Matinal News

Melo é eleito o novo prefeito da Capital

Change Size Text
Melo é eleito o novo prefeito da Capital

Sebastião Melo será o novo prefeito de Porto Alegre

Com uma diferença de votos que caberiam em um estádio de futebol, Sebastião Melo (MDB) venceu a eleição de 2020 e será o novo prefeito de Porto Alegre. O emedebista ficou com 54,63% dos votos válidos, enquanto Manuela D’Ávila (PCdoB) teve os 45,37% restantes. Em números absolutos, foram 370.550 contra 307.745. O suficiente para assumir o Paço mas não para superar a soma de brancos (20.938), nulos (28.801) e a abstenção (354.692 eleitores)

Em seu pronunciamento na noite de ontem, o prefeito eleito, goiano de Piracanjuba, lembrou de sua chegada à capital gaúcha, 42 anos atrás. Disse que, em sua trajetória na cidade, superou muitas dificuldades e prometeu “retribuir em dobro” todas as oportunidades que Porto Alegre lhe ofereceu. Em seguida, começou a longa lista de agradecimentos a quem o apoiou.

A nominata indica que, depois de um mandato que se encerra marcado pela disputa entre Executivo e Legislativo, Melo não deverá ter dificuldades no diálogo com a Câmara Municipal. Os partidos coligados ou que apoiaram o emedebista no segundo turno elegeram 24 vereadores das 36 cadeiras da casa. Seu desafio será governar a cidade com uma aliança conservadora.

Entre as primeiras medidas prometidas por Melo, estão o cancelamento dos aumentos do IPTU e o lançamento de um programa de microcrédito para incentivar a abertura e manutenção de negócios em meio aos efeitos da pandemia. Ao seu lado, estará o liberal Ricardo Gomes (DEM), “um político sem medo de sustentar suas convicções ideológicas” e que não tem perfil para “vice decorativo”(🔒), nas palavras da colunista Rosane de Oliveira.

Melo venceu em nove das dez zonas eleitorais da cidade. A candidata do PCdoB teve vantagem apenas na área que inclui bairros do Leste como Lomba do Pinheiro, Partenon, Agronomia, São José e Morro Santana. Em todo o País, Manuela foi a candidata que mais recebeu ofensas nas redes sociais. Após a confirmação da vitória do adversário, ela agradeceu a militância e desejou sorte ao novo prefeito. “A sorte e o trabalho dele serão a sorte da nossa cidade, do nosso povo, das mulheres e homens que vivem em Porto Alegre”.


O que mais você precisa saber

Band publica pesquisa falsa – No sábado, foi publicada no portal da Band uma pesquisa sobre intenções de voto em Porto Alegre que nunca existiu. Atribuído ao Datafolha, o conteúdo falso projetava vitória a Melo e foi divulgado também pelas redes da campanha do então candidato. Confirmada a inexistência da pesquisa, o portal retirou o material do ar e publicou uma correção, mas sem explicar a fonte do conteúdo enganoso. Segundo a jornalista de GZH Kelly Matos, que chegou a divulgar o material falso no Twitter, a notícia foi enviada a ela pelo jornalista Orestes de Andrade Junior. Ao ser alertada por leitores sobre a inexistência da pesquisa, Kelly contatou o Datafolha, que afirmou não ter feito nenhum levantamento na capital gaúcha(🔒). O caso chegou à Justiça Eleitoral, que acatou parcialmente o pedido da coligação de Manuela e determinou que a campanha de Melo tirasse o material do ar. À Folha de S.Paulo, a assessoria de Melo afirmou ter compartilhado a informação “porque estava em um site oficial da Band“. Falando em pesquisa, em seu discurso após a vitória, Melo, ironicamente, agradeceu ao Ibope (🔒) – na sexta, o instituto publicou uma pesquisa que indicava Manuela à frente, com 51%.

Pelotas e Santa Maria reelegem prefeitos – Além da vitória de Sebastião Melo (MDB), que será o novo prefeito de Porto Alegre, outras quatro cidades gaúchas tiveram segundo turno para a definição de suas prefeituras. Em Canoas, Jairo Jorge (PSD) foi eleito para liderar o executivo municipal com 53,06% dos votos válidos contra 46,94% de Luiz Carlos Busato (PTB). Na cidade de Caxias do Sul, na Serra, Adiló Didomenico (PSDB) alcançou a consagração ao fazer 59,57%. O adversário derrotado foi Pepe Vargas (PT), que somou 40,43%. O município de Pelotas decidiu reeleger Paula Mascarenhas (PSDB). A herdeira do governador do RS, Eduardo Leite, fez 69,70% e superou Ivan Duarte (PT), que conseguiu 31,30%. Santa Maria será administrada até 2024 por Jorge Pozzobom (PSDB), reeleito com 57,29%. O candidato derrotado, Sérgio Cechin (PP), fez 42,71% dos votos válidos. Juntos, MDB e PSDB ganharam 12 das 30 principais prefeituras do Estado, onde vão governar o equivalente a 36% da população estimada do Rio Grande do Sul.

Bandeira vermelha em todo o RS pela primeira vez – Nesta 30ª rodada do distanciamento controlado, todo o território gaúcho foi classificado como de alto risco epidemiológico para a Covid-19. O Governo do Estado teve 11 pedidos de reconsideração de bandeira vermelha e o resultado das análises será conhecido na tarde de hoje. Na Capital, a taxa de ocupação dos leitos de UTI se mantém acima de 90% e cerca de 40% dos pacientes receberam o diagnóstico ou são casos suspeitos de Covid-19. Com o agravamento da situação, um novo decreto proíbe, a partir de hoje, eventos sociais – como aniversários e casamentos – assim como aglomerações em locais públicos. Horas após a publicação do decreto na sexta-feira, no entanto, a reportagem do Correio do Povo flagrou diversos bares com bastante movimento e com pouco respeito a normas de distanciamento. 

Outros links:


ANÚNCIO:

Campanha Sintergs – Não à reforma administrativa

Tem interesse nos espaços de mídia do Matinal? Escreva para [email protected].


Cultura

Visita à Fortaleza Solidão de Gelson Radaelli

Roger Lerina (esquerda), Eduardo Veras (centro) e Gelson Radaelli (direita). Foto: Carina Dias

A morte de Gelson Radaelli na madrugada deste sábado (28/11) me tirou o chão. A perda desse grande artista, restaurateur e antes de tudo amigo é inaceitável. Ruminando lembranças e tentando elaborar o baque, me dei conta de que, mesmo não sendo seu íntimo, Radaelli e seu Atelier de Massas são responsáveis por muitas alegrias na minha existência há quase três décadas. […] ‘O que mais me move é a solidão. Eu chamava meu antigo ateliê de Fortaleza Solidão. Aqui eu posso chorar, me isolar’, confessou-nos surpreendentemente o criador, em pé na sala de seu apartamento no coração da metrópole, atulhado de objetos e referências, em nada convidativo à reflexão e à contemplação. Leia a homenagem de Roger Lerina ao artista.


Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Uma apresentação em família marcou o retorno da agenda de espetáculos a Porto Alegre. A temporada de shows com protocolos de distanciamento foi aberta por Nando Reis, acompanhado do filho Sebastião. Os dois se apresentaram no sábado, no Araújo Vianna, fechado desde março por conta da pandemia de Covid-19. O espaço já havia sediado testes, mas sem venda de ingressos ao público. O evento teve a autorização do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus e seguiu protocolos de segurança. Uma das medidas limitava a ocupação até 30% da capacidade do local – ou seja, 1.258 pessoas sentadas de um total de 4.245, que considera os assentos e os espaços em que é possível ficar em pé. Conforme a organização, 650 pessoas compareceram ao show. As entradas e saídas foram feitas em grupos guiados por uma equipe da casa. Além do chão adesivado para reforçar o distanciamento, totens com álcool em gel foram espalhados em pontos estratégicos. As portas laterais ficaram abertas para facilitar a circulação de ar e, mesmo com calor, o ar-condicionado teve de ser desligado. Melhor para os acordes e as vozes de Nando e Sebastião.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.