Matinal News

Painéis gigantes convocam para 7 de Setembro e associam esquerda ao PCC

Change Size Text
Painéis gigantes convocam para 7 de Setembro e associam esquerda ao PCC

De um lado, a bandeira do Brasil e uma lista de pautas como “vida”, “valores cristãos”, “agro forte”, “liberdade”. Do outro, o símbolo comunista da foice e do martelo associado a palavras como “censura”, “aborto”, “narcotráfico” e “PCC”. O conteúdo é exibido em pelo menos dois painéis com mais de 20 metros de comprimento expostos no Túnel da Conceição e na Avenida Benjamin Constant. As peças ainda convocam a população para os atos de 7 de Setembro. Para os vereadores Leonel Radde (PT) e Matheus Gomes (PSOL), os outdoors infringem as regras de propaganda política e de publicidade do município de Porto Alegre. A empresa LIFEpoa, responsável pela comercialização de um dos espaços, informou que o conteúdo é de responsabilidade dos anunciantes e que “conviver com simpatia ou rejeição a estas [campanhas] faz parte da liberdade que deve prevalecer na sociedade”. À Folha de S.Paulo, o Ministério Público do Rio Grande do Sul informou que encaminhou duas denúncias sobre o caso “ao promotor com atribuição na fiscalização da propaganda eleitoral, que irá analisá-las”.

Com edital cancelado, Prefeitura ainda não comprou nenhuma vaga em creche 

Problema crônico e agravado na pandemia, a falta de vagas na educação infantil ainda não foi solucionada na Capital. Além do fechamento de escolas privadas, a perda de renda das famílias também pressiona a rede pública. Nesse contexto, a cidade já soma, desde o início do ano, mais de 5,7 mil crianças de zero a seis anos fora da escola, sendo 352 com quatro anos ou mais, idade em que é obrigatória a matrícula. O edital que permitiria a compra de vagas na rede particular acabou cancelado pela Prefeitura depois que apenas três escolas manifestaram interesse, e até agora não há data para uma nova publicação. Vereadora do Novo, Mari Pimentel destaca que o valor aprovado na lei que autorizou a compra de vagas baseou-se no preço praticado com as escolas conveniadas, que é inferior ao das privadas. Ela sugere que o valor seja definido no edital, mas para isso é necessário que o Executivo apresente um novo Projeto de Lei.

Recursos do BNDES financiam abertura de loja de armas no RS

O Banco Nacional de Desenvolvimento proíbe que sua verba de fomento seja direcionada para negócios de compra e venda de armamentos. Mesmo assim, um major da reserva da Brigada Militar se prepara para abrir uma loja de armas em Santa Cruz do Sul com dinheiro recebido da instituição. Ivan Keller obteve em 2021 um aporte de 130 mil reais para financiar o “ensino de esportes” em um estabelecimento de sua propriedade, o Clube de Tiro Keller. Em julho de 2022, no entanto, Keller alterou o contrato social de sua empresa para incluir “comércio varejista de armas e munições” em sua lista de atividades econômicas, o que, no ano passado, teria inviabilizado a liberação da verba. O incidente preocupa especialistas em segurança pública, que temem que os cofres públicos possam financiar direta ou indiretamente a venda de armas. 

Desemprego no RS cai para 6,3% no segundo trimestre

 A taxa de desemprego registrou nova queda no Rio Grande do Sul. O índice de desocupação caiu para 6,3% no segundo trimestre de 2022. Os números mostram uma retração de 16% no contingente de desocupados em relação ao acumulado dos três primeiros meses do ano. Dentro da população ocupada, o total de trabalhadores com carteira assinada não teve grande alteração – os trabalhadores informais, no entanto, apresentaram aumento de 29% em relação ao segundo trimestre de 2021. O número de pessoas que trabalham por conta própria continua estável e já representa 26% da população empregada. Para o coordenador da Pnad Contínua no Rio Grande do Sul, Walter Rodrigues, o aumento da informalidade é um movimento característico de momentos pós-crise.

Nascidos no RS sem o nome do pai na certidão alcançam maior número em cinco anos 

Se o domingo foi dia de comemorar os pais para muitas famílias, há cada vez mais lares em que a data passa em branco: o número de crianças registradas sem o nome do pai em 2022 é o maior em cinco anos no Rio Grande do Sul. Segundo levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul, das 73,6 mil crianças nascidas no Estado entre janeiro e julho de 2022, 4.372 – 5,9% – não têm o nome do pai na certidão de nascimento. É a maior porcentagem dos últimos cinco anos para o período. Desde 2012, o reconhecimento da paternidade não precisa mais ser feito com autorização judicial no Brasil. O registro em cartório é permitido desde que as partes concordem com a decisão. Caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode fazer a indicação do suposto pai no cartório – o local comunica os órgãos competentes para que comece a investigação de paternidade.

Outros links:

  • Termina hoje o prazo para o registro de candidaturas para as eleições deste ano. Veja aqui os 11 nomes já oficializados na disputa pelo Piratini.
  • A partir desta segunda-feira, quem tem 33 anos ou mais já pode tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre.
  • Começa a valer hoje a nova medida da Prefeitura que desobriga o uso de máscaras no transporte público da Capital. Com a mudança, o uso do item permanece obrigatório apenas em estabelecimentos de saúde.
  • A Secretaria Municipal de Saúde confirmou cinco casos de transmissão comunitária da varíola dos macacos em Porto Alegre. Já são dez casos da doença na cidade.
  • Caso a prefeitura de Porto Alegre seja autorizada a colocar abaixo o Esqueletão, prédio no Centro cujas obras nunca foram concluídas, sua demolição deve ocorrer por partes, segundo o secretário André Flores. 
  • A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Porto Alegre, foi levada para o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, onde deve permanecer até 21 de agosto. 
  • As escolas particulares de Porto Alegre, Colégio Farroupilha e Rede Marista, estão oferecendo bolsas integrais para o ensino fundamental e médio.
  • O TRE recebe nesta segunda-feira a lista de políticos gaúchos que podem se tornar inelegíveis devido a contas irregulares
  • Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, anunciou no fim de semana que deixará o PSDB. Ela ainda não anunciou a qual sigla deve se filiar a seguir.
  • A semana começa com 20 seleções abertas para concursos públicos no RS – há mais de 320 vagas, com salários que chegam a 21 mil reais. 
  • O Festival de Cinema de Gramado concedeu o Troféu Oscarito para Marcos Palmeira em sua 50ª edição. A cerimônia foi realizada no sábado.

Juremir Machado da Silva

Uma manhã de Salman Rushdie em Paris

Salman Rushdie foi alcançado pela ira de um fanático 34 anos depois de ter sido condenado à morte pelo aiatolá Khomeini. Prova de que o ódio nunca se apaga depois de ter sido disseminado pelos que se apresentam como representantes de uma verdade revelada a ser protegida. O atentado contra o escritor me faz lembrar da única vez em que estive perto dele. Como esquecer as cenas que vou relembrar agora, leitor?
Era domingo, 19 de março de 1995, e o 15º Salão do Livro de Paris, na Porta de Versalhes, trepidava com a presença de Salman Rushdie, que daria uma entrevista coletiva para jornalistas. Como correspondente do jornal Zero Hora na França, corri para o encontro. O escritor ainda vivia os anos mais duros da “fatwa”, a condenação à morte imposta pelo regime fundamentalista iraniano sob a acusação de ele ter blasfemado contra o profeta Maomé no livro 
Versos satânicos, publicado em 1988. Poucas vezes vi um esquema de segurança tão pesado. Nem mesmo numa coletiva de Fidel Castro promovida pela Unesco na capital francesa.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

A sexualidade desperta em “Clara Sola”

Foto: Imovision

Coprodução internacional rodada na Costa Rica, o sensível drama Clara Sola (2021), de Nathalie Álvarez Mesén, está em cartaz nos cinemas. Exibido na competição da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2021, o filme acompanha a rotina de uma mulher de 40 anos que vive em uma aldeia isolada cujo despertar para a sexualidade entra em choque com as convenções sociais e religiosas que a aprisionam. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O projeto Cenas Mínimas, do Centro Cultural da UFRGS, apresenta o espetáculo miralejos, que reúne a artista visual Zarra e os músicos Bernardo Zubaran (harmônica) e Rafael Petrucci (violão e voz), às 19h, seguido de conversa com a professora Luciana Prass.

Previsto para o começo de novembro, o Poa Jazz Festival prepara uma programação de aquecimento, com shows a partir de 27 de agosto, no Instituto Ling.

O projeto Ecarta Musical divulgou a programação de setembro deste ano a janeiro de 2023, que inclui artistas como 50 Tons de Pretas e Clarissa Ferreira.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Acolhida do Bem, iniciativa da prefeitura de Canoas, acolhe pessoas em situação de rua junto com seus animais de estimação. O local tem capacidade para atender até 150 pessoas com seus pets – os abrigados recebem duas refeições por dia, podem tomar banho e fazer a higiene pessoal. Os portões do ginásio do Colégio São Paulo, cedido pela Fundação LaSalle, abrem às 18h todos os dias para receber o público. Às quintas, a prefeitura disponibiliza um veterinário para atender aos animais e oferece serviço de castração.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.