Matinal News

RS registra sete casos de estupro de vulnerável por dia

Change Size Text
RS registra sete casos de estupro de vulnerável por dia

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) apurados por GZH mostram que, nos últimos 12 meses, o Rio Grande do Sul teve 2.725 crianças ou adolescentes de até 13 anos vítimas de violência sexual. O número representa sete casos de estupro de vulnerável por dia no período, com mais de 80% das agressões dirigidas contra meninas. A Polícia Civil informou que 84% dos crimes ocorrem em casa e são cometidos por alguém em quem a criança confia. Pai, padrasto e avô são os principais responsáveis, mas foram registrados situações de envolvimento com a mãe. Denúncias podem ser feitas de forma anônima à Brigada Militar por meio do número 190.

Sul do Brasil tem menos mortes de crianças por covid

A região sul do Brasil foi a que menos registrou morte de crianças entre 0 e 5 anos por covid-19 entre 2020 e 2021. RS, PR e SC, que têm juntos 14% da população brasileira, contaram 7,3% dos óbitos nessa faixa etária na média dos dois anos. Em 2022, a média de mortes para o grupo teve uma leve queda. Em 2020 e 2021, foram 1.439 mortes nesse grupo no Brasil, uma média de duas por dia. Em 2022, são pelo menos mais 291 mortes abaixo dos cinco anos até o dia 11 de junho, uma média de 1,8 por dia. Não há autorização para vacina em crianças desta faixa etária no Brasil – a Anvisa analisa o pedido do Butantan desde março e, recentemente, a Pfizer indicou que irá pedir registro de seu imunizante para as crianças, só que não há prazo para isso.

Venda de gás de cozinha cai no RS mais do que a média nacional

A queda na venda de gás de cozinha no Rio Grande do Sul foi maior do que a média nacional nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados da ANP. Enquanto a redução no consumo foi de 5,6% no país, no RS foi de 9,5%, o segundo maior índice do levantamento, atrás apenas de Minas Gerais (-10,3%). O recuo ocorreu mesmo com a implementação do Auxílio Gás pelo Governo Federal, em novembro do ano passado. O benefício, que no Rio Grande do Sul é destinado a cerca de 140 mil famílias, banca menos da metade do botijão de 13 quilos. No fim de abril, o sindicato representativo dos revendedores de gás no Estado havia percebido uma mudança no perfil de consumo, com maior busca pelo botijão de oito quilos.

Porto Alegre tem quase 100 postos de saúde com administração terceirizada 

Cerca de oito em cada dez postos de saúde de Porto Alegre são administrados por terceiros – e esse índice aumentará em breve. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, hoje são 99 unidades contratualizadas, número que deve crescer para 114 e depois para 132, dando cabo a um processo iniciado em 2020 com base na Lei de Parcerias. Ao Diário Gaúcho, a Prefeitura garantiu que esse tipo de convênio tem garantido maior número de equipes completas nos locais. Também ouvida pela reportagem, a professora de saúde coletiva e epidemiologia da Feevale Solange Shama ressalta que é importante evitar rotatividade dos profissionais. A atenção primária, destacou, exige relação de confiança entre pacientes e equipe, que leva tempo até ser construída. 

South Summit tem mais cinco edições confirmadas para o RS

Pelos próximos cinco anos, o South Summit Brazil será realizado em Porto Alegre. A confirmação se deu por parte do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que vê Porto Alegre se colocando no mapa da tecnologia e da inovação mundial. A ideia, de acordo com o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, é manter o evento no Cais Mauá, onde ele ocorreu em março, trazendo ao local mais de 20 mil pessoas passassem e 2,5 mil startups. A edição de 2023 já está agendada para os dias 29, 30 e 31 de março.

Outros links:

  • A partir de hoje, a segunda dose de reforço contra a covid está liberada a quem tem 50 anos ou mais. Até o fim desta semana, o público será expandido para pessoas a partir dos 44 anos.
     
  • O corpo do vereador Mauro Zacher será velado hoje na Câmara. A abertura para o público em geral ocorre às 9h. O enterro será às 16h30, no Cemitério São João.
     
  • Os quiosques que foram instalados esse mês no trecho 1 da Orla do Guaíba estão esperando a ligação da energia elétrica para começar a operar. Ainda não há data de abertura para as oito barracas.
     
  • A Fraport tem planos de transformar o antigo terminal do Salgado Filho em um complexo com centro comercial ou gastronômico (🔒).
     
  • Os dias frios e úmidos aumentaram a procura por lavanderias no RS em 30% nos últimos três meses. Segundo o Sindicato das Lavanderias e Similares do RS, o aumento em junho foi de 12% em relação ao mesmo período de 2021.
     
  • Ao lado de outras duas refinarias, a Refap, em Canoas, voltou a ser colocada à disposição para processo de alienação pela Petrobras.

Mulher negra

A atriz e professora Dedy Ricardo reflete sobre sua negritude e seu papel na luta antirracista e feminista.

Embora meu colega do jardim provavelmente ignorasse a origem do discurso que veiculava na pracinha da escola, no início dos anos 1980, esse mesmo discurso já o constituía e também a mim. Felipe percebia-se como superior em relação a mim, por ser branco, de forma que cabia a mim a conversão que possibilitaria o nosso “namoro”. Ele sabia que só poderia amar uma menina branca. Eu compreendi que, para igualar-me a ele, para merecê-lo, precisava embranquecer-me.

Leia o texto completo aqui


Cultura

“Lightyear” não é “Toy Story”

Foto: Disney

Animação em cartaz nos cinemas brasileiros, Lightyear (2022) decepcionou nas bilheterias na América do Norte. Por aqui, a performance do aguardado spin off da franquia Toy Story voou mais alto proporcionalmente, desbancando Top Gun: Maverick do atual topo nacional de bilheterias. O fraco desempenho comercial geral do longa é reflexo da expectativa frustrada em relação a uma produção da Pixar, conhecida pelo alto nível de seus filmes e pelo envolvimento do público com suas histórias – Lightyear está distante literalmente anos-luz de Toy StoryLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Cinemateca Paulo Amorim participa da programação do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) com a exibição, às 19h, de Caleidoscópio, de Benito Schmidt, seguida de debate.

O artista Sandro Ka inaugura a exposição Antes que a Noite Acabe, às 19h, na CCMQ, com performances de Cassandra CalabouçoCharlene VoluntaireGloria Crystal e Laurita Leão.

A cantora Valéria Barcellos apresenta o show Saraval, às 19h, na Biblioteca Pública do RS, e a partir das 20h, no Gravador Pub.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Sem dúvida uma das torcidas organizadas mais marcantes da história do Grêmio, a Coligay completa em 2022 45 anos de fundação. Nesta reportagem, o Globo Esporte recupera a história do grupo que quebrou paradigmas no antigo Estádio Olímpico. Em meio ao ambiente machista do futebol, a Coligay superou a desconfiança e o preconceitos, conquistando respeito e um lugar na história do clube – além de, veja só, fama de pé-quente.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.