Matinal News

Porto Alegre passa a priorizar testes rápidos para detectar covid

Change Size Text
Porto Alegre passa a priorizar testes rápidos para detectar covid

Em um cenário de filas, desconforto e até mesmo falta de testes para a detecção do coronavírus, Porto Alegre adota amanhã uma nova estratégia de testagem. O número de unidades de saúde que disponibilizam o teste rápido de antígeno dobrará, passando para 61. A medida, no entanto, reduz o acesso ao teste RT-PCR, padrão ouro que será destinado a quem inicialmente receber diagnóstico negativo para a covid-19, mas apresenta sintomas.

A nova estratégia divide opiniões. Ouvido pelo Sul21, o chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas, Eduardo Sprinz, considera adequado investir em uma alternativa mais barata e rápida neste momento de explosão de casos – desde que os testes sejam de qualidade, já que o risco de falso negativo é maior, alerta. Sprinz também falou a GZH, e projetou que a real dimensão da pressão no sistema de saúde por conta da ômicron deve ser conhecida em até três semanas. Titular da Secretaria Municipal da Saúde, Mauro Sparta enfatizou a necessidade de identificar os casos positivos o mais rápido possível.

Críticos da proposta, por outro lado, apontam que o acesso da população ao PCR, que é mais preciso, será dificultado. Esse tipo de teste passará a ser realizado em apenas oito unidades. Na Câmara, o vereador Jonas Reis (PT) protocolou um pedido para que a Prefeitura retome a aplicação ampliada do PCR, em nome da segurança do diagnóstico.

RS – Com a alta nas infecções em todo o Estado, o Piratini repassou ontem 840 mil reais a 28 municípios para ampliar a testagem. Em meio ao aumento drástico no contágio da covid, o número de casos ativos quase dobrou em questão de uma semana, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. O Estado também registra crescimento nos diagnósticos de influenza. Ontem, o RS confirmou o primeiro caso de coinfecção, quando os dois vírus afetam o paciente ao mesmo tempo. Foi em um jovem de 21 anos no fim de dezembro. Ele não precisou ser hospitalizado. Mesmo sendo considerada uma situação normal, a dupla infecção ganhou até apelido, “flurona”. De qualquer forma, vale se informar mais e se proteger.

O que mais você precisa saber

RS projeta vacinar crianças a partir do dia 17 – Sem exigir prescrição médica, a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos irá começar neste mês no Brasil, conforme decisão do Ministério da Saúde – isso três semanas após a autorização da Anvisa. Neste mês, o Brasil deve receber mais de 3,7 milhões de imunizantes para o público, cujo tamanho é estimado em 20,5 milhões. Caso esse calendário seja cumprido, a expectativa do RS é iniciar a aplicação nas crianças no dia 17. Como elas precisarão ficar em observação por 20 minutos, uma sala específica será criada em unidades de saúde. O intervalo entre as duas doses necessárias será de oito semanas, mais que as três recomendadas na bula.

Santa Casa demite todos os médicos do setor de obstetrícia – Todos os médicos do setor de obstetrícia foram demitidos pela Santa Casa de Porto Alegre nesta semana. O funcionamento do setor ficará a cargo de uma empresa terceirizada, a Promed, que contratará profissionais sem vínculo empregatício. A demissão em massa, segundo os profissionais dispensados, chegou a causar o fechamento do setor na terça-feira. O Sindicato dos Médicos criticou o que considerou a “pejotização” da área. “De uma hora para outra, uma estrutura muito boa, exemplar, foi desmantelada e entraram médicos que nem conhecem a Santa Casa, que não têm vínculo, não conhecem as rotinas que são traçadas”, afirmou a diretora do núcleo de obstetrícia do Simers, Márcia Barbosa, ao Correio do Povo. 

Assembleia revoga aumento da cota parlamentar – Pegou tão mal a notícia do reajuste de 117% da cota parlamentar na Assembleia Legislativa que a medida foi revogada ontem (🔒), algumas horas depois de aumento – assinado no fim do ano passado e em vigor desde o dia 1º – ter ganhado espaço na imprensa. O reajuste chegou a ser questionado também pelos próprios parlamentares. Alguns dos deputados criticaram a “falta de transparência da decisão”, além de que não teriam sido consultados a respeito. A cota não é reajustada desde 2008. Levantamento de GZH constatou que a Assembleia gaúcha tem a menor cota parlamentar do Sul do país, além de ser inferior ao disponibilizado no Rio e em São Paulo.


Outros links:


OFERECIMENTO

Publicidade – SENGE-RS

Cultura

Agenda (🔒)

Richard Serraria comemora o seu aniversário com o clipePachamama Revolução, às 18h.

Às 21h, o grupo Bife Simples & As Guarnições Mais Preza, capitaneado por Carlinhos Carneirolança dois álbuns no Bar Ocidente.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Uma série de imagens feitas pelo fotógrafo Leonardo Savaris e que retratam imigrantes senegaleses em Porto Alegre ficou em terceiro lugar no Concurso Sul-Americano de FotoMigração, realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Savaris passou quatro anos acompanhando a celebração do Magal de Touba, uma festa religiosa em que a união e a solidariedade se destacam. Durante a cerimônia, alimentos são distribuídos entre eles. As 10 fotos de Savaris irão integrar um livro e uma exposição a serem lançados pela OIM.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.