Matinal News

Projeto de Lei prevê consulta pública para implementação de ciclovias

Change Size Text
Projeto de Lei prevê consulta pública para implementação de ciclovias

Dos 496 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas previstos no Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Porto Alegre, apenas 68,53 saíram do papel desde 2009, quando foi aprovada a proposta. Agora, um projeto de autoria do vereador Idenir Cecchim (MDB) que tramita na Câmara pode criar uma nova barreira para que essas áreas exclusivas avancem. O PLCL 03/22 prevê que a implementação de ciclovias e ciclofaixas dependam da consulta e autorização prévia de moradores e de empresários da via em que será realizada a obra. Presidente da Câmara, Cecchim admite que seu objetivo é restringir a viabilização de mais ciclovias. “Quero rediscutir o Plano que é torto, mal feito. Há ciclovias que não passam nenhuma bicicleta”, disse ele, que afirma também receber muitas reclamações de pessoas “que agora não têm onde estacionar os carros”. Para o ex-vereador Marcelo Sgarbossa, atual diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais, a proposta é um retrocesso. Na sua avaliação, o PDCI é “bom, ainda que pouco executado”.

PGE deve se manifestar hoje sobre pensão paga a Eduardo Leite 

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou no sábado que vai se manifestar hoje sobre o pagamento de pensão de quase 20 mil reais mensais ao ex-governador Eduardo Leite (PSDB). Na sexta, o Governo Estadual e o agora candidato ao Piratini foram intimados pela Justiça a se manifestarem em até 48 horas para esclarecer o pagamento, que ocorre desde maio. A ação questionando a pensão dada a Leite, que renunciou em março, foi movida por deputados do Partido Novo. Segundo os parlamentares, as leis sobre o tema aprovadas em 2015 e em 2021 pela Assembleia Legislativa barram o pagamento. Já a assessoria de Leite afirma que o tucano tem direito a receber pensão por quatro anos – e não de forma vitalícia, como no caso de governadores que o antecederam – e um valor proporcional ao período em que esteve em vigor a lei que previa a remuneração a ex-governadores.

Encruzilhada eleitoral tensiona o MDB 

 Pré-candidato do partido ao Piratini, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) corre riscos de disputar o pleito empacado nas pesquisas e sem recursos do fundo eleitoral (🔒), analisa o repórter Fábio Schaffner em GZH. Souza aceitaria ser vice na chapa de Eduardo Leite (PSDB) à reeleição, composição que agrada o diretório emedebista nacional. No entanto, após ter vencido uma queda de braços interna contra o deputado federal Alceu Moreira (MDB) pela pré-candidatura e ter conquistado o apoio da velha guarda do partido, Souza vê esses mesmos setores insistirem na candidatura própria emedebista – inclusive ao Senado, com o ex-governador José Ivo Sartori cotado à vaga. O plano atrapalha uma eventual composição com o PSD, que deseja lançar a ex-senadora Ana Amélia Lemos ao mesmo posto, dificultando a busca por aliados de Gabriel Souza. A demora para uma definição da candidatura do deputado estadual já ameaça as chances do MDB em garantir a vaga de vice de Leite, que já ofereceu o cargo à União Brasil. De acordo com Schaffner, a implosão da vice-candidatura emedebista à chapa tucana interessa ao prefeito Sebastião Melo (MDB), que sonha em sair candidato ao Piratini em 2026.

Nova rodada de doses de reforço contra covid-19 em Porto Alegre

A partir de hoje, pessoas com 57 anos de idade já podem receber a quarta aplicação ou segunda dose de reforço contra a covid-19 em Porto Alegre. Adolescentes com 12 anos ou mais também estão aptos para tomarem sua terceira vacina. Com cerca de 80% de sua população imunizada com a segunda dose e 45% com ao menos uma de reforço, a vacinação no RS avança em um momento de queda nos índices de óbitos e infecções. Depois do maior pico de casos registrado durante a pandemia no Estado, em janeiro deste ano, a média móvel diária de novas infecções atingiu 3.018 casos neste domingo. Apesar da redução nos índices, 17 pessoas ainda morrem em decorrência da covid-19 diariamente no RS.

Outros links:

Juremir Machado da Silva

Mortes no Javari

Alguém já fez esta pergunta: que país é este? Lembro de um grande poeta, de um senador da ditadura, de um humorista famoso e até de uma banda. Que país é este? O poeta Affonso Romano caprichou:

Há 500 anos caçamos índios e operários,
há 500 anos queimamos árvores e hereges,
há 500 anos estupramos livros e mulheres
há 500 anos sugamos negras e aluguéis.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

“Amigo Secreto” investiga a Operação Lava Jato

Foto: Vitrine Filmes

Diretora de documentários como Justiça (2004), Juízo (2007) e O Processo (2018), Maria Augusta Ramos parte em Amigo Secreto (2022) da inquietação que move todo o seu cinema: a investigação da injustiça. O filme, em cartaz nos cinemas, se detém nas investigações da Operação Lava Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 19h, o projeto Cenas Mínimas, do Centro Cultural da UFRGS, recebe o espetáculo Memento Mori, reunindo a bailarina aérea Ellen Kambara, o acordeonista Gabriel Romano e a violinista Miriã Farias – na sequência, os artistas conversam com o músico Arthur de Faria.

Às 20h, a plataforma do Fronteiras do Pensamento transmite conversa sobre tecnologia e psicanálise com os psicanalistas Christian Dunker e Maria Homem.

A nova turnê de Chico BuarqueQue Tal um Samba?, com participação da cantora Mônica Salmaso, chega a Porto Alegre nos dias 3 e 4 de novembro.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Para além das polêmicas de arbitragem que marcaram a partida de ontem entre Inter e Botafogo no Beira-Rio, um detalhe nas camisas dos colorados chamou a atenção de quem acompanhou o jogo: foram apagadas dos nomes dos jogadores as letras “A”, “B” e “O”. A ação faz parte de uma campanha para estimular a doação de sangue ao Banco de Sangue do Rio Grande do Sul. Segundo o clube, a iniciativa em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14, foi aprovada pela CBF. Veja aqui onde doar.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.