Matinal News

Prefeitura quer expandir ciclofaixas no Centro e no 4º Distrito

Change Size Text
Prefeitura quer expandir ciclofaixas no Centro e no 4º Distrito

Na tarde de ontem, a prefeitura de Porto Alegre apresentou na Câmara Municipal uma proposta de novo plano cicloviário da Capital. Ainda em fase inicial, o texto prevê que a expansão das ciclovias e ciclofaixas comece pelo Centro Histórico e pelo 4º Distrito, por serem áreas mais planas. A gestão municipal realizará um seminário em setembro sobre o tema e afirma que quer ouvir, além de cicloativistas, entidades do comércio, da saúde, de ensino e conselhos municipais. “Já é uma região onde há vários financiamentos de obras e tem o incentivo das bikes de compartilhamento”, afirma Carla Meincke, diretora de mobilidade urbana da Capital.

A prefeitura espera um grande investimento da iniciativa privada, pois uma das bases é ampliar de 41 para cem o número de estações de bicicletas compartilhadas. O atual plano diretor cicloviário, aprovado em 2006, prevê a construção de 496 km de espaços para bicicletas nas ruas de Porto Alegre – atualmente, só existem 68,53 km.

O investimento em estrutura cicloviária é considerado essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades: segundo um estudo do Banco Mundial, cada quilômetro construído de ciclovia gera benefícios estimados em 154 mil dólares para a sociedade, em saúde, qualidade do ar, segurança viária e qualidade do tempo.

Contudo, em um sentido contrário ao da ampliação do sistema cicloviário na cidade, tramita na Câmara Municipal um projeto do vereador Idenir Cecchim (MDB), atual presidente da casa, que prevê que novas ciclovias ou ciclofaixas só serão executadas com a concordância de no mínimo 50% dos empresários e dos moradores das vias.

Reparos na ciclovia da Ipiranga – Degradada pela falta de manutenção e perigosa pela falta de sinalização, a ciclovia da Avenida Ipiranga deverá receber obras que começarão em até 30 dias. Essa promessa é do secretário municipal de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior.

Assembleia aprova empréstimo para pagar precatórios

A Assembleia Legislativa autorizou o governo estadual a contrair um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para quitar dívidas de precatórios. O projeto de lei aprovado ontem prevê que o crédito de 500 milhões de dólares (2,68 bilhões de reais) terá garantia da União – como parte do acordo do Regime de Recuperação Fiscal, o Estado precisa quitar até 2029 um estoque de 15,2 bilhões de reais em precatórios. A lei prevê ainda que os pagamentos deverão ser feitos em acordo direto com os credores. Embora o precatório mais antigo seja de 1987, o passivo do Estado começou a se avolumar no governo Antônio Britto, entre 1995 e 1998. Na época, o governo estadual concedeu reajustes salariais a uma série de categorias, com valores que depois seriam suspensos. A Justiça, no entanto, determinou que fossem pagos a 170 mil servidores – o que pressionou os governos seguintes, causando uma bola de neve de atrasos. Também ontem a Assembleia votou contra o projeto que autorizava investimento em estradas federais, impondo assim uma derrota ao Executivo no final do semestre.

União condiciona subsídio para isenção nos ônibus da Capital à aprovação da PEC dos Benefícios

Em reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que a isenção nas passagens de ônibus das pessoas com mais de 65 anos pode ser subsidiada por uma verba destinada pelo governo federal, desde que a PEC dos Benefícios seja aprovada na Câmara dos Deputados. Essa verba seria de 2,5 bilhões de reais até o fim do ano de 2022. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), esteve reunido, ao lado de outros gestores municipais, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), antes da votação da PEC, aprovada ontem em primeiro turno em uma sessão que foi suspensa por problemas técnicos e deve ser retomada hoje. Em entrevista ao Matinal em março, Melo afirmou que esperava aporte federal para manter as isenções de idosos no transporte público, e ressaltou que não considerava justo a prefeitura bancar sozinha esse subsídio.

Músico alega racismo após ser impedido de entrar em shopping com saxofone

A Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre investiga a conduta de seguranças contratados pelo Shopping Praia de Belas após uma denúncia do músico Hélder Corrêa. O saxofonista, conhecido como Mr. Deco, relatou ter sido abordado pelos agentes e obrigado a deixar seu instrumento na sala da administração. Ele afirma ter sido questionado por um segurança sobre o que tinha no estojo e onde ele iria. A GZH ele afirmou ter mostrado o saxofone e dito que não interessava aonde ia. Em nota, o shopping afirmou ter atuado “de acordo com seu código de conduta, que não permite o uso de instrumentos musicais dentro do empreendimento”. O advogado Estevão Zalazar, que acompanhava o músico, alega que a norma não ficou clara. Episódios discriminatórios em estabelecimentos comerciais da Capital não são isolados. Em 2020, a propósito do assassinato de João Alberto Freitas por vigilantes de uma unidade do Carrefour, o Matinal relatou uma série de casos de racismo e agressões na rede de supermercados.

Outros links:

  • Apesar da proibição da Anvisa, ainda é possível comprar cigarros eletrônicos e essência de vapor em Porto Alegre, mostra reportagem do Correio do Povo.
     
  • A segunda Ponte do Guaíba vai se chamar Travessia Paixão Côrtes. Apresentado pelo deputado Sanderson (PL), o projeto acaba de ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
     
  • O Pontal Shopping, localizado na antiga área do Estaleiro Só, deverá começar a operar em agosto (🔒). A execução do projeto está em 86% do previsto.
     
  • Pesquisa da UFPel busca identificar efeitos indiretos da pandemia no RS como depressão e queda na atividade física. Estudo que começou em 2020 passa por nova etapa de coleta de dados e prevê mais dois levantamentos em 2023 e 2024.
     
  • UFRGS recebe até sexta-feira inscrições para a Especialização em Literatura Brasileira, agora na modalidade EAD. Mais informações no site da universidade.
     
  • Já a Unilasalle tem bolsas de estudos integrais para diferentes cursos de pós-graduação. O público-alvo são pessoas com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. As inscrições podem ser feitas aqui.
     
  • O Governo Estadual deve publicar ainda neste mês o edital para novo concurso público com 1,5 mil vagas para o magistério estadual. A homologação do concurso ocorre após as eleições e as nomeações, em 2023.
     
  • Na coluna de hojeJuremir Machado homenageia Edgar Morin, que completou 101 anos de idade na semana passada. “Compreender a complexidade, a importância da diversidade, do universal, da relativização e do respeito à diferença e da pluralidade do ser humano exige um olhar generoso”.

Cultura

“Lola e Seus Irmãos” celebra laço que supera diferenças

Foto: Pandora Filmes

A comédia dramática Lola e Seus Irmãos (2018) conta a história de três irmãos adultos que, apesar das muitas diferenças e constantes discussões, seguem inseparáveis. O filme é dirigido, coescrito e atuado por Jean-Paul Rouve e traz no elenco ainda a atriz Ludivine SagnierLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A 5ª edição da mostra Pintura e Desenho – A Novíssima Geração, com curadoria de Gabriela Motta e Luísa Kiefer, será inaugurada às 13h30, no Museu do Trabalho, com obras de Ana Flávia GarciaCaroline VeilsonCláudia PrassJoão SalazarJuliana VelosoLuísa PrestesMarcelo KoetzPamela Zorn e Stefan Kircher.

Espaço Maria Lídia Magliani da Casa de Cultura Mario Quintana inaugura, às 19h, a exposição Campo Minado, com obras dos jovens artistas Catarina DiasFelipe VeeckJota RamosLeonardo LopesOendu de MendonçaPamela Zorn Santiago Pooter

A cantora Shana Müller apresenta o show Canto de América, com repertório em espanhol, às 19h, no Theatro São Pedro.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Neste Dia Mundial do Rock, não custa lembrar aos roqueiros de plantão de prestar mais atenção nos seus ídolos, para evitar passar vergonha como os fãs do Rage Against the Machine, banda estadunidense que voltou aos palcos no último sábado depois de um hiato de 11 anos. Teve gente criticando o grupo por se posicionar contra a decisão da Suprema Corte dos EUA que extinguiu a lei que garantia o direito ao aborto no país. “Eles eram melhores quando deixavam a política de fora”, escreveu um dos fãs em uma rede social. Só que a banda sempre foi engajada politicamente. Em 2018, aliás, o guitarrista Tom Morello, em uma apresentação aqui em Porto Alegre, levantou sua guitarra para mostrar a frase “Justiça para Marielle”, referindo-se ao assassinato da vereadora carioca que havia acontecido seis meses antes – e que até agora não foi esclarecido.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.