Matinal News

Piratini altera protocolos da bandeira vermelha

Change Size Text
Piratini altera protocolos da bandeira vermelha Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A partir de hoje, as regiões do Rio Grande do Sul classificadas como de alto risco para o coronavírus vão poder optar por medidas mais brandas do que estavam em vigor até então. As mudanças anunciadas pelo Gabinete de Crise do governo do Estado ontem envolvem o comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes.

A gestão compartilhada do distanciamento controlado foi, enfim, acordada ontem, em reunião entre o Executivo e representantes dos municípios. O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen (PT), destacou que a responsabilidade dos prefeitos redobrou agora e disse acreditar que a mudança vai gerar maior adesão de gestores e da população. Com o novo decreto, a ser publicado hoje, os municípios de bandeira vermelha poderão optar por medidas mais flexíveis. O varejo, por exemplo, poderá abrir de quarta-feira a sábado, das 10h às 16h. Aos restaurantes será permitido o atendimento presencial restrito, também com dias e horários reduzidos.

Já recuperado da Covid-19, o governador Eduardo Leite (PSDB) negou que a decisão tenha a ver com a proximidade do Dia dos Pais, embora tenha sido uma das razões (🔒) para a pressão do varejo. Leite justificou as flexibilizações pela estabilização na demanda por internações em UTIs devido à Covid-19, “ainda que em patamar elevado”, observou. As mudanças ocorrem tão logo acabou o mês mais mortal da pandemia até aqui. E no dia em que o RS elevou ainda mais o recorde de mortos registrados em 24 horas: ontem foram contabilizadas mais 83 vidas perdidas para o coronavírus. 

Ainda assim, Leite defendeu as novas regras como forma de “estimular a economia do Estado”. Destacou ainda que, até o momento, o modelo de distanciamento controlado “preservou vidas sem deixar de lado a economia”. “O Rio Grande do Sul parou menos, por menos tempo, teve menores perdas econômicas do que a maior parte dos outros Estados, e também perdeu menos vidas, se comparado aos outros Estados”, afirmou, repetindo o discurso que usou na véspera.

O novo protocolo para a bandeira vermelha é mais uma das várias mudanças já feitas no modelo, anunciado por Leite em 21 de abril. As primeiras alterações são de 11 de junho, quando foram reduzidas as margens de avanço dos indicadores usados para mudança de bandeiras. Essas novas medidas vêm na esteira das mais radicais contestações que o modelo já sofreu. Na semana passada, municípios da Serra chegaram a publicar decretos próprios que desrespeitavam a decisão estadual e flexibilizavam as restrições para atividades econômicas, mas as decisões municipais foram suspensas Justiça. Ainda ontem, antes do anúncio do novo protocolo, Novo Hamburgo e Esteio publicaram decretos que autorizam a abertura do comércio apesar da bandeira vermelha. O Estado acionou o Ministério Público (🔒) mais uma vez para impor a classificação de alto risco.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.