Matinal News

Prefeitura muda tom sobre retomada econômica

Change Size Text
Prefeitura muda tom sobre retomada econômica Foto: Alex Rocha/PMPA

O que você precisa saber hoje

Mudança no discurso sobre a retomada da Capital – Após ver derrubada pela Justiça a liberação do comércio por 72 horas entre quinta e domingo, a Prefeitura de Porto Alegre adotou um tom de cautela para tratar da reabertura econômica da cidade, conforme nota publicada ontem. Novas regras estão sendo construídas pelo município na busca por um alinhamento dos termos de Governo do Estado, Ministério Público e Judiciário, além de buscar uma espécie de pacto com os empresários. Na sexta, o prefeito chegou a anunciar que a construção civil retomaria as atividades hoje, o que seria confirmado por um decreto que, até a noite de ontem, ainda não havia saído. Mesmo assim, o presidente do Sindicato da Construção Civil, Aquiles Dal Molin Júnior, afirmou que as atividades iriam recomeçar hoje. A nova postura da Prefeitura tem como objetivo evitar o que ocorreu no sábado, quando a Justiça proibiu o comércio até o domingo do Dia dos Pais, liberação autorizada na quinta pelo Município. Até então, a reabertura tinha gerado grande movimento aos lojistas, que vêm reclamando de prejuízos causados pela pandemia. Mesmo criticada pelo Sindilojas, a decisão acabou cumprida. Ao longo da sexta, em uma série de reuniões com representantes de diferentes setores econômicos o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) explicou que as liberações tendem a ser aceleradas – e mantidas – à medida que os testes forem crescendo. Para isso, ele quer apoio para as testagens. O objetivo é isolar os casos positivos o quanto antes, restringindo a circulação do vírus.

Parques movimentados, UTIs cheias – Mais um domingo ensolarado foi marcado por intensa movimentação em áreas verdes e de lazer na Capital. Muitas pessoas foram flagradas sem máscara ou mesmo usando de forma errada, sem cobrir boca e nariz. No mesmo dia, a cidade bateu novo recorde de internações por Covid-19. Na manhã de ontem, as UTIs chegaram a registrar 337 pacientes com diagnóstico confirmado. No final da noite, o número havia caído para 334. As UTIs do Hospital Moinhos de Vento estavam todas ocupadas, e as dos hospitais de Clínicas e Conceição, acima de 90%. As três instituições concentram a maior parte dos internados por coronavírus, ao lado da Santa Casa, cujo índice estava em 87%. Apesar de relativamente estáveis nos últimos dias, as taxas são perigosas porque o sistema segue trabalhando no limite, observa o gerente de Risco do Clínicas, Ricardo Kuchenbecker. Ontem Porto Alegre chegou a 438 mortos pela Covid-19, segundo dados da Prefeitura. No RS, já são 2.360, informa a Secretaria Estadual da Saúde. A faixa etária dos 20 aos 59 anos concentra cerca de 60% dos casos no Estado, enquanto 80% das mortes são de pessoas acima de 60 anos.

Menor número de recursos contra a bandeira vermelha – Hoje à tarde, o Governo do Estado libera o mapa definitivo da 14ª fase do distanciamento controlado. Na prévia de sexta-feira, 12 regiões foram classificadas como bandeira vermelha. O Piratini recebeu 25 contestações – o menor número de pedidos de reconsiderações desde a implementação dos recursos, justo no momento em que se inicia a cogestão do plano entre o Estado e os municípios. As 12 regiões de risco alto para o contágio por coronavírus são Guaíba, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo. As outras nove regiões estão na bandeira laranja. Conforme o mapa preliminar, 275 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 126 municípios (597.635 habitantes, 5,3% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja por não terem registado óbitos ou hospitalizações nos últimos 14 dias.

Vereadores a favor do impeachment aprovaram gasto que embasa a denúncia – Apuração de GaúchaZH apontou que 26 dos 31 vereadores que votaram pela abertura de um processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior também votaram favoravelmente ao uso de verbas do fundo Municipal de Saúde em publicidade, que embasou a denúncia. A quantia já gasta pela Prefeitura até aqui – 3,1 milhões de reais – corresponde a aproximadamente 51% do previsto para o ano. A aprovação do orçamento ocorreu em 4 dezembro do ano passado, mais de três meses antes do primeiro caso de Covid-19 na Capital. O processo de impeachment deverá ser concluído às vésperas de uma eleição, marcada também, como descreveu a Folha de S.Paulo, pelo racha governista e pelo PT, pela primeira vez, sendo coadjuvante na disputa.

Outros links:


Assine o Matinal, apoie o jornalismo local e tenha acesso a todo o conteúdo publicado no nosso site.


Cultura

Treze visões do mundo em pandemia

Cena de “Às Vezes Ela Volta”. Foto: Fantaspoa Produções/Divulgação

O filme Antologia da Pandemia reúne 13 curtas-metragens de terror produzidos por cineastas de seis países durante a quarentena. Roger Lerina conversou com João Pedro Fleck, um dos produtores do longa e criador do Fantaspoa, que comenta sobre o filme que produziu e faz uma avaliação da recente edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre: “Temos consciência que a edição online do evento não é o mesmo que o evento físico, que nos faz sentir falta da sala cheia, do contato com os cineastas e espectadores, que gera a comunidade, que é um dos grandes diferenciais do Fantaspoa”. Leia a entrevista.

Agenda

Às 22h35min, o Canal Brasil exibe a série de animação Rocky & Hudson, de Otto Guerra e Erica Maradona, inspirada nos desenhos dos caubóis gays criados pelo cartunista Adão Iturrusgarai e no premiado filme de 1994 dirigido por Guerra.

Para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, comemorado no dia 17 de agosto, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolve uma ampla programação ao longo de todo o mês de agosto, com o tema Narrativas Abrangentes: Memórias e Identidades.

A banda Fantomáticos lançou Coisa com Coisa, terceiro single do novo álbum do grupo.

plataforma de streaming audiovisual Mowiews estreia no Brasil apresentando um catálogo focado em cinema latino-americano e com uma categoria de filmes com acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas.

Uma playlist homenageia Adoniran Barbosa, que teria completado 110 anos na semana passada, com 11 canções inéditas interpretadas por artistas como Elza Soares e Zeca Baleiro.Confira mais dicas culturais.


Você viu?

As redes sociais e o WhatsApp estão salvando a lavoura. Literalmente. Quem produz e vende orgânicos viu seu movimento diminuir até 40% mesmo depois de liberadas as feiras na Capital durante a pandemia. Parte desse prejuízo tem sido compensada com a digitalização desses agricultores, que encontraram alternativas para contatar seus clientes e vender sua produção. “Sempre tive vontade de aderir mais às tecnologias, mas a rotina na roça acaba tomando muito tempo”, conta Jeremias da Silva Oliveira, há mais de 10 anos presente na Feira Ecológica do Bom Fim. Antes da pandemia, ele divulgava os produtos pelo seu perfil no Facebook. Agora conta com a ajuda de Júlia, a sobrinha de 11 anos e responsável pela conta do Sítio da Família Oliveira no Instagram. “Ela criou até uma lista de datas comemorativas para me pedir fotos temáticas.”

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.