Matinal News

PMs são investigados por suspeita de acobertar exploração de trabalhadores na Serra

Change Size Text
PMs são investigados por suspeita de acobertar exploração de trabalhadores na Serra Foto: MPT / Divulgação

Previsão do tempo: O sol aparece em Porto Alegre hoje, que terá máxima de 32°C. Mas fique atento porque há chance de chuvas isoladas.

A corregedoria da Brigada Militar e a Polícia Federal investigam a participação de policiais militares na exploração de um grupo de mais de 200 trabalhadores em Bento Gonçalves. Em depoimentos prestados após o resgate, homens relataram terem sido espancados e ameaçados por PMs. A informação foi apurada pelo jornal Pioneiro. Nos depoimentos colhidos, são mencionados dois soldados, mas o número pode ser maior e há indícios de que policiais faziam serviços particulares para empresários da Serra, o que não é permitido.

Segundo os relatos, policiais tinham um acordo com o proprietário do alojamento onde o grupo era mantido em condições precárias durante a colheita da safra de uva. De acordo com um dos safristas, um suposto PM, identificado como “sargento” teria dito que “quem reclamasse ou filmasse as condições da pousada seria morto”. Testemunhas que socorreram trabalhadores que fugiram do alojamento contam que eles imploraram para que não fosse acionada a BM porque tinham receio de represália. 

Passado o resgate na semana passada e mesmo com o acolhimento recebido já na Bahia, o trauma para algumas das vítimas prossegue. Alguns deles revelaram que têm receio de voltar para as cidades de onde saíram por medo de serem reconhecidos e sofrerem retaliações. Parte dos integrantes do grupo poderá ser encaminhada ao programa de proteção à testemunha. 

Combate ao trabalho escravo – Empresários do setor produtivo e turismo local afirmaram que o caso foi “pontual”. O grupo encontrou-se com a prefeitura de Bento e anunciou medidas para evitar novos episódios de exploração. No pacote, está a implementação de uma força-tarefa de fiscalização em alojamentos. Na Assembleia, os deputados estaduais Matheus Gomes (PSOL), Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB) propuseram comissão para investigar combate ao trabalho escravo no RS.

PT de Porto Alegre volta a negar filiação de Marcelo Sgarbossa – Na terceira avaliação do caso em menos de um mês, o diretório municipal do PT em Porto Alegre manteve a decisão de impugnar o pedido de filiação do vereador Marcelo Sgarbossa. Em reunião da executiva na noite desta segunda-feira, foram sete votos favoráveis ao veto, dois contra e três abstenções. O partido tem até o dia 2 para formalizar o pedido ao Tribunal Regional Eleitoral pelo assento no legislativo da Capital ocupado por Sgarbossa – hoje uma reunião do setor jurídico petista deve encaminhar o assunto. Atualmente sem partido, o parlamentar pode recorrer da decisão à executiva estadual da sigla. O pedido de impugnação foi assinado por Adeli Sell e Everton Gimenis, que são suplentes do PT na Casa. 

Câmara de Vereadores aprova apoio a impeachment de Lula – O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou ontem uma moção de solidariedade ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feito pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL), no mês passado. O requerimento teve autoria de sete vereadores, incluindo Pablo Melo (MDB), filho do prefeito Sebastião Melo. Foram 14 votos favoráveis e 12 contrários (aqui como cada um votou); dez parlamentares não votaram. Correligionário de Bolsonaro, Sanderson embasou seu pedido na fala de Lula na Argentina em que classificou o impeachment de Dilma Rousseff como “golpe de Estado”, o que, conforme o deputado, representou um ataque aos poderes Legislativo e Judiciário. Em janeiro, a Câmara aprovou moção de repúdio contra os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. No entanto, somando os 12 que foram contra e os que se abstiveram, a maioria não se posicionou em oposição às cenas registradas na capital federal

Pesca de arrasto gera insegurança jurídica no RS – A liberação ou não da pesca de arrasto no litoral gaúcho segue indefinida. Amplamente criticada por ambientalistas, a prática havia sido liberada por decisão monocrática de dezembro de 2020 do ministro do Supremo Tribunal Federal Kássio Nunes Marques. A ação, que conforme previsão do próprio ministro, seria liberada para análise dos demais colegas ano passado, segue parada no STF. Conforme ele disse à Folha, até junho será apreciada. Enquanto isso, a pesca de arrasto está suspensa por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O prolongamento desta indefinição têm provocado insegurança jurídica em instâncias inferiores, além de contrapor políticos do Rio Grande do Sul, em geral contra a pesca de arrasto, e de Santa Catarina, favoráveis à prática.


Outros links:

  • A partir de hoje, Porto Alegre começa a aplicar a vacina bivalente para idosos com 85 anos ou mais em 37 locais. Em podcast, o Nexo explica o impacto da nova vacina no combate à pandemia.
  • A Prefeitura assinou convênio com a Unesco de 32 milhões de reais para terminar cinco prédios e gerar 1,6 mil vagas de creche e pré-escola até 2024. Reportagem do Matinal mostrou que estratégia de Melo de comprar vagas na rede privada não soluciona o déficit da Capital.
  • Novo secretário de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon falou à Rádio Gaúcha sobre os planos da pasta, como a implementação de câmeras com sensor que analisa o comportamento de pedestres.
  • A Anatel liberou o sinal de 5G em mais 33 municípios gaúchos, todos próximos ou integrantes da Região Metropolitana de Porto Alegre – que dispõe da tecnologia desde o ano passado.
  • O piso do magistério e o caso do IPE Saúde são os dois projetos prioritários da gestão de Leite para o primeiro semestre da nova legislatura na Assembleia, segundo o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
  • Familiares e amigos de vítimas da Kiss fazem vigília em frente ao TJ-RS para pedir celeridade da Justiça e a revogação da decisão que anulou o júri que condenou os quatro réus do caso.
  • Termina na sexta o prazo para as inscrições de artistas e grupos interessados em ocupar os teatros municipais de Porto Alegre.
  • “Não se trata de condenar por princípio a iniciativa privada ou de generalizar sobre empresário. Nada disso. A questão é objetiva: infâmia, não”, escreve Juremir, sobre o recente flagrante em Bento Gonçalves, em sua coluna especial e newsletter desta terça-feira.

“Colando os cacos”: Jéferson Assumção assume diretoria do Livro no MinC

Jeferson Assumção, escritor e intelectual, é o novo Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Nesta entrevista concedida ao editor Luís Augusto Fischer, ele explica como deve se dar o trabalho da equipe de governo que precisou reunir informações do que foi desfeito e que, agora, está “colando os cacos”, nas suas palavras.

Na Cultura, o cenário, que começamos a levantar desde a transição, é de desmonte das estruturas e paralisia das políticas. No final de 2022 e início de janeiro, trabalhamos em busca de informações e agora estamos colando os cacos. Neste sentido, os vidros quebrados, as obras de arte rasgadas, as peças e mobiliários mutilados nas três sedes do poder em Brasília servem também como poderosa metáfora do que foi feito nos últimos quatro anos em nosso país, na cultura, meio ambiente, políticas sociais e econômicas. 

Leia a entrevista completa aqui.


Cultura

“Mato Seco em Chamas” sonha com a revolta

Foto: Vitrine Filmes

Considerado um dos realizadores mais provocadores do cinema brasileiro contemporâneo, Adirley Queirós divide com a portuguesa Joana Pimenta a direção de Mato Seco em Chamas (2022). Como é costume nos filmes de Adirley, a ação do longa se passa em Ceilândia, cidade satélite de Brasília, e narra uma trama que mistura ficção e realidade, protagonizada pelas irmãs Chitara e Léa, líderes de uma gangue feminina. Leia a resenha de Roger Lerina.


Agenda (🔒)

Às 20h, o projeto Farol.live promove a performance inédita CÖCÖCÖCÜ REMIX, no Cine Farol Santander, inspirada na mostra do Festival Kino Beat em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana – leia a matéria sobre a exposição.

Lançado ontem pelo edital Natura Musical, o projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea disponibiliza conteúdos exclusivos nos canais da cantora e instrumentista Dessa Ferreira.

O road movie brasileiro Além de Nós, gravado em 14 cidades de cinco estados, com direção de Rogério Rodrigues e atuação de Miguel Coelho e Thiago Lacerda, chega aos cinemas em 23 de março.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

De longe, não se vê muita diferença entre a casa do artista Kdu dos Anjos e o resto da favela onde ele mora, em Santana do Cafezal, Minas Gerais. Mas o seu “barraco”, como ela chama, acaba de ganhar um prêmio internacional de arquitetura. A Casa no Pomar do Cafezal está entre os vencedores reconhecidos pelo ArchDaily como a “Casa do Ano”. A fachada é de tijolo à vista, mas em vez de estarem na vertical, opção mais rentável e mais comum nas construções na região, foram colocados na horizontal. Os arquitetos do Coletivo LEVANTE explicam que, dispostos dessa forma, contribuem para uma melhor inércia térmica.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.