Matinal News

Porto Alegre não planeja restrições para conter avanço do coronavírus

Change Size Text
Porto Alegre não planeja restrições para conter avanço do coronavírus

 Mesmo em meio ao recente crescimento exponencial de casos de covid-19, que já atrapalha setores do comércio, a Prefeitura de Porto Alegre não pretende adotar medidas de restrição a atividades ou circulação de pessoas. À Rádio Guaíba, o secretário de enfrentamento a pandemia, Cesar Sulzbach, defendeu a “conscientização da população” e o alto índice de vacinação na cidade para embasar a decisão.

No RS, a taxa de contágio da doença já atingiu o maior nível desde fevereiro de 2021: 1,38, o que significa que 100 pessoas transmitem a covid para 138. Ontem, o Ministério da Saúde reduziu o período de isolamento mínimo para contaminados assintomáticos, decisão criticada pelo infectologista e professor da UFRGS Alexandre Zavascki.

O que você precisa saber hoje

RS começa a vacinar crianças na semana que vem – A vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos já tem data para começar no Rio Grande do Sul: 19 de janeiro. O cronograma terá início simultâneo em todas as cidades gaúchas. O primeiro público a ser contemplado nessa fase da campanha é composto por 96.427 meninos e meninas que tenham algum tipo de comorbidade. Depois deles, a aplicação em 862,7 mil crianças será escalonada de forma decrescente a partir da gurizada de 11 anos. A expectativa é alcançar as crianças de nove anos em fevereiro. Por ora, o único imunizante autorizado para o público infantil é o da Pfizer, mas o Ministério da Saúde avalia utilizar a Coronavac, caso seja aprovada pela Anvisa, o que pode acontecer até o fim do mês.

Prefeitura pode adquirir ônibus para baixar tarifas – A Prefeitura de Porto Alegre estuda comprar ônibus e repassá-los às empresas operadoras em troca de uma redução na tarifa do transporte coletivo. A possibilidade foi discutida em reunião ontem. Existem dois caminhos desenhados: o leasing ou a compra pelos consórcios com o Executivo quitando a fatura por meio de um subsídio. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Pedro Henrique Poli de Figueiredo acompanhou o encontro. Com experiência na relatoria da inspeção especial do transporte público em 2014, ele foi contratado para prestar consultoria na discussão da atual crise e conduzir a uma repactuação entre as partes. Ao longo do ano, quatro projetos da Prefeitura sobre mobilidade foram aprovados na Câmara. Eles começam a incidir na tarifa a partir deste ano – uma discussão que pode iniciar ainda neste mês –, ainda que o impacto maior fique para as próximas revisões da passagem. 

Aumentos na verba de gabinete de vereadores serão revistos em Porto Alegre – Depois de passar por dois aumentos sucessivos, gerando um acréscimo de 35% em apenas quatro meses, a verba de gabinete de cada vereador de Porto Alegre superou a marca dos 23,7 mil reais. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente da Câmara, Idenir Cecchim (MDB), afirmou que os reajustes serão reavaliados. Ainda que tenha assinado o documento que descontigenciou a verba, ele próprio disse não saber dos acréscimos e prometeu uma reunião da Mesa Diretora que irá discutir o tema. “Provavelmente a gente tenha comido mosca”, comentou. Conforme levantamento do Correio do Povo, parlamentares da Capital gastaram 939 mil reais no ano passado. Jonas Reis (PT), com 87,9 mil reais, foi o que mais gastou, enquanto Kaká D’Ávila e Ramiro Rosário, ambos do PSDB, não gastaram nada. A lista completa está neste link.

Prefeitos gaúchos pedem socorro ao governo por efeitos da estiagem – Por conta dos efeitos da estiagem, 157 municípios já decretaram situação de emergência e ontem prefeitos gaúchos tomaram mais uma atitude em relação à falta de chuvas. O grupo entregou ontem um documento com 15 solicitações ao governo do RS para amenizar o problema. Entre os pedidos estão o socorro a famílias de produtores em situação de vulnerabilidade e recursos para abertura de açudes e bebedouros. Um levantamento da Federação das Cooperativas Agropecuárias indicou que as perdas financeiras poderão ultrapassar 19,7 bilhões de reais. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural aguarda liberação de recursos do Programa Avançar Agropecuária para um mutirão para encaminhamento de licitações destinadas à perfuração de poços, construção de micro açudes e cisternas para armazenamento de água.

Outros links:

  • Ainda que em patamares bem mais baixos do que os já vistos ao longo da pandemia, o número de internações por conta da covid em leitos clínicos quase dobrou nas últimas duas semanas no RS.
  • O senador Luis Carlos Heinze (PP) testou positivo para a Covid-19 pela segunda vez. Ele já tomou duas doses da vacina e relatou que está com sintomas leves enquanto passa férias com a família em Imbé.
  • Ex-prefeito da Capital, José Fortunati anunciou que irá se desfiliar do Pros. Apesar de estar de saída da sigla, ele confirmou que tem a intenção de disputar uma vaga de deputado federal nas próximas eleições.
  • Já o MDB escalou um time de lideranças para definir o nome do partido para a disputa do Piratini. A tarefa da comissão será buscar entendimento em torno da candidatura de Alceu Moreira ou Gabriel Souza.
  • O projeto que vai dar outra cara à trincheira da Anita Garibaldi foi definido em concurso da Prefeitura. O trabalho será feito pelo arquiteto Bruno Borne, que superou outros cinco concorrentes avaliados pela Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura.
  • Após um novo caso de arremesso de pedras contra veículos, a Prefeitura de Porto Alegre iniciou a limpeza de área próxima à Ponte do Guaíba. No ano passado, uma passageira de um carro morreu ao ser atingida por paralelepípedo.
  • Um novo edital para concessão de rodovias no RS foi publicado pelo Governo do Estado. São 271,5 quilômetros de estradas que compõem o bloco 3 do programa RS Parcerias. As propostas devem ser entregues até 7 de abril.
  • Os portos do RS encerraram 2021 com volume de 47,6 milhões de cargas movimentadas. A marca, considerada histórica, representou uma variação de 19,37% em relação a 2020.

Memórias de porteiro

“Sei que erramos muito no passado, principalmente em relação ao preconceito, mas quem viveu o Garagem Hermética tem ciência que aquele lugar, na medida do possível, foi um templo que aceitou tudo e todos. Como sei disso?

Fui o porteiro do inferno.”

O trecho acima faz parte das memórias de Antônio Padeiro, que recentemente lançou o livro BARROS386, Crônicas de Garagem (Editora VamoDale), no qual conta sua experiência como porteiro de um dos bares mais icônicos da cultura underground da Capital. Algumas dessas memórias já foram publicadas na Parêntese. Relembre aqui.


Cultura

Japonês “Roda do Destino” investiga o acaso

Foto: Pandora Filmes

O cinema do japonês Ryûsuke Hamaguchi é o da investigação das relações pessoais, especialmente as amorosas – e aquelas governadas pelo acaso. Ganhador do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim de 2021, Roda do Destino (2021) é um tríptico protagonizado por personagens femininas. O longa fez sua estreia brasileira na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e chega aos cinemas nacionais também nesta quinta. Leia a resenha.

Agenda (🔒)

A websérie Confessionário – Relatos de Casa estreia a primeira temporada na TVE, às 21h30min.

A Funarte e a Aliança Francesa abriram edital de residências artísticas para artes cênicas com inscrições até 4 de fevereiro.

Inscrições abertas também para o Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, promovido pelo Observatório Itaú Cultural e pela UFRGS.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Fonte de vitamina D, a luz solar tem a capacidade de dar ao ser humano outros benefícios que fazem a diferença para a saúde dos ossos, dentes e músculos. De acordo com a professora de radiação atmosférica da Universidade de Manchester, no Reino Unido, o nutriente também ajuda o sistema imunológico e nos ajuda na proteção contra algumas formas de câncer e doenças autoimunes. Pesquisas mostram ainda que pessoas com níveis baixos da vitamina estão mais sujeitas a desenvolver problemas cardíacos, diabetes e demência.

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.