Matinal | Matinal News

RS não registra óbitos pela primeira vez em quase dois anos

Change Size Text
RS não registra óbitos pela primeira vez em quase dois anos

 Pela primeira vez desde abril de 2020, o Rio Grande do Sul não registrou mortes decorrentes de covid-19 no domingo. Apesar de ser um dia em que normalmente os registros ficam represados, o número zero segue a tendência de queda conforme dados do Painel Coronavírus RS, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde. A média móvel de mortes caiu para 13, a menor notificada desde janeiro deste ano. No Brasil, o número de novos casos de covid registrados ontem foi o menor desde 2 de janeiro, com uma redução de 42% na média de positivados em relação a duas semanas atrás.

Secretário de Mobilidade quer mudar relação com o Uber

Novo secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior disse em entrevista ao Jornal do Comércio que o transporte por aplicativo precisa contribuir mais para a cidade. No entanto, ele confirmou que segue a orientação do Paço e não pensa na criação de uma taxa para serviços como o Uber. Ele, ainda assim, deu a entender que a Prefeitura pensa numa maneira diferente do relacionamento desses carros com a Capital: “Precisa ter o mínimo de regularização para que possa contribuir positivamente na mobilidade urbana, no deslocamento das pessoas, para servir com segurança”, disse ele, que explicou que uma de suas primeiras missões na pasta é avaliar a situação dos ônibus na Capital. Citando o exemplo de Gravataí, onde também foi secretário de mobilidade, quando a tarifa baixou no município, o número de passageiros cresceu “imediatamente” – o que aconteceu também em cidades que adotaram a medida como Viamão, Esteio e Cachoeirinha.

MDB confirma Gabriel Souza, e Leite deve encaminhar futuro hoje 

O MDB confirmou o nome do deputado estadual Gabriel Souza à corrida pelo Palácio Piratini. O nome dele foi escolhido pelo diretório da legenda, após semanas de crises internas e indefinições. Hoje à tarde, o governador Eduardo Leite dará uma coletiva de imprensa na qual deverá abordar o seu futuro político. Com aspirações de concorrer à presidência, ele precisa renunciar ao cargo até sábado para se tornar apto a disputar o Planalto. A pessoas próximas, ele disse que ainda não definiu se seguirá no PSDB ou se migrará ao PSD. A tendência, segundo a jornalista Rosane Oliveira, é de renúncia ao cargo e permanência no PSDB(🔒). Pré-candidato à sucessão, o vice Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) irá acompanhá-lo em caso de troca de partido. No lado da esquerda, o PDT ainda insiste em contar com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, de quem espera uma posição final após o Gauchão, que termina no próximo sábado – e que o Grêmio tem boas chances de sair campeão.


Entenda o debate sobre a roda-gigante em Porto Alegre

Menos de uma semana atrás, Porto Alegre recebeu a notícia de que a Prefeitura autorizou a instalação de uma roda-gigante no Parque Harmonia. Saindo do papel, será uma instalação relevante: seus 66 metros de altura são equivalentes a de um prédio de 22 andares. E isso a não muitos metros da Orla do Guaíba. 

De pronto, fez-se o debate: até que ponto irá valer a pena ter um equipamento desses numa região privilegiada da cidade? O Matinal conversou com urbanistas a respeito para apresentar pontos de discussão sobre o assunto, que passam desde a interferência na paisagem a uma possível gentrificação da região, próxima ao Centro da Capital. 

O debate fomentado na reportagem ainda identificou pontos como a falta de uma pedagogia urbanística à população e a importância da paisagem da cidade sob a ótica intergeracional, além de abordar uma perspectiva liberal sobre áreas públicas concedidas para a iniciativa privada.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • O Governo do Estado emitiu um alerta epidemiológico por conta do aumento dos casos de dengue. Já foram registrados mais de 2,2 mil casos em 2022, sendo a maioria autóctone.
  • A UFRGS informou em audiência de conciliação na semana passada que já tem um prédio para abrigar a Casa dos Estudantes Indígenas. O local segue em sigilo porque, segundo a instituição, o prédio ainda está ocupado.
  • Aliás, a UFRGS adquiriu microscópios eletrônicos de última geração para o Centro de Microscopia e Microanálise, no Campus do Vale. O equipamento chega em abril de 2022 e vai transformar o centro em um dos mais equipados da área no País.
  • Nadine Anflor, chefe da Polícia Civil, será candidata a deputada estadual. Aliada do governador Eduardo Leite, ela deve ir para União Brasil, PSD ou PSDB. A informação é da jornalista Rosane de Oliveira(🔒).
  • O sindicato dos trabalhadores da Fundação de Proteção Especial do RS alerta para problemas no acolhimento de adultos com deficiência por parte do governo do RS. Tema será debatido na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa na quarta-feira.
  • A quarta edição da consulta pública Cidades Sustentáveis, que investiga a profundidade dos impactos da pandemia, segue aberta até 31 de março. Você pode participar neste link.
  • E aos concurseiros de plantão, a semana começa com 28 editais de concursos públicos com inscrições abertas no RS.

Juremir Machado

Alain Delon quer morrer

Corria atrás das celebridades do cinema e tentava agarrar a alma delas em poucos e consistentes minutos. Esse era o jogo. Em Veneza, entrevistando Geraldine Chaplin, senti que ela era uma mulher feliz, algo quase contagiante. Aquilo me veio como uma poderosa intuição. Disse isso a ela, que riu e falou com suavidade: “Estou serena, agora”. Em seguida, ainda em Veneza, entrevistando Mario Vargas Llosa, contei-lhe da minha impressão da filha de Charles Chaplin. O grande escritor observou: “Há uma luz no rosto dela”. Delon parecia acossado pela enorme fama da qual continuava a desfrutar passados os seus belos anos. Leio agora entrevistas dele onde fala do seu desejo de morrer e sinto que está sereno. Pode, contudo, estar sereno um homem que se prepara para morrer?

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

Onde assistir aos filmes do Oscar 2022

Foto: “Ataque dos Cães”. Foto: Netflix/Divulgação

Assistiu ontem à cerimônia do Oscar e quer saber onde encontrar os filmes que disputaram a 94ª edição do prêmio? A maior parte dos indicados está disponível para assistir no streaming ou alugar em plataformas digitais – mas vários títulos ainda estão cartaz nos cinemas do país ou devem estrear em breve. Não perde a lista enviada na newsletter #207 de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Vitor Ramil lançou Rilke Shake, canção que abre o álbum Avenida Angélica, dedicado à poesia de Angélica Freitas – relembre a entrevista do repórter Ricardo Romanoff com a escritora.

Arthur de Faria e a editora Arquipélago lançaram um financiamento coletivo para a publicação do primeiro volume de Porto Alegre: Uma Biografia Musical – confira as colunas do músico na Parêntese.

Em formato voz e violão, Pablo Lanzoni e Thiago Colombo divulgaram o single Cordel, com participação de Bianca Gismonti ao piano.


Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Dentre as várias celebrações pelo aniversário de Porto Alegre, duas foram dedicadas à história da Prefeitura. Uma delas foi a homenagem do Executivo aos nove ex-prefeitos vivos em um encontro no Paço Municipal. Sete ex-mandatários se juntaram a Sebastião Melo: Guilherme Socias Villela, João Dib, Olívio Dutra, Raul Pont, José Fogaça, José Fortunati e Nelson Marchezan Júnior. Aproveite para relembrar a história desses e dos outros mandatários da Capital, no especial Prefeito da Semanapublicado pelo Matinal em 2020. A outra celebração que marcou os 250 anos da cidade foi a entrega do prédio da Prefeitura à Secretaria de Cultura, que vai transformar o Paço Municipal no Museu de Porto Alegre, com atividades culturais, exposições de arte e um memorial sobre o Centro Histórico.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.