Matinal News

Melo reacende debate sobre cercamento de parques e praças em Porto Alegre

Change Size Text
Melo reacende debate sobre cercamento de parques e praças em Porto Alegre

O possível cercamento de parques voltou à pauta nesta terça-feira. O assunto foi retomado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), que publicou um artigo em Zero Hora defendendo um debate sobre o assunto a partir das ocorrências do furto de cabos que têm deixado áreas, inclusive parques, às escuras. De acordo com ele, os reparos geram prejuízo de 1 milhão de reais aos cofres públicos.

O debate não se restringirá ao artigo. Melo afirmou ao Correio do Povo que irá levar a pauta à Câmara Municipal ainda neste mês. Em 2019, o plenário da Casa aprovou lei desobrigando plebiscitos para efetuar o cercamento. Outra norma estabeleceu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) como colegiado responsável por uma eventual aprovação da intervenção.

Arquitetos ouvidos por GZH desaconselham a iniciativa, alertando que a medida poderá gerar o efeito contrário, em especial no entorno das áreas, além de gerar transtorno da mobilidade que não seja feita com veículos. Presidente da Associação de Amigos do Jardim Europa, Rui Back, defendeu que o cercamento por si só não é suficiente no Parque Germânia, usado como exemplo pela Prefeitura. Ele ponderou, contudo, que se trata de um elemento de garantia patrimonial do parque.

Combate ao roubo de fios vira pauta para o prefeito – Argumento para a volta do debate sobre os cercamentos de áreas verdes, o furto de cabos foi relacionado por Melo ao aumento da população em situação de rua durante entrevista ao Matinal, em março, quando ele adiantou que as autoridades fariam uma operação para combater depósitos clandestinos de fios após o aniversário da cidade, em 26 de março. Essa operação foi intensificada no começo de abril.

No último dia 2, Melo publicou no Twitter sobre a detenção de dois homens por furto de fios. Chamou-os de “desalmados”. O adjetivo foi utilizado outra vez ontem, em outro caso.

Fraude em licitações destinadas às Forças Armadas do RS gera ressarcimento milionário

 Um esquema de fraude em licitações das Forças Armadas no Rio Grande do Sul gerou o ressarcimento de 5,2 milhões de reais ao erário, montante considerado o maior da história da Justiça Militar da União. A devolução da quantia ocorreu a partir do acordo de colaboração premiada de dois suspeitos de participação nas irregularidades. O dono e a gerente de um grupo empresarial admitiram o envolvimento em desvios de contratos para a obtenção de mantimentos para 65 quartéis do Exército e da Marinha. A investigação indicou que 163 militares teriam participado do crime, sendo que 18 teriam enriquecido de forma ilícita. A força-tarefa do Ministério Público Militar conta com 140 pessoas, que tentam detalhar os acordos orçados em mais de 25 milhões. 

Assembleia aprova reajuste de 6% a servidores 

A Assembleia Legislativa aprovou, na noite desta terça-feira, o reajuste do quadro-geral dos servidores públicos do Estado. A proposta do governo, aprovada com 48 votos favoráveis e 2 contrários, prevê um aumento de 6% a todo funcionalismo, sendo 1% retroativo a janeiro e o restante a partir de agora. O índice fica aquém do que pediam os servidores, que cobravam, no mínimo, 10,06%. A justificativa do Piratini para a proposta se baseou na manutenção do “equilíbrio fiscal”, o que fomentou discussões entre os deputados da base e da oposição. Após a votação, o quórum foi retirado, adiando a apreciação de projetos como o que trata da revisão da Lei Kiss, a de adequação sobre o teto de gastos e a que libera recursos do Estado a rodovias federais. Conforme a jornalista Taline Oppitz, tratou-se de uma estratégia para angariar os 28 votos necessários para a aprovação dos projetos.

Retirada de máscaras pode estar por trás de alta nos casos

O recente aumento de novos casos de covid-19 no Rio Grande do Sul foi atribuído às flexibilizações recentes, como o fim da obrigação do uso de máscaras em ambientes fechados. Especialistas ouvidos pelo Correio do Povo observam crescimento nos diagnósticos há cerca de um mês, ainda que os patamares sejam inferiores aos piores momentos de crise. De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde, o número de internações totais causadas pelo coronavírus apresenta estabilidade com relação a duas semanas atrás, ainda que a média móvel de óbitos seja uma das mais baixas de todo o período da pandemia. Contudo, os profissionais da saúde alertam que a chegada do inverno requer atenção.

Outros links:

  • O South Summit Brasil começa hoje em Porto Alegre. Aqui os destaques da programação do dia, segundo a coluna Mercado Digital. Aliás, o trânsito na região do Cais terá alterações nos dias do evento.
  • Porto Alegre chegou a estar no páreo, mas quem levou foi o Rio de Janeiro, que receberá a próxima edição da Web Summit, em maio de 2023.
  • A antiga sede da Smic será demolida na próxima semana. Antes do desmonte do prédio, definido em março, o espaço chegou a ser oferecido para a UFRGS, mas as tratativas entre a universidade e o Município foram encerradas.
  • Recebendo ajustes finais, o futuro complexo gastronômico da Redenção deve receber o público a partir de 19 de maio.
  • Matrículas em creches reduziram 13% entre 2019 e 2021 no RS. Presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik destaca que os espaços atendem crianças em idade cuja frequência escolar não é obrigatória e lembra que a pandemia pode ter alterado hábitos familiares, cenário que mudou desde o levantamento dos dados. 
  • A UFRGS publicou a lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2023. As novidades ficam por conta de obras de Machado de Assis, Aristófanes, Júlia Lopes de Almeida e Sophia de Mello Breyner Andresen.
  • A Defesa Civil da Capital intensificou o monitoramento do nível do Guaíba, em alerta com escoamento da água da chuva que afeta o Norte do RS. Ontem, três cidades do Litoral suspenderam as aulas por conta do mau tempo.
  • O IPE Saúde adiou o início da validade da nova tabela de remuneração, motivo da crise com os hospitais. O atendimento aos usuários foi mantido enquanto as tratativas sobre os preços de medicamentos e taxas prosseguem.
  • O TRE-RS bateu recorde de atendimento virtuais, com 381 mil solicitações. O sistema passou por problemas no começo da semana devido a uma falha técnica da Justiça Eleitoral.
  • Juremir comenta as críticas ao técnico Roger Machado, depois que ele associou acusações racistas nos estádios a ataques proferidos por Jair Bolsonaro: “Roger é um homem consciente da situação política e social do Brasil. Futebol e política andam sempre juntos”.

Cultura

“Um Conto de Amor e Desejo” desnuda corpos árabes

Foto: Bonfilm Distribuidora

O longa-metragem Um Conto de Amor e Desejo, com direção da tunisiana Leyla Bouzid, conta uma história sobre descobertas, aprendizado e libertação na periferia da Paris contemporânea. Por seu papel, Sami Outalbali, da série Sex Education, foi indicado ao prêmio César 2022 como Revelação Masculina, e a produção recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival du Film Francophone d’Angoulême 2021. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A Cinemateca Capitólio exibe até 13 de maio a mostra A Retomada do Cinema Gaúcho, um panorama de obras produzidas no RS de 1991 a 1998. 

Café Fon Fon comemora 10 anos com a exposição de retratos Musas & Musos, de Graça Craidy, às 19h30. 

Às 20h, o projeto Ling Aquece Noite dos Museus apresenta show da banda El Negro no Instituto Ling.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

m comércio familiar está prestes a completar 25 anos em 2022 e hoje já é uma das marcas da Capital. Trata-se do Café do Mercado, que iniciou a sua trajetória em 1997 no Mercado Público de Porto Alegre. Clóvis Althaus Júnior e Felipe Althaus abriram a banca sozinhos,  e hoje contam com 70 colaboradores e atendem a 2,5 mil estabelecimentos. Em entrevista ao GE, do Jornal do Comércio, eles falam sobre os planos e contam que a inspiração veio da experiência que tiveram na Califórnia. 

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.