Matinal News

Os temas que devem pautar a Câmara Municipal em 2021

Change Size Text
Os temas que devem pautar a Câmara Municipal em 2021

Saúde, desenvolvimento, mulheres e segurança são as pautas mais citadas pelos novos vereadores da Capital

Das cerca de 3 mil palavras que compõem as biografias oficiais dos 36 eleitos para o próximo mandato na Câmara de Porto Alegre, “saúde”, “desenvolvimento”, “mulheres” e “segurança” estão entre as mais citadas. Retirados dos sites e dos perfis em redes sociais oficiais dos futuros parlamentares, os textos reforçam a pluralidade de interesses que devem pautar projetos e debates no Plenário a partir de janeiro.

Reportagem produzida pela Afonte Jornalismo de Dados e publicada hoje na Matinal apresenta a “nuvem de tags” gerada com base nas biografias da nova Legislatura, que terá mais jovens e recorde de mulheres e negros. O conteúdo indica prováveis pautas centrais dos parlamentares. Desconsiderados termos que não representam temas específicos, as palavras mais recorrentes foram “saúde” e “desenvolvimento”, com 10 citações cada. No topo das discussões em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, os temas chegaram a ser colocados em lados opostos nas arenas de debates quando se discute, por exemplo, abrir ou fechar o comércio. Somadas, as palavras “mulher” e “mulheres” também aparecem 10 vezes nos textos dos eleitos, o que indica que a questão de gênero terá relevância no Plenário.

Leia a reportagem completa


O que mais você precisa saber 

Bares e restaurantes só até as 22h em Porto Alegre – Após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Porto Alegre editou um decreto para adequar horários do comércio e de estabelecimentos de alimentação aos definidos pelo Governo do Estado. Na prática, as lojas – tanto de rua como de shoppings – ganham uma hora a mais, podendo fechar às 20h, enquanto os bares e restaurantes perdem uma hora de funcionamento, devendo encerrar as atividades às 22h, mantendo apenas delivery e take away após esse horário. A medida se dá ante um aumento de 25% ao longo de um mês na ocupação de leitos de tratamento intensivo por pacientes de Covid-19 na Capital – Porto Alegre se aproxima dos 10 mil casos ativos da doença. Ontem, o total de casos no RS estava em 19,1 mil. A ocupação de leitos de UTI também gera preocupação em nível estadual. O número de leitos livres em novembro foi o menor desde o inverno e vem caindo diariamente. Ainda assim, comerciantes protestaram em frente ao Piratini contra o decreto. Muitos deles sem máscara.

Melo reitera combate à Covid-19 com equilíbrio entre saúde e economia – Prestes a assumir a responsabilidade de conduzir Porto Alegre em meio à pandemia, o prefeito eleito Sebastião Melo (MDB) irá convidar hoje integrantes que vão compor o comitê da transição sobre a Covid-19. Ele deverá convidar pessoas indicadas pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, assim como pelo Conselho Regional de Medicina e pela Associação Médica do Estado. Também chamará economistas de Fiergs, Fecomércio e Federasul. “Vamos equilibrar economia com saúde”, frisou o prefeito eleito, que voltou a reiterar que não irá “fechar a cidade”. 

Taurus modificou armas sem autorização do Exército – A Taurus modificou armas sem autorização do Exército com “objetivo nebuloso e incerto”, segundo o Ministério Público da Paraíba. A repórter Cecíllia Olliveira, do Intercept Brasil, que investiga o tema desde 2016, afirma que defeitos causados por essas modificações já causaram acidentes e mortes. Ela teve acesso a documentos que provam que as alterações feitas pela maior fabricante de armas do País não tiveram autorização. A pedido dos promotores, a análise foi feita pelas Forças Armadas em 1.759 armas apreendidas na fábrica da Taurus, no Rio Grande do Sul. No início do ano, o Exército publicou normas para aprimorar a fiscalização, mas o presidente Jair Bolsonaro revogou e sua decisão agora é investigada pelo MPF. Além da ação na Paraíba, há processo semelhante no Sergipe. Em São Paulo, a Taurus foi proibida de participar de licitações e contratações de órgãos públicos por dois anos como penalidade após constatação de falhas em pistolas. No RS, a Brigada Militar informou que substituirá gradualmente as pistolas calibre .40, geralmente adquiridas da Taurus, por exemplares de 9mm da austríaca Glock. Entre as vantagens na troca de calibre, está a maior precisão ao atirador. Ontem, a Taurus informou que irá ampliar em 12 mil metros quadrados suas instalações em São Leopoldo. Serão 110 milhões de reais de investimentos, 85 milhões de parceiros e fornecedores que ocuparão a área. Em outubro, a empresa formalizou uma joint-venture com a Joalmi.

MEC volta atrás sobre retorno de aulas presenciais – Depois de publicar no Diário Oficial da União uma portaria que determinava o retorno das aulas presenciais em universidades federais a partir de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) recuou e decidiu revogar a iniciativa diante de uma série de repercussões negativas. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que uma consulta pública será aberta para ouvir o mundo acadêmico antes de um novo parecer sobre o tema. A pasta foi criticada por instituições de ensino, que alegaram que este não é o momento ideal para voltar às salas de aula por conta da pandemia. Ribeiro relatou que chegou a consultar mantenedoras de universidades e não esperava encontrar tanta resistência. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) afirmou em nota que analisa os reflexos da portaria editada pelo MEC. A manifestação ainda aponta que a UFRGS orienta-se pelas decisões do comitê responsável pelo plano de contingenciamento frente ao risco de disseminação do coronavírus. A instituição garantiu que irá conduzir todo e qualquer processo de maneira equilibrada com intenção de garantir a segurança da comunidade acadêmica. 

Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Uma nova espécie de um antepassado do tiranossauro rex e do velociraptor foi descoberto no Sítio Meyer, na cidade de Agudo. O Erythrovenator jacuiensis foi apresentado pelo palentólogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Rodrigo Temp Müller. Conforme o pesquisador, o animal viveu há 230 milhões de anos, no período triássico, durante a ascensão da era dos dinossauros. Em 2017, um fragmento ósseo fossilizado de uma perna do Erythrovenator foi encontrado e, a partir disso, foi escrito um estudo para o Journal of South American Earth Sciences. Este é o quarto dinossauro descoberto no município localizado na região Central do Rio Grande do Sul. A pesquisa e a reconstituição do Caçador Vermelho do Jacuí – significado do seu nome científico –, indica que ele teria cerca de 2 metros de comprimento e pesaria em torno de 9kg.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.