Eleições 2020

O perfil do vereador de Porto Alegre – parte II

Change Size Text
O perfil do vereador de Porto Alegre – parte II Quinze legendas compõem o plenário e maioria dos representantes acumula mandatos. Crédito: Leonardo Contursi/CMPA

Conheça mais sobre quem ocupa as 36 cadeiras na Câmara Municipal

Metade dos atuais vereadores de Porto Alegre já era vereador quando se candidatou em 2016, tanto que 17 dos atuais 36 membros da Câmara registraram como ocupação principal o cargo de vereador, mesmo tendo diploma universitário – 81% concluíram o ensino superior. São alguns dos destaques da segunda publicação da série sobre o perfil do parlamento porto-alegrense, lançada ontem na Matinal News em parceria com Afonte Jornalismo de Dados, que também mostra como estão distribuídas as cadeiras da Câmara de Porto Alegre atualmente entre eleitos e suplentes em exercício de 15 partidos.

Profissão: vereador

Ao registrar a candidatura em 2016, quase metade dos atuais integrantes da 17ª Legislatura de Porto Alegre indicou vereador como sua ocupação principal. Aos 80 anos, Reginaldo Pujol (DEM) é o recordista em mandatos: já ocupou o cargo em oito legislaturas – foi eleito em 1972 e 1976 pela Arena; em 1992, 1996, 2000 e 2004 pelo PFL; em 2012 e 2016 pelo DEM. João Carlos Nedel (PP), 78 anos, está no sexto mandato consecutivo (desde 1996 no cargo). Outra carreira que se repete entre os legisladores é a do Direito: sete são advogados (19%), conforme os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vereadores com alta instrução

A maioria dos parlamentares porto-alegrenses têm diploma universitário: 81% concluíram o ensino superior. Apenas um integrante do Legislativo da Capital tem como grau de escolaridade o ensino fundamental: Alvoni Medina (REP). Medina é natural de Encruzilhada do Sul, tem 59 anos, e é pastor da Igreja Universal.

15 legendas reunidas

Na composição atual da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, 15 partidos estão representados, sendo que o PTB tem o maior número de cadeiras, com seis vereadores, seguido de PT e DEM, com quatro cada. Oito parlamentares trocaram de partido desde a eleição, todos eles em 2020.

Dos 36 vereadores de Porto Alegre atualmente em exercício, sete eram suplentes, quase 20% do total de cadeiras na Câmara. O maior número de votos nominais em 2016 dentre os atuais integrantes da Câmara foi obtido por Mauro Zacher (PDT), com 13.551 votos, seguido de Felipe Camozzato (Novo), com 10.488. Seis dos atuais parlamentares foram eleitos por média em 2016. 

A eleição por média se dá pela redistribuição de vagas que “sobram” quando partidos ou coligações não atingem o quociente eleitoral, que é o total de votos válidos divididos pelo número de cadeiras em uma eleição. Na prática, em uma eleição proporcional, são as legendas mais votadas que definem a distribuição das vagas. Cada partido precisa atingir um número mínimo de votos para eleger um vereador (o quociente eleitoral); as vagas são distribuídas entre os candidatos mais votados dentro do partido. Só que o candidato também precisa atingir uma votação mínima para garantir a vaga. Quando  candidatos de determinada legenda não alcançam esse  mínimo, as vagas são redistribuídas entre concorrentes de outros partidos, fazendo com que políticos com menos votos nominais conquistem uma cadeira pela média.

A partir deste ano, não haverá coligação nas eleições proporcionais, ficando a cargo de cada partido atingir a votação mínima para conquistar cadeiras na Câmara. Antes, a coligação proporcional possibilitava que candidatos de partidos “menores” se beneficiassem da média de siglas com votação mais expressiva para eleger um vereador. 

Em parceria com Afonte Jornalismo de Dados, o Grupo Matinal apresentará dados da Câmara de Vereadores de Porto Alegre durante cobertura das Eleições 2020. Nesta semana, traçamos o perfil da atual legislatura. Confira a primeira parte desta reportagem.  


*Texto e gráficos produzidos pela jornalista Taís Seibt, com dados extraídos das Informações da Legislatura e perfil dos vereadores do site oficial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e do portal de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.