Matinal News

Sem vacina para todos, categorias tentam se adiantar na imunização

Change Size Text
Sem vacina para todos, categorias tentam se adiantar na imunização

Motoristas e cobradores reivindicam vacinas – Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, diferentes categorias buscam antecipar a chegada da imunização contra o coronavírus a seus profissionais. O Sindicato dos trabalhadores em empresas de transporte de Porto Alegre buscou articular com a Prefeitura Municipal ao menos 3 mil doses para motoristas e cobradores, cujo contingente é de cerca de 6,7 mil. Esses profissionais são de uma categoria dentre as quais houve mortes em excesso em janeiro e fevereiro, segundo levantamento feito pelo Lagom Data ao El País. Ainda assim, eles são somente 23º dos grupos de risco priorizados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) – o RS atualmente vacina o grupo 11. O Município alega que não pode ir contra as determinações do PNI.

Reclamações também na área da Segurança – Mas mesmo entre os profissionais da área de segurança, que foram passados à frente na ordem de vacinação e começaram a ser vacinados ainda no fim de semana, há descontentamento. Agentes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) questionaram o fato de terem sido excluídos da primeira leva para a classe, ainda que sigam trabalhando na rua e com exposição à contaminação. A Secretaria de Segurança Pública informou que o IGP, assim como o Detran, deve ser contemplado após a chegada do próximo lote de vacinas ao Estado, o que ainda não tem data para ocorrer, mas, caso o ritmo das últimas semanas se mantenha, pode desembarcar nos próximos dias.

Publicidade
Publicidade

Piratini reforça importância da fiscalização contra disseminação da Covid-19 – O governo do Estado esteve reunido com a Famurs e com 27 representantes de associações regionais para discutir a pandemia da Covid-19 e um possível afrouxamento das restrições para evitar a disseminação da doença. Durante o encontro, o governador Eduardo Leite (PSDB) salientou a importância da fiscalização e condicionou a redução de medidas aos planos de controle de circulação de pessoas que as cidades precisam apresentar. A administração ainda vai disponibilizar até 4,4 milhões de reais para que as prefeituras possam contratar agentes de fiscalização. O cenário do RS diante do coronavírus ainda não é considerado animador, uma vez que ainda há 250 pacientes aguardando remoção para um leito de UTI. 

Secretária de Educação defende escolha de pais por alunos em sala de aula – A retomada das aulas presenciais é uma das prioridades na educação do governo do Rio Grande do Sul. No entanto, em entrevista a GZH, a nova secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, afirmou que não encara a volta de alunos às salas como algo obrigatório. Segundo ela, as escolas precisam estar disponíveis para os pais que quiserem. As famílias que optarem pela continuidade do ensino remoto poderão fazê-lo. Raquel, porém, advertiu que o ensino online tem causado efeitos importantes em crianças, como ansiedade e depressão. A administração estadual ingressou no STF com um novo recurso para garantir a volta das aulas presenciais. Na ação, o Estado entende que a retomada das aulas presenciais seria viável com o cumprimento das medidas sanitárias. Em março, a Assembleia aprovou o projeto que considera educação infantil e fundamental como atividade essencial.

Porto Alegre ganha o primeiro centro de referência ao imigrante – Porto Alegre passou a contar com o primeiro Centro de Referência ao Imigrante. O local, que funciona na Rua dos Andradas, tem uma equipe composta por advogado, psicólogo, assistente social, além de mediadores comunitários. O grupo deverá auxiliar os cerca 30 mil estrangeiros de 52 nacionalidades que vivem na cidade. De acordo com a coordenadora do centro, Aurora Ribeiro, os atendimentos mais procurados são aqueles relacionados ao trabalho e à moradia. A organização da sociedade civil que irá gerir o espaço será A Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais, que foi definida por chamamento público.

Vacina, sim!

Idosos com idade de 65 anos podem começar a se vacinar contra a Covid-19 em 38 unidades de saúde e três pontos de drive-thru. O dia também será de aplicação de doses em agentes de segurança com 50 anos ou mais e também profissionais de saúde de determinadas categorias, que podem ir a farmácias conveniadas.

Outros links:

  • O julgamento dos quatro réus do incêndio da Boate Kiss, que matou 242 pessoas em 2013 em Santa Maria, foi marcado para o dia 1º de dezembro. O júri irá ocorrer em Porto Alegre e também dependerá da evolução da vacinação contra o coronavírus.
  • Ex-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ernani Polo (PP) foi internado com Covid-19. O parlamentar está na Santa Casa e seu quadro de saúde estável, mas inspira cuidados.
  • Quem também testou positivo foi o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi. O treinador, inclusive, não viajou ao Equador, onde o Tricolor irá enfrentar o Independiente Del Valle pela Libertadores.
  • O governo do RS lançou um programa voltado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O “TEAcolhe” irá criar 30 centro regionais de referência para fortalecer as redes municipais de saúde no auxílio às pessoas com autismo e seus familiares.
  • O TJ aprovou o novo Plano de Carreira dos Servidores. Dentre as mudanças, está a possibilidade de ascensão na carreira sem necessidade de deslocamento entre entrâncias, além de tornar o curso de Direito como pré-requisito de escolaridade para o cargo de Oficial de Justiça.
  • A fábrica calçadista Bottero fechou a sua planta de São José do Hortêncio, cidade do Vale do Caí. Com o encerramento das atividades, 150 trabalhadores foram demitidos.
  • A Prefeitura de Porto Alegre autorizou a operação de usinas de asfalto nos bairros Restinga e Sarandi. Os dois locais, juntos, irão produzir 90 mil toneladas do material e ajudarão na conservação de 2,8 mil quilômetros de vias da Capital.

Feng shui

Um pouco do bom (ou mau?) humor de Ana Marson para alegrar a terça-feira:

“Casa nova, freezer fora, ajeita tudo, coisa boa, adoro esta parte dos móveis, de escolher a disposição deles, ficou como eu gosto. Até vir a primeira visita: “Mas essa posição da tua cama não tá certa. Ela tá com a cabeceira pra oeste, o correto é ficar pra sul, tem que virar ela assim” (ou algo parecido com isso). Desculpa??? Desculpa não ter consultado a rosa dos ventos na hora de montar minha casa. Virei. Sim, virei a cama.”

Leia a crônica completa aqui.


Cultura

Filipe Catto está aqui para o pós

Foto: Juliana Robin/Divulgação

Desde maio de 2020, Filipe Catto e a audiência se divertem nas baladas virtuais Love Catto Live, entre pedidos nostálgicos de karaokê, conselhos amorosos e absoluta descontração. O sucesso dessas lives escrachadas e glamourosas chega agora em uma série versão “de luxo”. Em entrevista a Roger Lerina, Catto fala sobre o projeto, seus gostos musicais e a cena musical queer do país: “é um dos grandes movimentos de arte que existe hoje no Brasil. Musicalmente, não vejo em lugar nenhum do mundo uma cena queer tão contundente, que é reflexo também dessa luta contra o fascismo que a gente está vivendo”. Leia aqui.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

A pandemia do coronavírus ainda exige das pessoas o máximo de proteção. Mesmo com a vacinação, o ato de se proteger do vírus é uma maneira de se preservar e evitar que outras pessoas sejam contaminadas pela Covid-19. Pensando nisso, o site PFF para Todos reúne diversas informações sobre a doença e, principalmente, sobre o uso de máscaras. O nome da página já sinaliza o modelo mais recomendado, o PFF, cuja sigla significa peça facial filtrante. É um respirador padronizado, testado e certificado, capaz de filtrar gotículas e aerossóis. A página reúne dicas e até mesmo locais em que é possível encontrar as máscaras mais recomendadas para que se evite a disseminação da Covid-19. O trabalho voluntário separou links de lojas em cada estado que comercializam a PFF, além de uma planilha de preços sugeridos por cada item.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.