Matinal News

Queda no ritmo de internações por Covid-19 acende alerta

Change Size Text
Queda no ritmo de internações por Covid-19 acende alerta

O que você precisa saber hoje

Queda na ocupação de UTI estaciona, e internações em enfermarias sobem – Ao longo do mês de outubro, a ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 vinha caindo semanalmente em Porto Alegre. Mas a queda parece ter estacionado. A média móvel de leitos ocupados por dia na última semana é igual à da semana anterior (242) e muito próxima à de três semanas atrás (249), segundo reportagem de GZH. Outros dados soam como alertas de que a pandemia está longe de estar controlada na Capital. Os leitos de enfermaria, que tratam pacientes menos graves, atingiram, na última semana, os patamares do início de setembro. O médico e professor de Infectologia da UFRGS Alexandre Zavascki também chama a atenção para o fato de que o ritmo de infecções na cidade não reduziu: a média de novos casos por dia da última semana é próxima à do mesmo período de setembro. 

Leite autoriza casas noturnas, shows, mas sem dança – Era só questão de tempo. Depois de cinemas, teatros e eventos corporativos, o Governo do Estado avançou na flexibilização e liberou a reabertura de casas noturnas e a realização de shows, casamentos e formaturas. A retomada, claro, vem com condições já esperadas – e uma nem tanto. As novas liberações só valem para cidades em regiões de bandeira amarela ou laranja e que já encaminharam a volta das aulas presenciais, além de limitar o número de pessoas nos recintos e prever distribuição de álcool gel e uso de máscaras. Uma das condições do novo decreto, no entanto, é no mínimo estranha: as pistas de dança, mesmo em casamentos, formaturas e casas noturnas, estão vetadas. O decreto, entretanto, não foi bem recebido por empresários.

Debate acalorado – Ao longo de cerca de três horas ontem, 10 dos 13 candidatos à Prefeitura de Porto Alegre participaram do debate realizado pelo Correio do Povo e pela Rádio Guaíba, no Teatro da Amrigs. Atípico neste contexto da pandemia, o encontro presencial, aos moldes mais próximos do que se pode considerar o comum em campanhas, acabou tendo elevação no tom das críticas, que às vezes chegaram até a virar ofensas entre os participantes – a íntegra do debate desta terça está disponível em vídeo. O atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), e a líder nas pesquisas, Manuela D’Ávila (PCdoB) foram os alvos prioritários, porém não os únicos. Aliás, tem novo debate, na RDC TV, a partir das 22h15.

Doações migram para candidaturas na Câmara – Ao menos 10 dos 865 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Porto Alegre já declararam ter recebido mais de 100 mil reais em doações para a campanha. A colunista Rosane de Oliveira chama a atenção em uma análise que aponta que empresários que aportaram recursos ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) quatro anos atrás estão, agora, optando por ajudar a bancar campanhas para o Legislativo e não ao Executivo (🔒)

Outros links:


Palavras inventadas

É provável que você aí que ainda respeita o isolamento social esteja contando bendários, embora sem saber o que significam. Pois Bendário é uma das palavras inventadas por Diego Lops, autor de Magrafo – dicionário de palavras inexistentes. No livro, há 201 verbetes que nomeiam sensações, experiências e hábitos cotidianos compartilhados por muita gente mas ainda sem lugar nos dicionários comuns.
Lops fez uma seleção dessas novas palavras publicadas no seu livro e apresenta outras inéditas com exclusividade para os leitores da Parêntese. Confere neste texto.


ANÚNCIO:

Campanha Sintergs – Não à reforma administrativa

Tem interesse nos espaços de mídia do Matinal? Escreva para [email protected].


Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

O ator Jairo Klein conversa sobre a obra de Fernando Pessoa com escritores Jane Tutikian e José Eduardo Degrazia, às 14h, em live do projeto Estação Cultural, da Trensurb.

E mais.

Assine e receba a agenda completa.


Você viu?

Famosa pelos cartazes pendurados em postes por quase toda Porto Alegre, a detetive Aline está expandindo sua área de atuação. Vai levar sua expertise de flagrar puladas de cerca para Florianópolis – dois detetives da sua equipe de 18 investigadores já estão por lá e, em breve, outros seis também deverão compor o escritório catarinense. “Se Deus quiser, vamos entrar arrebentando”, projetou (🔒).

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.