Matinal News

Piratini quer privatizar a Corsan

Change Size Text
Piratini quer privatizar a Corsan

Quebrando uma promessa de campanha (🔒), o governador Eduardo Leite (PSDB) tornou pública ontem a intenção de vender a Corsan. O plano de privatização envolve a abertura de capital na bolsa de valores de São Paulo. A estimativa do Palácio Piratini é levantar cerca de 1 bilhão de reais com a oferta pública inicial de ações, prevista para ocorrer até outubro. No plano, a ideia é manter cerca de 30% dos papéis da companhia. O governador justificou a proposta como uma medida em razão da aprovação do marco legal do saneamento, que exige a universalização do serviço até 2033 – algo que, segundo ele, o Estado não consegue fazer. Para dar cabo à operação, no entanto, o Executivo ainda busca derrubar na Assembleia a exigência de um plebiscito para a privatização, um caminho que já está traçado, a partir de uma PEC de autoria do deputado Sergio Turra (PP). Leite defendeu que a população não precisa ser consultada para autorizar ou não a venda de estatais: “Fazer plebiscito leva tempo, é difícil, custa recursos e ainda leva a uma discussão ampla com a sociedade muito mais centrada em discursos ideológicos do que efetivamente técnica”, afirmou.

UPAs com superlotação em Porto Alegre e Santas Casas perto do colapso – Perto do colapso total. Essa é a expressão usada por representantes das Santas Casas do Rio Grande do Sul diante do cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus. Durante reunião virtual promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, os relatos alertaram para falta de medicamentos, de oxigênio e de EPIs para uso dos profissionais. O diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre, Júlio Dornelles de Matos, fez um apelo aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e mencionou que os hospitais estão sem créditos e a “situação é insustentável”. Na Capital, aliás, as Unidades de Pronto Atendimento, que estão dando suporte às UTIs já lotadas, já começam a operar bem acima da sua capacidade. Na Bom Jesus, a ocupação atingiu 528,57% e o tempo de espera para atendimento passou de uma hora e 50 minutos. No Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, a superlotação superou os 483% e os pacientes foram obrigados a esperar três horas para receber ajuda médica. 

Assinado o acordo que congela tarifa do transporte público em Porto Alegre  – A prefeitura e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) assinaram um acordo que prevê o subsídio do transporte coletivo de Porto Alegre por parte da administração municipal. O acerto ainda garantiu o congelamento da tarifa em 4,55 reais até o começo do mês de maio. Conforme as negociações, o Executivo da Capital irá aportar quase 16 milhões de reais com a intenção de cobrir parte do déficit gerado pela queda da demanda nos ônibus referente a um período de 90 dias, contando a partir de fevereiro. As tratativas estabeleceram que os recursos serão repassados ao longo de oito meses para as empresas.

Vacina, sim!

Mais uma faixa etária começa a ser contemplada pela vacinação contra a Covid-19 a partir de hoje, em Porto Alegre: idosos com 74 anos ou mais. A imunização ocorrerá em 21 unidades de saúde, entre 8h e 17h, além de três pontos de drive-thru, das 9h às 17h. No fim de semana, para o mesmo público, a vacinação ocorrerá apenas nos drive-thrus.

Um ano de escolas fechadas: relatos de mães revelam fracasso do EAD na Capital

“O único que conseguiu acessar a plataforma foi o meu filho mais velho, de 15 anos. Nunca foi fácil, cheguei a pedir dinheiro emprestado para botar crédito no celular para ele acessar. Mas ele não entendia as matérias, e os professores não conseguiam explicar de longe. No fim ele disse que se sentia fraco, que não aprendia e queria desistir”.

O relato é da diarista Genesi Flores, do Quilombo da Família Flores, em Porto Alegre. Como ela, milhares de famílias cujas crianças estão matriculadas na rede pública foram desafiadas um ano atrás a lidar com os filhos fora da escola. Nas periferias da Capital, somam-se ainda problemas mais urgentes, como a falta de alimentação e condições básicas de higiene – nessa realidade, acesso à internet é luxo.

A repórter Patrícia Lima ouviu Genesi e outras mães que sofrem com essa sobrecarga e a falta de perspectiva. No Quilombo dos Machado, há depoimentos de medo pela perda de benefícios sociais, atrelados à assiduidade nas aulas, que na pandemia passou a ser medida pela entrega das atividades. Acionado pelas escolas, o Conselho Tutelar viu sua demanda aumentar e constatou, nas visitas, a aflição das famílias frente às inseguranças do ensino online. Em alguns lares o desespero foi tão grande que desistiram da escola. A Prefeitura de Porto Alegre, no entanto, garante que não houve cortes no Bolsa Família por essa razão.

Leia a reportagem sobre os percalços do EAD

A intolerância com a sobrecarga materna, agravada pelo ensino remoto na pandemia, é um problema que atravessa diferentes classes sociais. A repórter conta também o caso de uma mãe de classe média que foi denunciada pela escola dos filhos ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público. A instituição particular acusou Cristina Machado de ser a responsável pelo mau desempenho do filho, de 12 anos, nas atividades online. 

Saiba mais sobre o caso de denúncia ao MP

Outros links:


Cultura

Sementes da Retomada: coral Araí Ovy encontra La Digna Rabia

Integrantes do coral Araí Ovy. Foto: Marcelo Curia/Terramar

O projeto Sementes da Retomada promove um encontro de culturas e sonoridades entre o coral Araí Ovy, formado por indígenas da Retomada Mbya-Guarani Tekoa Ka’aguy Porã, situada no município de Maquiné (RS), e o Conjunto Musical La Digna Rabia. A partir das trocas e vivências entre os grupos – interrompidas atualmente pelo agravamento da pandemia –, será lançado um EP, com produção musical do compositor Arthur de Faria, e um documentário, gravado pela produtora Terramar FilmesSaiba mais na matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Abaixo, enviamos algumas dicas culturais deste final de semana. Para receber todas as recomendações do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Hoje
Às 19h, a atriz Deborah Finocchiaro, a advogada Maria Berenice Dias e a gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa, Viviane Furquim, conversam sobre o aumento da violência doméstica durante a pandemia, em atividade do Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

Aliança Francesa de Porto Alegre apresenta a cultura francófona em seus mais variados âmbitos, de hoje a 31 de março, no Mês da Francofonia.

20/3 (sábado)
As cantoras Andressa Ferreira e Pâmela Amaro celebram as mulheres negras em transmissão do Bloco das Pretas, às 14h.

E mais.


Você viu?

O aumento do número de pessoas em situação de rua está cada vez mais evidente em Porto Alegre. Segundo dados da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), até o final do ano passado 3.850 pessoas estavam nessas condições, 38,73% a mais que no ano anterior. A pandemia deixou um cenário ainda mais desolador se for acrescentado que o Rio Grande do Sul fechou 2020 com 106 mil trabalhadores desalentados, ou seja, que desistiram de procurar emprego. Munido dessas informações e de uma alta dose de solidariedade, o Instituto Misturaí irá realizar no sábado um almoço solidário, na sede da própria ONG, na Vila Planetário. A ideia é entregar 500 refeições para os residentes da comunidade e pessoas que estejam em vulnerabilidade social. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.