Matinal News

Prefeitura lança programação do 250º aniversário de Porto Alegre

Change Size Text
Prefeitura lança programação do 250º aniversário de Porto Alegre

Para comemorar os 250 anos da Capital em 2022, a Prefeitura de Porto Alegre lançou ontem, na Redenção, um selo alusivo ao aniversário e um cronograma de atrações. Na programação, a volta da festa de Réveillon e a chegada do Papai Noel na Usina, dentro de uma série de eventos para o Natal ainda neste ano. Além disso, serão realizadas diversas atrações ao longo de 2022, como o retorno do desfile de carnaval e do Baile na Redenção. Confira a programação completa. No evento de lançamento, houve protestos de sindicalistas e políticos de oposição da gestão Melo, o que irritou o prefeito, segundo informa a colunista de GZH Rosane de Oliveira(🔒).

Desocupação do Esqueletão é concluída – Na manhã de ontem, foi concluída a desocupação do edifício Galeria XV de Novembro, o Esqueletão, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Inacabado desde o final da década de 1950, o prédio servia como moradia e comércio havia 64 anos de forma legal, mas apresenta risco estrutural. A desocupação ocorreu de forma pacífica. De acordo com a Prefeitura, as famílias que permaneciam no Esqueletão até domingo foram encaminhadas a pousadas até que estejam cadastradas para receber o auxílio moradia. Dos cerca de 50 moradores mapeados pelo Município, 19 comprovaram situação de vulnerabilidade social – 11 deles já estão recebendo o benefício de 500 reais que será fornecido por 24 meses. No caso dos comerciantes, foram oferecidos espaços no Centro Popular de Compras, mas nenhum deles aceitou. Nos próximos dias, o Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS vai iniciar o laudo estrutural a partir do qual será decidido se o prédio será demolido ou passará por reformas.

Presidente da Agapan faz críticas a projetos de Leite e Bolsonaro – No ano em que a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) celebra seu cinquentenário, o presidente da entidade fundada por José Lutzenberger, Heverton Lacerda, se diz preocupado com a política ambiental dos governos federal e estadual. O ambientalista classificou como “falacioso” o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Assembleia Geral da ONU, realizada na semana passada. Por aqui, as críticas recaem sobre o projeto do governo Eduardo Leite (PSDB), já aprovado na Assembleia Legislativa, que liberou o uso de mais agrotóxicos no Estado. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o ambientalista disse ainda que a entidade tem “um pé atrás” com a intenção do governo de conceder à iniciativa privada os parques do Delta do Jacuí, Tainhas, Turvo, Jardim Botânico e Caracol. Lacerda também alerta para as ameaças sofridas pelo Pampa, bioma que só existe aqui e é o mais degradado do País hoje.

Em três anos de governo, Leite ainda não cumpriu promessa de mais vagas nas prisões – Uma das promessas de Eduardo Leite durante a campanha para o Piratini foi a criação de novas vagas e estabelecimentos adequados para a reclusão de apenados. Mas, em quase três anos de gestão, a situação precária do sistema prisional gaúcho permanece a mesma. De acordo com o site da Superintendência dos Serviços Penitenciários, a população carcerária no RS é de 42.747 pessoas, o que significa um déficit de 16 mil vagas. No Dia do Servidor Penitenciário do RS, 12 de setembro, o governador informou que vai chamar 410 agentes penitenciários e 136 agentes penitenciários administrativos. No entanto, Saulo Felipe Basso dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS, afirmou, em entrevista ao Correio do Povo, que o déficit de pessoal ainda está longe de ser sanado.

Audiência pública na AL debate experimento com proxalutamida revelado pelo Matinal – Será realizada hoje, às 14h, uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar da denúncia sobre uso irregular de proxalutamida em pacientes com covid-19 no Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre. O caso foi revelado pelo Matinal em agosto. No encontro virtual proposto pelo deputado Pepe Vargas (PT), estarão presentes o repórter Pedro Nakamura e a editora-chefe do Grupo Matinal Jornalismo, Marcela Donini. Para participar, é preciso confirmar presença pelo e-mail [email protected]. O acesso será feito por este link.

Vacina, sim!

Nesta segunda-feira será ampliado o serviço de vacinação contra a Covid19, que já chegou para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Ao longo da semana, o Rolê da Vacina vai estar em bairros onde a adesão à campanha ainda é baixa.

Outros links:


Cultura

Unimúsica: 40 anos de proximidade com a música popular

Lia de Itamaracá. Foto: Ytallo Barreto

Um dos eventos culturais mais longevos do país, o Unimúsica completa 40 anos – pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Matinal Jornalismo é parceiro da iniciativa promovida pela UFRGS. Em 2021, com o tema “Música da Presença”, o festival contorna novamente a pandemia em edição online, com apresentações entre hoje e 1º de outubro e um ciclo de conversas de 4 e 8 de outubro. 

O elenco da semana de shows virtuais inclui Álvaro RosaCostaArthur de FariaCaio AmonCia Pé no MundoEric BarbosaJoão Pedro CéJosé Miguel WisnikLia de ItamaracáLívia MattosLívia NestrovskiNenem MenezesPaulo RomeuRaféSilvana RodriguesTomás OliveiraUirá dos ReisYasmim Salvador e músicos convidados. Integrantes da equipe curatorial do Unimúsica, Lígia Petrucci e Ana Laura Freitas conversaram com o repórter Ricardo Romanoff sobre a história do festival, que em 2021 tem como tema a transversalidade entre música, dança, teatro, circo e performance.

Agenda do Unimúsica 2021

A partir das 20h, dois espetáculos dão início ao Unimúsica. Em Presente, o compositor José Miguel Wisnik reúne Celso SimMarina WisnikSérgio Reze e Swami Jr. para apresentar canções escritas para o Teatro Oficina, o Grupo Corpo e outros coletivos teatrais.

Em Cenas Sonoras, o compositor e produtor musical Caio Amon explora o diálogo com outras linguagens artísticas em suas trilhas para teatro e dança, além de uma obra concebida para o festival. Cintia de los SantosCamila VergaraCleomones JuniorDiego GrendeneGrupo Máscara EncenaMestra AlexsandraOlinda AlessandriniThiago Colombo Valéria Barcellos são os artistas convidados.

Uni 40: Música da Presença apresenta dois espetáculos online e gratuitos por noite, transmitidos pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube. Confira a programação completa aqui.

Mais agenda (🔒)

A curadora Maria Amelia Bulhões ministra palestra online sobre as relações da arte contemporânea com a internet, às 19h, em projeto do Instituto Ling com o Tecnopuc.

O cantor Lipsen lança o single Como o Pôr do Sol, antecipando o lançamento de seu álbum solo.

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul –FAM 2021 exibe 50 filmes em formato online e gratuito.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de São Gabriel, revelou uma nova espécie de pterossauro, o Kariridraco dianae. O nome vem dos índios Kariris, originários da região, e de draco, palavra latina para dragão. A espécie também homenageia Diana Prince, a Mulher Maravilha dos quadrinhos. Conduzido pelo professor Felipe Lima Pinheiro, o estudo analisou fósseis encontrados na Chapada do Araripe, no Ceará, de animais que podiam chegar a 3 metros de envergadura. Os pterossauros eram répteis voadores do período Mesozoico, primos dos dinossauros, e considerados os primeiros vertebrados a voar.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.