local, cuja inauguração deve ocorrer em agosto.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.