Matinal News

RS dá aval para vacinar professores

Change Size Text
RS dá aval para vacinar professores

A Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde emitiram orientação ontem à noite para que os municípios utilizem em outros grupos prioritários doses excedentes de vacinas contra a Covid-19, que são as que ficam disponíveis após a cidade completar 90% da população estimada do público-alvo vigente. Na prática, é um aval para se avançar na imunização de professores e trabalhadores de escolas, iniciando preferencialmente por aqueles que atuam na educação infantil. Até ontem, antes do posicionamento da pasta, ao menos cinco municípios gaúchos já tinham começado a imunizar a categoria, segundo GZH. Em Porto Alegre, a decisão de quando a campanha deve iniciar para a educação deverá ser tomada hoje. Entre funcionários de escolas e professores, são cerca de 10 mil pessoas na Capital. 

Em visita do ministro da Educação, Prefeitura indica instituição para projeto de escolas cívico-militares – O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve no Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre aproveitou a visita para encaminhar a indicação da Escola Leocádia Felizardo Prestes como a primeira a integrar o projeto de escolas cívico-militares na Capital. A intenção da gestão de Sebastião Melo (MDB) é implantar o sistema em outras sete instituições da cidade. A presença de Ribeiro também teve momentos de hostilidade. Enquanto a comitiva se dirigia aos estúdios da Rádio Guaíba, no Centro, um grupo de manifestantes teria tentado agredir o ministro. Na confusão, a Guarda Municipal chegou a disparar dois tiros. Já em Santa Maria, ao participar da inauguração de obras na UFSM, ele ouviu cobranças da reitoria e de alunos sobre os cortes de verbas no ensino superior. Hoje, a Educação é a pasta que mais sofre com o bloqueio de verbas promovido pelo Governo Federal.

Universidades federais gaúchas vivem situação dramática com a falta de orçamento – Ainda em sua passagem pelo RS, o ministro Milton Ribeiro afirmou que os cortes no orçamento de universidades devem “adiar projetos” das instituições. Ele condicionou a situação do orçamento à arrecadação de impostos por parte do governo federal: “Se aumentar, seguramente a educação será privilegiada”, afirmou ele, atribuindo uma queda nas receitas à paralisação da economia em razão da pandemia. Levantamento do G1 apontou que universidades federais no RS tiveram cortes de até 20% em seus orçamentos e, assim como a UFRJ, a UFSM e Furg podem ter as atividades inviabilizadas devido à situação.

Vacina, sim!

Porto Alegre segue a vacinação contra a Covid-19 hoje para pessoas com comorbidades com 35 anos ou mais em 33 unidades de saúde e 21 farmácias conveniadas. A faixa etária para quem precisa tomar a segunda dose de CoronaVac foi ampliada para 69 anos. O complemento da imunização será realizado em 12 unidades de saúde. A vacinação em gestantes e puérperas sem comorbidades está suspensa

Outros links:

  • CEEE-T irá a leilão em 29 de junho com preço mínimo de 1,69 bilhão de reais. Enquanto abre caminho para a negociação do setor de transmissão da empresa, o Executivo terá de lidar com a decisão da Justiça que barrou a homologação da privatização da CEEE-D.
  • Uma escola de Caxias suspendeu as aulas após a confirmação de 12 casos de Covid-19 – justo em um novo momento de alta nas internações relacionadas ao coronavírus na Serra. Professoras do local isentaram a instituição de uma eventual culpa no contágio.
  • Para reforçar equipes que atuam na linha de frente do combate a pandemia, Prefeitura de Porto Alegre abriu seleção para contratação temporária de profissionais.
  • Com menos de 20% da ocupação, hotéis da Capital buscam alternativas para superar a crise econômica. Seis estabelecimentos do segmento foram fechados desde o início da pandemia.
  • Em meio ao corte de recursos, a conclusão das obras da ponte do Guaíba será repassada à iniciativa privada (🔒), a pedido do Ministério da Infraestrutura. Faltam terminar quatro alças de acesso. 
  • medida que impede o corte do serviço de água fez a inadimplência no segmento crescer 180% na Capital. A norma é válida por tempo indeterminado, mas a dívida permanece.
  • De shoppings a universidades, Porto Alegre teve 53 projetos urbanísticos de grande porte aprovados nos últimos 10 anos, conforme um levantamento feito pela UFRGS.
  • Estudo do DEE constatou que exportações do agronegócio gaúcho cresceram 8,4% entre janeiro e março, na comparação com o mesmo período de 2020.

Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Às 18h, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Instituto Estadual de Cinema dão início à série de atividades 3x Scliar, em torno das obras do artista plástico Carlos Scliar, do fotógrafo Salomão Scliar e do escritor Moacyr Scliar, em celebração à fundação do Estado de Israel.

O saxofonista Ronaldo Pereira apresenta seu primeiro álbum no projeto Mistura Fina, às 18h30, ao lado de Ras Vicente (piano), Rodrigo Arnold (contrabaixo) e Martin Estevez (bateria).

Às 21h, a cantora Pâmela Amaro conversa com lideranças do grupo Jongo Mistura da Raça (SP) sobre danças de origem africana na live No Avesso do Samba.


E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

O patrimônio arquitetônico de Porto Alegre agora pode ser visitado pelo Guia Arqpoa, um passeio online idealizado pelos arquitetos e urbanistas Rodrigo Poltosi e Vlademir Roman. Com textos, fotos e informações de mais de 100 obras, a ideia do acervo é valorizar a história e a evolução urbana e arquitetônica da Capital, que, para os idealizadores do projeto, é pouco evidenciada. O guia, desenvolvido para os moradores e turistas, permite aproximar-se das muitas obras ali representadas. “Como diz Walter Benjamin, a cidade é um livro de pedras. Se a gente não lê, não a reconhece como cultura e testemunho da história”, frisa Roman.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.