Matinal News

Melo e Leite têm 59% de reprovação na capital, aponta pesquisa

Change Size Text
Melo e Leite têm 59% de reprovação na capital, aponta pesquisa Foto: Maurício Tonetto/Secom

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tem 59% de reprovação e 37% de aprovação dentre os eleitores, segundo pesquisa da Atlas/CNN publicada no final de semana. Os piores índices estão entre jovens de 25 a 34 anos, mulheres, não religiosos, pessoas com ensino superior e com renda acima de 10 mil reais. Cerca de um terço dos eleitores de Melo em 2020 reprovam o prefeito, segundo o instituto. O emedebista é mais apoiado por religiosos, pessoas com até ensino fundamental e renda familiar entre 2 mil e 3 mil reais.

De acordo com a mesma pesquisa, o governador Eduardo Leite (PSDB) tem 59% de desaprovação e 31% de aprovação em Porto Alegre. O único grupo cuja maioria aprova o governador são os jovens de 16 a 24 anos, com 48% – eles também são os que mais dizem não saber responder, com 25%. Foram entrevistados 1.798 porto-alegrenses, entre 9 e 14 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais. O instituto Atlas foi um dos que mais se aproximou dos resultados nas pesquisas para a presidência em 2022.

Publicidade

Cenário se inverteu após as enchentes

Em abril, antes das enchentes, outro instituto de pesquisa, o Real Time Big Data, mostrava um cenário inverso na cidade. Segundo o levantamento à época, a gestão de Sebastião Melo era aprovada por 58% da população, enquanto o índice de desaprovação era de 37%. Além disso, o instituto também mostrava uma ampla vantagem de Melo na corrida eleitoral – no levantamento mais recente da Atlas/CNN, Melo vence apenas em cenários de segundo turno.

Guaíba volta a superar cota de alerta no Centro Histórico

O Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas por conta do vento sul e chegou a 3,41m nesta manhã, ultrapassando a cota de alerta na Usina do Gasômetro. Na zona sul da capital, a avenida Guaíba foi bloqueada nesta manhã por causa do avanço da água. A MetSul alerta para alagamentos em outros pontos da cidade, em especial para a região das ilhas. A elevação da água levou a prefeitura de Guaíba a emitir alerta de risco para inundações. Em Eldorado do Sul, moradores voltaram a sair de casa após ruas inundarem com aumento também do nível do Rio Jacuí.

Veja a íntegra da Matinal News desta segunda-feira, 24 de junho.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.