Matinal News

PSB dá novos sinais de afastamento do PT no RS

Change Size Text
PSB dá novos sinais de afastamento do PT no RS

Uma eventual aproximação entre PT e PSB no Rio Grande do Sul ficou ainda mais improvável após esta quarta-feira. Mais precisamente a partir de reportagem da Folha de S.Paulo na qual a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, teria informado que os socialistas iriam retirar a candidatura de Beto Albuquerque ao Piratini e a eles teria sido oferecido a vaga de vice na chapa de Edegar Pretto (PT). Não há falas da dirigente na matéria. 

A reação não tardou e o PSB gaúcho tratou de negar a informação. Beto, que até admite desistir de pleitear o Governo do Estado se não receber recursos para a campanha, por ora tem sua candidatura mantida. Ele embarcou ontem à noite para Brasília onde terá reuniões com a executiva nacional e também participará da convenção nacional da sigla. Na capital federal, ele pretende encontrar o ex-presidente e candidato ao Planalto Lula (PT), que irá ao evento do PSB.

Mesmo que deixe a corrida eleitoral no Estado, o apoio do PSB ao PT não só não será automático, como parece distante, muito por conta da postura de Gleisi, conforme indicaram os socialistas. “Esta senhora está totalmente desinformada ou é mau-caráter”, criticou o presidente do PSB no RS, Mario Bruck, ao Correio do Povo. “Se tinha alguma chance de irmos com o PT no Estado, zerou agora, foi a pá de cal”.

O discurso é semelhante ao de Beto. Ontem à tarde ele republicou uma mensagem no Twitter de um eleitor de Ciro Gomes (PDT), com poucos seguidores, que divulgava uma notícia sobre o rechaço do PSB ao PT no Ceará, iniciando com a mensagem “PT nunca mais!!!”. Horas antes, em entrevista à jornalista Kelly Matos, de GZH, ele já havia descartado a aproximação com os petistas: “O PSB não vai indicar o vice do PT em nenhuma hipótese no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Candidatura de Olívio segue repercutindo em estratégias dos adversários

A entrada de Olívio Dutra (PT) na disputa pelo Senado alterou estratégias de parte dos concorrentes, a ponto de provocar nos bastidores até mesmo alguma cizânia entre candidatos bolsonaristas, conforme apurou reportagem de GZH. Mas o impacto foi além, também no campo da esquerda, reaproximando o PSOL do PT. O modelo que Olívio quer adotar em uma eventual vitória é de um mandato coletivo, abrindo mão do cargo em algum momento para que os suplentes assumam. Isso pode fazer com que Roberto Robaina deixe de ser candidato para entrar na suplência do ex-governador, com objetivo principal, segundo ele, de evitar a eleição de Hamilton Mourão (Republicanos). A condição para selar esta aliança seria o PT não fechar acordos com o PSB, segundo Robaina. São cogitados como suplentes os nomes da vereadora da Capital Daiana Santos (PCdoB) e do ex-vereador Marcelo Sgarbossa (PV), contemplando assim as duas siglas que formam a federação com o PT. 

Revisão do plano cicloviário tem nova reunião hoje

Em meio a um processo de revisão do seu plano cicloviário, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana apresenta hoje, às 18h30, o projeto de expansão da rede cicloviária de Porto Alegre a ciclistas, esportistas e cicloativistas. Uma das demandas de quem pedala é aprimoramento da sinalização. A reunião ocorrerá no Auditório da EPTC, na rua João Neves da Fontoura, 7. Será o terceiro encontro sobre o tema. A Capital hoje tem 70 quilômetros de faixas destinadas às bikes e a meta da Prefeitura é ampliar até 100 quilômetros nos próximos dois anos. Em tempos de crise, andar de bicicleta pode ter um incentivo econômico. Responsável por operar Bike Itaú na Capital, a Tembici apresenta uma calculadora que mostra que andar de bicicleta compartilhada é mais barato do que andar de carro (particular ou aplicativo), transporte público ou moto. Uma simulação considerou um trajeto diário de oito quilômetros e mostra que, em um mês, uma pessoa gasta em média 237 reais com carros de aplicativo, e 918,62 reais com carros particulares.

Professores lamentam fechamento de programas de pós-graduação da Unisinos

Em live do Matinal ontem à tarde, os pesquisadores Jairo Ferreira e Márcia Barbosa lamentaram a decisão da Unisinos de fechar 12 dos seus 26 Programas de Pós-graduação (PPGs). A justificativa dada pela instituição foi a queda no número de matrículas, além da perda de repasses públicos. Entre os cursos que serão encerrados, está o programa de Comunicação, único da lista avaliado pela Capes com nota 6. Para Ferreira, pós-doutor em comunicação, as perdas simbólicas para a Unisinos e para a pesquisa são imensas. “A Unisinos ganhou uma expressão internacional. É só ver o número de pesquisadores e entidades internacionais de comunicação manifestando sua solidariedade”, comentou. Já Barbosa, professora do Instituto de Física da UFRGS e ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências, destacou que “apenas os maus economistas” pensam que é uma boa ideia cortar investimentos na educação. No bate-papo, os professores comentaram também sobre o contexto nacional de desmonte da pesquisa brasileira. Ainda sobre o assunto, hoje o Conselho Superior Universitário da Unisinos irá tratar do caso. A decisão oficial sobre o fechamento dos cursos, porém, não deverá ser votada.

Outros links:

  • A Prefeitura apresentou ontem o cronograma do processo de revisão do Plano Diretor. A primeira exposição com participação da população será em 6 de agosto.
  • Ao menos 55 monumentos históricos de Porto Alegre vão receber iluminação cênica (🔒). O Chalé da Praça XV e a Praça Brigadeiro Sampaio já estão iluminados.
  • Porto Alegre terá sinal ativo de 5G a partir de sexta-feira. A confirmação veio da própria Aneel.
  • Com público já consolidado no Centro, a cervejaria Macuco abrirá uma segunda unidade, no bairro Rio Branco.
  • Hamilton Sossmeier (PTB) deixou a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Governo do Estado com uma série de reclamações (🔒). Ele volta a ocupar assento na Câmara de Porto Alegre em 1º de agosto.
  • O TJ do Rio Grande do Sul condenou o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos à prisão por calúnia. O processo havia sido aberto pela cineasta Estella Renner. Santos hoje está nos EUA e é considerado foragido.
  • Segundo o Índice de Preços Ticket Log, o preço médio da gasolina na região Sul fechou com a menor média do País, em 6,30 reais. O RS teve a menor variação negativa na região, com -13,16%.
  • A partir de agora, servidores estaduais beneficiários do plano de saúde IPE (🔒) têm descontos que podem chegar a 40% na Panvel. A rede foi a primeira a aderir ao chamamento feito pelo órgão para a criação de um clube de benefícios.
  • Juremir Machado traz “notícias do curral brasileiro”: “A vaca foi pro brejo e noticiou. Tem leite distribuído por prefeitura sendo vendido a 40 reais a caixa no Facebook”.

Cultura

Agenda (🔒)

Grupo Cerco apresenta Arena Selvagem, com direção de Inês Marocco, no Teatro de Arena, de hoje a sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Cinemateca Paulo Amorim recebe a Mostra Tarkovsky – 90 Anos, de hoje a 3 de agosto, com sessões às 19h.

Lucas Brum Big Band faz show no Sgt Peppers, às 21h – hoje à tarde, a News do Roger, enviada aos assinantes premium do Matinal, traz mais detalhes.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Sopa do Pobre é oferecida há 90 anos em Porto Alegre pela Sociedade Espírita Ramiro D’Ávila. Fundada em 1932, a instituição distribuía em média 600 refeições por dia antes da pandemia, mas agora o número caiu para 120 marmitas. As quentinhas são destinadas a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social e são servidas nas terças, quartas e quintas-feiras, às 10h na Avenida Getúlio Vargas, perto da Ipiranga. O prato nem sempre é sopa, tudo depende das doações, que podem ser feitas direto na instituição. A sociedade aceita desde alimentos até roupas e dinheiro para reparos na casa.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.