Matinal News

RS registra mais 11 mortes por dengue e total vai a 26

Change Size Text
RS registra mais 11 mortes por dengue e total vai a 26

Mais 11 mortes foram registradas no Rio Grande do Sul por conta da dengue – o número equivale a mesma quantidade de vítimas de todo o ano de 2021. Com a atualização, confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o total de óbitos no Estado saltou para 26, sendo que 19 envolveram pessoas com 70 anos ou mais. Neste ano, já foram confirmados ainda mais de 21 mil casos da doença em solo gaúcho, ou seja, autóctones. Segundo a secretaria, os números de diagnósticos e de mortes em 2022 são os maiores já registrados no Rio Grande do Sul dentro de um ano. Dos 497 municípios gaúchos, 444 são considerados infestados pelo Aedes aegypti.

Romildo abre mão de concorrer ao Governo do Estado

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, anunciou que permanecerá no cargo à frente do clube, abrindo mão assim de concorrer a governador do Estado pelo PDT. O dirigente disse que quer continuar no comando da entidade até o fim do seu mandato, em dezembro. A novela de sua candidatura se arrastava há alguns meses e seu lançamento era considerado relevante pelo diretório nacional para garantir palanque a Ciro Gomes no RS. “Cometi o erro de ter demorado na resposta. Deveria ter encerrado o assunto muito antes”, disse Romildo, que chegou a estar em segundo lugar nas intenções de voto em pesquisa do mês passado. Sem ele, o PDT passa a considerar lançar o ex-deputado Vieira da Cunha à corrida pelo Piratini.

Liminar determina que vice-reitora participe de reuniões da UFRGS

A partir do alegado esvaziamento das funções da vice-reitora da UFRGS, Patrícia Pranke, a Justiça Federal concedeu uma liminar para que ela possa participar de reuniões e processos internos da reitoria. A decisão, proferida pelo juiz substituto Diogo Edele Pimentel, da 1ª Vara Federal de Carazinho, na região Norte do RS, determina ao reitor Carlos Bulhões que convoque Pranke com antecedência de 24 horas para reuniões em que ele esteja presente e tenha chamado outras lideranças, ou que sejam encontros com pautas relevantes à comunidade acadêmica. Bulhões ainda não poderá impedir ou criar obstáculos para um diálogo com a vice-reitora e terá de liberar acesso a pastas que os demais membros do departamento já acessam.

Outros links:


  • A aplicação da vacina contra a gripe nos postos de saúde teve o público ampliado e passa a atender também a crianças entre 5 e nove anos, além de adultos com mais de 55 anos.
  • Além de se vacinar, vale separar um casaco. Uma massa de ar polar alcança o RS a partir de hoje e será sentida nos próximos dias, inclusive com chance de neve na Serra.
  • A Prefeitura iniciou um plano para reduzir as emissões de carbono em Porto Alegre. A meta estabelecida pela administração municipal é planejar como a cidade irá reduzir as emissões em 50% até 2030 e chegar a zero até 2050.
  • A bancada de oposição na Câmara protocolou no MP pedido de investigação acerca de um terreno que seria público, mas está cercado de tapumes de uma construtora. A Prefeitura informou ao Matinal que, após análise nesta quinta, a situação no local está regular.
  • Projetos de escolas gaúchas reforçam aprendizagem da matemática no Ensino Médio. No início do mês, a Seduc divulgou que somente 1% dos estudantes do último ano da rede estadual apresentam desempenho adequado na disciplina.
  • Os registros de homicídios e feminicídios caíram em abril, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do RS. Nove mulheres foram mortas em abril no Estado, cinco a menos do que no mesmo mês do ano passado.
  • O preço da gasolina no Estado voltou ao nível anterior à redução da alíquota do ICMS. Segundo especialistas, a alta do combustível foi influenciada pela política de preços da Petrobras.
  • Enquanto isso, os estados deixaram de arrecadar até abril 16,2 bilhões de reais em ICMS por conta do congelamento da base de cálculo do preço dos combustíveis. Até o final de 2022, o montante deverá chegar a 37,2 bilhões.
  • Um homem em Caxias do Sul auxiliou um atleta cubano que participava das Surdolimpíadas a fugir. Em depoimento à Polícia Federal que Yunior Enrique Diaz Vazquez partiu para outra cidade brasileira por vontade própria.
  • Neste 13 de maio, Juremir Machado da Silva relembra a data que entrou para a história em 1888: “O imaginário social estava dominado pela ilusão de um final feliz para um longo pesadelo”. Leia a coluna completa.

Nova alta de covid reforça importância da vacinação e do uso de máscaras em locais fechados

Com um aumento sustentado de casos que já dura pelo menos um mês, a nova onda de covid-19 no Rio Grande do Sul pode não ter o potencial de danos das anteriores. Ainda assim, requer cuidados, que passam pelo reforço do uso de máscaras em locais fechados e a vacinação completa. De acordo com especialistas ouvidos pelo Matinal, é a imunização da população que tem evitado as cenas dramáticas das altas anteriores da doença.

Dados da Secretaria Estadual da Saúde e da Abrafarma apontam que o crescimento de diagnósticos de coronavírus ganhou corpo apenas duas semanas após a retirada da obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados em Porto Alegre. Para o infectologista Alexandre Zavascki, a forma dos anúncios passou a impressão de que a pandemia havia acabado. “Infelizmente a gente seguiu o caminho errado que outros locais já tinham feito. Estamos vendo agora a mesma consequência”, disse.

O total de casos, porém, pode ser ainda maior, considerando a redução de testes realizados em função dos autotestes que estão nas farmácias. A situação pode comprometer a vigilância genômica no RS, num momento em que pelo menos duas subvariantes da ômicron geram mais preocupação por conta de suas transmissibilidades.

Em reportagem publicada nesta sexta-feira, o Matinal contextualiza esta nova onda e a compara com as altas passadas de covid no RS. Especialistas ouvidos apontaram os caminhos errados que foram tomados recentemente e indicaram medidas que podem amenizar a situação. Spoiler: todo mundo conhece.

Leia a reportagem completa


Carta da Editora

Censura por todos os lados

Trezentos e dez mil reais é o que o jornalista Rubens Valente foi condenado a pagar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes por danos morais pela publicação do livro Operação Banqueiro. Escrita pelo repórter e lançada em 2014, a obra conta os bastidores da investigação sobre os negócios do banqueiro Daniel Dantas, preso em 2008. Entre os personagens que aparecem no livro está Mendes, em função de duas decisões suas que garantiram a liberdade do banqueiro.

A história dessa condenação sem precedentes foi relatada pela Agência Pública. Além do montante – que “representa tudo que o jornalista conseguiu juntar em mais de 30 anos de trabalho como repórter” –, foi determinado que, em uma eventual reedição do livro, seja incluída a sentença e a transcrição integral e fiel da petição inicial interposta pelo ministro, o que daria cerca de 200 páginas adicionadas ao livro. Na prática, a decisão baniu a obra do mercado brasileiro, já que Valente e a editora Geração Editorial afirmaram que não vão reeditá-la nesses termos. “Seria uma fraude intelectual e editorial”, disse o repórter à Pública.

Leia aqui a coluna completa da editora Marcela Donini.


Cultura

A selva sonora de Cleômenes Junior

Foto: Elizabeth Thiel

O instrumentista Cleômenes Junior apresenta o EP Selva Urbana nesta sexta-feira, às 21h, no Agulha. Com sonoridade que mescla jazz e reggae, entre outros estilos, o disco é o primeiro trabalho solo do músico, que integra os grupos Trabalhos Espaciais Manuais e Lucas Brum Big BandLeia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)

Hoje
A cantora Adriana Deffenti apresenta Canções para Suportar o Caos, às 20h30, no Gravador Pub.

Sábado (14/5)
Às 10h30, entra em cartaz a mostra Presença Negra no MARGScom curadoria de Igor Simões Izis Abreu

Domingo (15/5)
Às 13h, o Grupo Signatores apresenta o curta Romeu e Julieta, em Libras, com elenco de atores surdos, em sessão comentada do Cultura Inglesa Festival.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Astrônomos apresentaram ontem, pela primeira vez, a imagem de um buraco negro no centro da Via Láctea, chamado de Sagitário A*. Pesquisadores envolvidos no tema afirmaram que a figura forneceu pistas de como o objeto celeste funciona. A imagem, ainda que um tanto embaçada, diz muito aos cientistas. Além de ser a primeira evidência visual direta da existência do buraco negro da Via Láctea, mostra como se dá, por exemplo, a atração gravitacional por lá. “Essas observações sem precedentes melhoraram muito nossa compreensão do que acontece no centro de nossa galáxia e oferecem novos insights sobre como esses buracos negros gigantes interagem com o ambiente”, afirmou o colaborador da Event Horizon Telescope, Geoffrey Bower.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.