Matinal News

Porto Alegre tem novo ato contra Bolsonaro

Change Size Text
Porto Alegre tem novo ato contra Bolsonaro

Porto Alegre teve neste sábado um novo ato contra o presidente Jair Bolsonaro. A manifestação reuniu líderes de partidos de esquerda como o PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB e PV, além de movimentos sindicais. Pelo país, foram registrados protestos em pelo menos 94 cidades, incluindo todas as capitais. Esse foi o sexto ato marcado pela esquerda. Em nível nacional, ocorreu um pequeno avanço na presença da direita nesses protestos, mas analistas veem dificuldades de unificação. Em entrevista ao Nexo Jornal, o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda avalia que o mote das manifestações tem sido principalmente manter o governo sob desgaste, já que o impeachment, conforme sinaliza o presidente da Câmara, Arthur Lira, tem poucas chances de se concretizar.

Reajuste do piso dos professores já causa embate entre governo e sindicato – O governador Eduardo Leite (PSDB) disse que o Estado não tem condições de garantir o reajuste de 31,3% previsto para os professores. Na sexta-feira, ele afirmou que o atraso nos salários dos servidores será inevitável caso o índice não seja revisto. Os 31,3% também preocupam a Confederação Nacional dos Municípios, que vê chance de colapso na conta dos municípios e descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Já entidades ligadas ao funcionalismo criticaram a manifestação do governador: “Fico triste que alguém que quer ser presidente veja como problema o investimento em educação. Pagar o piso é um investimento na educação. Todo o governo que quer o desenvolvimento tem que apostar no investimento em educação”, disparou a presidente do Cpers, Helenir Schurer. O sindicato, aliás, calcula que as perdas salariais nos últimos sete anos são de 47,8%. O Cpers agendou um protesto para 15 de outubro, dia do professor. 

Leite ainda sem sucessor para disputar 2022 – A um ano da eleição, o Rio Grande do Sul tende a repetir uma situação que já ocorreu em outros pleitos: a da surpresa no resultado. O motivo, explica a jornalista Rosane de Oliveira (🔒), é que faltam nomes fortes no governo para disputar a sucessão de Eduardo Leite (PSDB) – que não irá concorrer à reeleição e sonha em ser a terceira via nacional. Nos últimos meses, já foram ventilados o deputado federal Alceu Moreira (MDB), o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), o senador Luis Carlos Heinze (PP), o ex-deputado Beto Albuquerque (PSB) e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM). Na análise de Rosane, a busca de Leite por uma base ampla na Assembleia diluiu o capital político desses nomes para 2022. Na oposição, aparecem Edegar Pretto (PT), Romildo Bolzan (PDT) e, do PSOL, Pedro Ruas ou Jurandir Silva. 


Outros links:

  • O RS passou no sábado da marca de 50% da população residente completamente vacinada contra a Covid-19. Além disso, mais de 75% dos moradores do Estado já receberam ao menos uma dose.
  • Falando em vacinação, Porto Alegre estuda começar a aplicar a dose de reforço em idosos com mais de 60 anos a partir desta semana, segundo o secretário de Saúde, Mauro Sparta.
  • Aliás, é falso que a morte de um jovem de 22 anos no município de Vera Cruz tenha relação com a vacinação.
  • A comitiva liderada pelo governador Eduardo Leite, que conta com a participação do prefeito Sebastião Melo, inicia uma série de reuniões na Espanha a partir de hoje. O foco da missão gaúcha é na área de inovação.
  • A Secretaria da Educação da Capital adiou o início de votação sobre mudanças no currículo do Ensino Fundamental. A proposta prevê excluir Filosofia e incluir Ensino Religioso. Abordamos este assunto nesta reportagem publicada no Matinal.
  • O Lola – aquele do bar de tapas, na Castro Alves – vai assumir o espaço onde funcionava uma cafeteria no terraço da Casa de Cultura Mario Quintana.
  • Além de Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana terão voos diretos para Florianópolis entre dezembro e janeiro. Os voos serão operados pela Azul, que também vai incrementar a sua malha entre a Capital e o interior gaúcho.
  • E vale ficar atento aqui: o limite de transferências do PIX à noite começa a valer a partir de hoje.

Adensamento no centro de Porto Alegre: entenda o projeto e as críticas

O prefeito Sebastião Melo (MDB) apresentou à Câmara de Vereadores na semana passada o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Por meio de uma série de mudanças de legislação e atualização de regras para edificações da área, o projeto prevê que o Centro passe por um intenso crescimento no número de moradores. De acordo com dados apresentados, a população do bairro poderia quase dobrar, indo dos atuais 47 mil para 85,5 mil habitantes, caso o projeto seja aprovado. 

De acordo com a Prefeitura, as transformações têm como objetivo tornar a região ativa em todos os horários, embelezar o espaço público, diminuir o déficit habitacional e estimular o comércio local. O programa cria novos instrumentos legais para recuperação e transformação urbanística, como o fim do limite de altura para as edificações e a liberação de mais de 1 milhão de metros quadrados em potencial construtivo, ou seja, o quanto se pode construir em cada terreno. O projeto ainda precisa passar pela Procuradoria da Câmara, pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação e pela Comissão de Constituição e Justiça, para só depois ser apreciado em plenário.

Para entender como o programa pode transformar o centro da Capital, o Matinal conversou com os responsáveis pelo projeto e especialistas, que explicaram pontos fortes e fracos do plano.

Leia a reportagem completa


Vacina, sim!

Liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais, a vacina contra a Covid-19 pode ser encontrada em 40 pontos diferentes de Porto Alegre hoje


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Quer aprender mais sobre podcasts? Vem com a gente! Serão 5 encontros online sobre como conceber, montar, distribuir, mensurar e monetizar um podcast. A primeira aula acontece na quarta, dia 6. Inscreva-se!
Acesse www.matinaljornalismo.com.br/escola-matinal e confira.

Cultura

Daniel Craig dá adeus a 007 com dignidade

Universal/Divulgação

Estreia aguardada pelos fãs, em cartaz desde a última quinta-feira, 007 – Sem Tempo para Morrer é o 25º título da franquia 007 e marca a despedida do ator Daniel Craig do papel de James Bond – personagem que ele encarnou em cinco produções da série. Na trama, o agente secreto deixou o serviço de inteligência britânico e está levando de uma vida tranquila na Jamaica. Sua aposentadoria é interrompida quando um velho parceiro da CIA pede ajuda para resgatar um cientista russo sequestrado. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 19h, a 37ª Feira do Livro de Canoas promove a sessão “Escritas de Mulher”, que reúne Claudia TajesHeloisa Buarque de Hollanda e a homenageada Diana Corso, na Praça da Bandeira.

13ª Bienal do Mercosul anunciou os 20 artistas e coletivos selecionados na Chamada Aberta da mostra. 

O festival Porto Alegre em Cena, que acontece de 19 a 31 de outubro, em formato híbrido, divulgou sua programação.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Agenda do Unimúsica 2021

De hoje a sexta (8/10), o Unimúsica realiza um ciclo de conversas online e gratuito. O encontro de abertura, às 20h, tem como convidada a coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, em bate-papo com dois dos curadores do festival, Rui Moreira e Suzi Weber.
As transmissões do Uni 40: Música da Presença são realizadas pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube. Confira a programação completa aqui.


Você viu?

A pandemia mostrou a importância das redes de apoio saudáveis. E uma das mais fortes (e necessárias neste período) é a amizade. Este texto do El País Semanal levanta a questão sobre como lidar com a pandemia é diferente para cada pessoa e como devemos proceder ao perceber que um amigo próximo está psicologicamente muito afetado pelo contexto atual. Sem pressões e com respeito ao espaço de cada um, destacando que o momento fez com que amizades virtuosas ganhassem mais protagonismo. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.