Matinal News

RS viveu pico da Covid-19 na metade do inverno

Change Size Text
RS viveu pico da Covid-19 na metade do inverno

RS viveu o pior da pandemia na metade do inverno 

No início da pandemia do novo coronavírus, uma das preocupações das autoridades era com o fato de o auge da contaminação tender a coincidir com o inverno, estação que, na Região Sul, costuma ver os índices  de mortalidade associadas a insuficiência respiratória crescerem.  

E, de fato, o Rio Grande do Sul viveu na metade da estação mais fria o pior momento da pandemia, conforme indicam os pesquisadores da Rede Análise Covid, em um estudo produzido especialmente para o Matinal. A média móvel de óbitos chegou a 59 por dia, no início de agosto. 

No período mais letal, a proporção do Estado foi equivalente à média nacional. A diferença, porém, ocorreu depois. No RS, depois do pico houve, primeiramente, um declínio, seguido de oscilações. No Brasil, esse auge durou dois meses e meio, desde antes do inverno.

O jornalista Luiz Antônio Araujo detalha o estudo, que também analisa o panorama atual, em reportagem publicada nesta quinta-feira, no site do Matinal.

Leia aqui a reportagem


O que mais você precisa saber


Pesquisa aponta Manuela D’Ávila na frente – Pesquisa da empresa Real Time Big Data coloca a Manuela D’Ávila à frente na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre. Na votação estimulada, a candidata do PCdoB aparece com 21% das intenções de voto, seguida por José Fortunati (11%), do PTB. O atual prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) contabilizam 10% cada. Juliana Brizola (PDT) tem 4%, enquanto Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD) aparecem com 3% cada e Gustavo Paim (PP), com 2%. Demais candidatos somaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos chegam a 15%, e 18% não sabem ou não responderam.

Menos de 1/3 dos pré-candidatos à Câmara Municipal são mulheres – Dos 822 pré-candidatos a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, 270, ou 32,8%, são mulheres. O percentual aumentou 1,1% em relação ao pleito de 2016 e ainda pode mudar porque o prazo para o registro definitivo das candidaturas vai até as 19h deste sábado. Mas a tendência é que se confirme a baixa presença feminina no processo. Conforme mostrou a reportagem do Matinal em parceria com Afonte Jornalismo de Dados, as mulheres de Porto Alegre estão sub-representadas na Câmara Municipal hoje: ocupam apenas cinco das 36 cadeiras, enquanto são 55% da população da Capital.

Porto Alegre considera cedo para volta das torcidas a estádios – O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre entende que é prematura a volta das torcidas as arquibancadas da Arena do Grêmio, do Beira-Rio e do Passo D’Areia em outubro. A manifestação ocorreu no dia seguinte ao Ministério da Saúde permitir que a CBF autorizasse o retorno de até 30% da ocupação nos estádios. Hoje, a entidade que rege o futebol brasileiro terá uma reunião com clubes das séries A e B para tratar do assunto. Especialistas consultados por GZH elogiaram a decisão do município e consideram precipitado a volta de torcedores às arquibancadas. Neste mês, a Associação Médica do Texas fez uma classificação do risco de contaminação em atividades. O gráfico considerou evento esportivo em estádio como de alto risco

Lojistas deverão desocupar a CCMQ – Os comerciantes que utilizam espaços na Casa de Cultura Mário Quintana têm até o dia 30 de setembro para desocupar o imóvel. Segundo os lojistas, a decisão foi tomada no início da pandemia, em março, pela Associação dos Amigos Casa de Cultura Mário Quintana. Alguns dos proprietários se mostraram indignados com a situação, alegando que esperavam recuperar o prejuízo dos meses parados com o retornos da atividade do comércio. A CCMQ, que acaba de completar 30 anos de atividades, teve ainda as salas de cinema e teatro interditados para adequações do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios.

Outros links:


Cultura

O filme Videodança: Um Longa-Metragem em Dois Atos, da escola Gira Centro de Dança, será exibido no Drive-in Air Festival em duas sessões, às 18h e 20h.

As escritoras Lilian Rocha e Atena Beauvoir falam, às 20h, sobre suas obras e processos criativos, com mediação da livreira Nanni Rios, na série O Feminino e a Arte, do projeto Arte Sesc – Em Casa com Você. Após o bate-papo, às 22h, será lançado o vídeo do espetáculo Viúvas – Performance Sobre a Ausência, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

– E mais de 20 eventos para os próximos dias.

Esses são alguns eventos selecionados pela nossa equipe de cultura. Assine o Matinal e receba a agenda cultural completa todos os dias.


Você viu?

Algumas histórias têm a capacidade de provocar lágrimas. Outras, nos fazem sorrir. Esta é um belo exemplo dos dois. Elen Cristina Gonçalves da Silva, uma mulher de 52 anos de Sapucaia do Sul, perdeu seu emprego durante a pandemia. Isso a impediu de contratar mão de obra, mas não de realizar um grande sonho: construir a casa própria. Ela então, como tantas outras que passam pelo drama do desemprego, economizou de sua única fonte de renda, o auxílio emergencial, para comprar o material e erguer sozinha, com as próprias mãos, as paredes que formarão seu lar. A ajuda de amigos e familiares é fundamental, mas desconhecidos, que muitas vezes não são estranhos ao drama de Elen, podem ajudar através de uma vaquinha virtual, que busca arrecadar R$ 45 mil para ajudar a pôr de pé mais esse exemplo de superação, um alicerce do povo brasileiro, apesar de tudo.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.