Matinal News

Ranolfo assume o Piratini, enquanto Leite vê PSDB quase incendiar

Change Size Text
Ranolfo assume o Piratini, enquanto Leite vê PSDB quase incendiar

“Um bom discípulo de um jovem mestre.” Desta forma, o agora novo governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, sinalizou o ritmo que guiará a sua gestão até o fim do ano, quando conclui o mandato para o qual Eduardo Leite foi eleito e renunciou nesta semana. Delegado, ex-chefe da Polícia Civil e até então também titular da Secretaria de Segurança Pública, Ranolfo fica no cargo até 31 de dezembro e é o 27º governador do Estado.

Em seus primeiros momentos como chefe do Executivo, Ranolfo enfatizou que uma das suas prioridades será na área econômica. “A vitória sobre a crise fiscal é um componente importante, não o único, mas o mais facilmente desmontável”, afirmou. “Não vamos reinventar a roda. Vamos dar seguimento a tudo isso que foi feito até aqui. Conseguimos o equilíbrio fiscal e vamos seguir nesta linha.” 

A troca do governador não foi a única no primeiro escalão do Rio Grande do Sul. Ao todo, 11 secretários deixaram seus cargos, quase todos por conta da eleição. Ranolfo é o pré-candidato do PSDB à reeleição, mas não precisa deixar suas novas funções para concorrer a um novo mandato. 

PSDB quase racha e Moro abdica de candidatura

De olho na candidatura ao Planalto, Leite testemunhou um dia bastante atribulado no seu partido, em razão do blefe de João Doria, que ameaçou não renunciar ao Governo de São Paulo para logo depois deixar o cargo e confirmar a pré-candidatura à Presidência da República. O movimento, explicou Doria, teve o objetivo de conseguir apoio explícito do PSDB, o que veio por meio de uma carta. Ele ainda criticou Leite, voltando a insinuar que o gaúcho era golpista – na tréplica, Leite disse que “não há o menor cabimento” no comentário. No entanto, o blefe, segundo o jornalista Gerson Camarotti, poderá custar caro ao paulista.

Em paralelo ao vai e vem no PSDB, o ex-juiz Sergio Moro informou que não mais concorrerá à presidência, abrindo espaço na chamada “terceira via”. Menos de seis meses após se filiar ao Podemos, ele deixou o partido e migrou para o União Brasil, por onde deve concorrer a deputado federal. No último Datafolha, semana passada, ele tinha marcado 8% de intenção de votos, em terceiro lugar.


A pedido do MP, Jairo Jorge é afastado da prefeitura de Canoas

 O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), os secretários de Saúde e de Planejamento e outros servidores foram afastados de seus cargos na manhã de ontem em uma operação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Segundo a investigação, uma organização criminosa estaria estruturada dentro da Prefeitura, inclusive com participação de familiares do prefeito no esquema. As investigações começaram em maio do ano passado, com base em um relatório do Tribunal de Contas que apontava fraude no sistema de saúde de Canoas. “A partir disso se verificou que as irregularidades se estendiam para outros cinco contratos de prestação de serviços, sendo dois deles na área da saúde e que somam o montante de cerca de R$ 66 milhões”, informou o subprocurador geral do MP Júlio Melo. Reportagem de GZH apurou que a Aceni (Instituto de Atenção à Saúde e Educação), que administra hoje o Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antonio Ronchetti, de Canoas, está no centro do esquema.

Ônibus testa pagamento da tarifa por QR Code e deverá aceitar Pix em breve 

Desde a última quarta-feira, a linha Santa Catarina está testando o pagamento da tarifa por meio de QR Code. A tecnologia visa agilizar a entrada de passageiros pagantes nos ônibus que já circulam sem a presença de cobradores em Porto Alegre. A Associação dos Transportadores de Passageiros avalia a funcionalidade do aparelho e, caso aprove, a implementação nas demais linhas será feita ainda neste semestre. A EPTC informou a GZH que recebe relatórios com os resultados. Ainda neste ano, deverá ser possível pagar a passagem dos coletivos através de Pix.

UTIs Covid voltam ao patamar do início do ano

Enfim a onda da ômicron parece que teve fim nas Unidades de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul. Ontem os hospitais voltaram a registrar o mesmo patamar do início do ano, quando os casos de covid-19 começaram a crescer no Estado em razão da nova cepa. A ocupação de 146 leitos era a menor desde 4 de janeiro. Neste pico da doença, o RS chegou a ter 589 pacientes em UTI num mesmo dia, no início de fevereiro. Quanto aos leitos clínicos, ainda que a quantidade de pessoas internadas siga maior do que na virada do ano, os 233 de ontem estão muito abaixo dos mais de 1,4 mil atendidos no começo de fevereiro.

Outros links:

  • Neste sábado, a Prefeitura realiza o Dia D contra a dengue, com vistoria em 31 bairros de Porto Alegre. A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população para que receba as equipes.
  • No domingo, os coletivos TransLAB.URB e Bike Anjo promovem um debate sobre o Plano Cicloviário de Porto Alegre. Vai ser na Lopo Gonçalves, entre a Lima e Silva e José do Patrocínio, com a presença de EPTC e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, às 18h.
  • Entre hoje e segunda-feira, o viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas, estará interditado para manutenção.
  • Porto Alegre registrou ontem a menor mínima para março em uma década: 11,5ºC. Com 2,5ºC, Quaraí, na Fronteira Oeste, foi a cidade com a menor temperatura no Brasil.
  • A despeito do pedido do prefeito Sebastião Melo (MDB), o secretário Cezar Schirmer deixará a Secretaria de Planejamento (🔒). Vereador eleito da Capital, ele planeja concorrer em outubro.
  • A última agenda de Eduardo Leite enquanto governador do RS foi com a secretária Arita Bergmann. Ele confirmou investimentos de 120 milhões de reais no programa Avançar na Saúde.
  • O IFRS tem vagas remanescentes para ingresso ainda neste semestre em cursos técnicos e superiores na Capital, além de cidades da região metropolitana e do interior.
  • E a Unisinos lançou programa de educação midiática sem custo para professores do ensino básico no RS. Um painel com representantes de Unesco, Redes Cordiais e GZH será transmitido amanhã às 11h.
  • O Ministério da Economia liberou um crédito de 1,2 bilhão para agricultores do RS e mais três estados que decretaram emergência devido à seca. No RS, das 497 cidades, 425 decretaram emergência e 410 tiveram os documentos homologados pela União.
  • É sexta-feira, e Juremir Machado está inspirado: “Na altura em que me encontro, pouco acima das nuvens e abaixo do impossível, nada me interessa mais do que as pequenas inutilidades da vida”. Leia a coluna completa aqui.

Carta da Editora

Histórias da ditadura pelas ruas de Porto Alegre

“Afinal, perguntei uma vez para o meu pai se ele já tinha visto alguém morrer:
– Sim, uma pessoa.
– Que pessoa?
– Uma pessoa que estava no porão, no pau de arara.
– Foi tu?
– Não.
– Quem foi?
– Outra pessoa.
– Como?
– Com uma paulada nas costas.
– Como tu sabia que estava morto?
– Cuspiu sangue. Estourou o pulmão.
Suspirou.”

Para cada delírio publicado por alguém do governo Bolsonaro falando em “Revolução” de 1964, existem centenas de documentos e relatos que atestam a barbárie do Golpe Militar no Brasil. O diálogo acima foi a única conversa direta sobre a ditadura militar que a artista Manoela Cavalinho teve com seu pai, agente da polícia gaúcha morto há pouco mais de 20 anos. Ainda levaria um bom tempo para que a filha ligasse o pai às histórias do regime sobre as quais ouvira na escola. Mas esse momento chegou, em 2019, e foi o gatilho para que suas memórias particulares e fragmentadas se juntassem ao mosaico coletivo que faz parte da nossa história. “Foi pelo rádio que compreendi que o Palácio da Polícia, local em que meu pai trabalhava, era também o porão do DOPS.” 

Leia aqui o texto completo da editora Marcela Donini.


Cultura

Slam Peleia volta às ruas para celebrar 5 anos de poesia falada

Foto: Filipe Conde

Um dos principais encontros de poesia falada do RS, o Slam Peleia retoma suas atividades neste domingo (3/4), a partir das 15h, na Cidade Baixa, para celebrar cinco anos de batalhas poéticas. “Precisamos resgatar como tudo começou e como era essa energia de novidade”, explica a produtora cultural Marina Minhote, que integra o coletivo responsável pelo Peleia – formando por seis mulheres – com a cantora Ariel, a poeta Bia Machado, a cantora Dadi, a professora Nati Gaspa e a publicitária Pam MachadoLeia a entrevista de Minhote ao repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Hoje
Às 21h, o Espaço 373 apresenta show do Clube da Esquina Tributo.

Sábado (2/4)
Às 19h, o espetáculo Sbørnia em Revista Ao Vivo será apresentado no Auditório Araújo Vianna.

Domingo (3/4) Às 18h, a OSPA apresenta programa de quinteto de metais na Casa da OSPA.

ara receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Os 250 anos de Porto Alegre agora também serão homenageados por uma cerveja, a Porto Helles Rauch. Leve e equilibrada, combina bem com pratos que vão do churrasco ao xis, segundo o cervejeiro responsável por sua criação, Rodrigo Gruppelli, explicou a GZH. A sua receita ganhou o 9º Concurso Estadual da Associação dos Cervejeiros Artesanais do RS. Por meio de uma parceria da entidade com a cervejaria Alcapone, 250 latas foram produzidas. Mas não para por aí. Outras associações cervejeiras também estão preparando receitas para homenagear – e brindar – a capital gaúcha.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.