Matinal News

Porto Alegre começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos

Change Size Text
Porto Alegre começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos

A capital gaúcha começou ontem a vacinar crianças de 3 e 4 anos com o imunizante da CoronaVac. Por falta de doses, apenas crianças imunocomprometidas estão aptas a receber a vacina por enquanto. A Secretária Municipal de Saúde ainda não informou a previsão de aplicação para o restante do grupo desta faixa etária. A vacinação nesse público se inicia em um momento em que há uma tendência de aumento nos casos semanais de SRAG em crianças de 0 a 4 e 5 a 11 anos no Rio Grande do Sul, conforme novo boletim Infogripe divulgado ontem pela Fiocruz, com alguns casos associados ao coronavírus. Em todo o Estado, há 5,7 milhões de pessoas com doses contra a covid em atraso, o que representa 40% do público acima de 5 anos; 2,7 milhões sequer aplicaram a primeira dose de reforço. Ter o esquema vacinal completo amplia a proteção coletiva, ajudando a brecar o processo de mutação do vírus e da sua transmissão. Se você está em atraso, procure o posto de saúde mais próximo: aqui está o serviço completo de onde se vacinar hoje na Capital.

Monumento a Drummond e Quintana é vandalizado na praça da Alfândega

As tradicionais estátuas dos poetas Carlos Drummond e Mario Quintana conversando em um banco da praça da Alfândega amanheceram vandalizadas nesta quarta-feira. Atacadas por uma tinta amarela que manchou a cabeça e os ombros dos escritores, as esculturas foram limpas pela Prefeitura ainda de manhã. As câmeras de segurança instaladas na praça, no entanto, estavam fora de funcionamento e não flagraram a ação dos vândalos. A promessa do Paço agora é reforçar o patrulhamento da Guarda Municipal no local. Não é a primeira vez que a obra é vandalizada: em 2017, os rostos dos poetas foram pintados com uma tinta alaranjada e, em 2007, um livro de 3kg que integrava a escultura foi roubado, e até hoje está sumido – feita em bronze maciço, o material da obra pode ser valioso para ladrões. Outras estátuas da Praça da Alfândega também costumam ser alvos de vandalismo, tendo peças roubadas ou partes pichadas. Inaugurado em 2001, o Monumento à Literatura, nome da obra que une Drummond e Quintana, é de autoria dos artistas plásticos Eloisa Tregnago e Xico Stockinger.

Ex-vereador, Sgarbossa considera “tímida” meta da Prefeitura para novas ciclovias 

Já se passaram 13 anos desde a aprovação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Porto Alegre, que prevê 496 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. Hoje a cidade conta com 68 quilômetros e uma promessa da atual gestão de chegar a 100 quilômetros em 2024. Em live promovida pelo Matinal ontem, Marcelo Sgarbossa, ex-vereador e diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), afirmou que a meta é “tímida”. O cicloativista também comentou uma crítica frequente na cidade, sobre ciclovias ociosas. Segundo ele, “a prefeitura foi fazendo ciclovias na lógica de onde menos atrapalha os motoristas”. Na sua visão, muitos trechos inaugurados nos últimos anos acabam servindo mais para o Município anunciar que tem novas vias exclusivas para bicicletas do que para atender uma demanda de quem pedala.

Prefeitura negocia alocação de comerciantes do Viaduto Otávio Rocha para obras 

Em reunião realizada ontem com permissionários das lojas sob o Viaduto Otávio Rocha, a Prefeitura prometeu alocar as operações em outros espaços durante as obras de revitalização do local. Dos 31 permissionários, 16 se mostraram interessados na transferência. O presidente da Associação Representativa Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha, Adacir José Flores, sugeriu que o trabalho fosse feito em partes para que os lojistas não tenham que se afastar do endereço pelo período total da reforma, prevista para durar um ano e meio. Contudo, a Prefeitura afirmou que a recomendação técnica é isolar a área para fazer a obra de uma só vez, reduzindo custos. Uma nova reunião entre as partes foi marcada para 4 de agosto. Em abril, o Matinal publicou reportagem que mostrou que o restauro do viaduto será feito por quase um terço do valor original.

Outros links:

  • Período para convenções partidárias começou ontem e o cenário eleitoral no RS ainda tem muitas indefinições, como mostramos nas últimas edições da Matinal News. Aqui,a colunista Taline Oppitz faz um resumo.
     
  • Aliás, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSB, Beto Albuquerque, testou positivo para covid (🔒). Por conta disso, sua participação na convenção do partido em 23 de julho será remota. 
     
  • Foi aprovado o Estudo de Viabilidade Urbanística para a ampliação do HPS, obra planejada há quase 20 anos. O imóvel vai avançar para a avenida José Bonifácio, onde algumas casas, já desapropriadas pelo Município, serão demolidas.
     
  • Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, projetou que a próxima conta de luz dos gaúchos virá 25% mais barata se comparada à de abril. 
     
  • Três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado foram condenados a devolver 1,22 milhão de reais aos cofres públicos do RS. Segundo a 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, os valores foram indevidamente recebidos a título de licença-prêmio.
     
  • Os furtos recorrentes em cabos da Trensurb tem atrasado e dificultado a vida dos usuários. Por causa dos furtos, os intervalos entre trens em horários de pico, que costumam ser de seis minutos, passaram a ser de 10. 
     
  • A Latam inaugurou o voo direto entre São Paulo e Caxias do Sul. Com cerca de 1h40min de duração, os voos decolam diariamente de Guarulhos às 8h, e de Caxias do Sul às 10h10min.
     
  • Juremir Machado quer saber: quantos jornalistas assumidamente de esquerda o leitor conhece? Leia a coluna completa aqui.

Cultura

Agenda (🔒)

A cantora Dessa Ferreira apresenta o showPulso no projeto Mistura Fina, às 18h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

O pianista Ervino Rieger sobe ao palco do Instituto Ling, às 20h, para apresentar um recital solo que perpassa três séculos de música erudita. 

Os cantores Pedro Longes e Marcos Jobim se reúnem para lançar Sincretismo Abstrato, às 21h, no Café Fon Fon.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

O grupo Anjas de Batom, que faz festas e eventos voluntários, vai realizar o Arraial do Amor para 150 pessoas em situação de rua em Porto Alegre. O evento vai contar com comidas típicas como pipoca, algodão-doce e maçã do amor, além de distribuição de agasalhos. O grupo está aceitando doações via Pix para ajudar nas despesas (a chave é o e-mail [email protected]). O arraial está marcado para as 14h do dia 30 de julho na Praça da Alfândega.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.