Matinal News

Síndromes gripais pressionam hospitais de Porto Alegre, deixando mais de 400 à espera por internação

Change Size Text
Síndromes gripais pressionam hospitais de Porto Alegre, deixando mais de 400 à espera por internação

Mais de 430 pacientes aguardavam internações em Porto Alegre nesta terça-feira, em um cenário de emergências e hospitais da Capital superlotados. A situação, que compromete também as consultas eletivas ou de menor gravidade, é causada em especial por síndromes gripais, segundo o diretor Atenção Hospitalar e Urgências da SMS, Francisco Isaías. 

O quadro se repete na pediatria, porém outro fator que contribui para a superlotação é a falta de vacinação, segundo a chefe do serviço de emergência do Hospital de Clínicas, Patrícia Lago. “É algo que nos preocupa muito”, afirmou ela à RBSTV citando que os casos de pneumonia pneumocócica, que voltaram a afetar crianças da Capital. “Existe um atraso vacinal importante.” 

Segundo ela, a rede de atendimento às crianças ainda sente o reflexo do fechamento do setor materno-infantil do Hospital São Lucas, da PUCRS, dois anos atrás. Neste mês, a Prefeitura abriu 111 leitos pediátricos e informou à reportagem da RBS que agora o foco está concentrado em vagas para adultos. 

Tendência de alta em SRAG – De acordo com o último boletim InfoGripe, da Fiocruz, Porto Alegre é uma das capitais que apresenta tendência de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no longo prazo. O levantamento também identificou a presença de positivos para gripe A em diversas faixas etárias no Rio Grande do Sul e alertou: “Ainda que em volume relativamente baixo, apresenta indícios de possível situação de crescimento”.

Painel atualiza sobre números da dengue no RS

Enfrentando o seu pior ano no combate à dengue, o Rio Grande do Sul passou a contar com um painel com dados sobre a doença, semelhante ao disponibilizado para casos de covid-19. A ferramenta foi lançada pela Secretaria Estadual da Saúde e informa sobre notificações, internações, faixa etária dos casos, óbitos e as regiões de contágios. Dos 497 municípios gaúchos, 446 estão infestados pelo Aedes aegypti. Dos 28 mil casos confirmados, 23,3 mil são autóctones. Houve, até aqui, 35 óbitos causados pela doença no RS – número que, além de ser o maior já reportado, é mais que o triplo do ano passado, quando morreram 11. A boa notícia, segundo a ferramenta, é que os diagnósticos semanais vêm caindo há seis semanas, após atingirem recordes. Os dados do painel serão atualizados diariamente. 

Estudo identifica características socioeconômicas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista 

Uma pesquisa, elaborada pelo governo do RS, identificou as características socioeconômicas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Dos mais de 4 mil pesquisados, 79% recebem 1,5 salário mínimo. O levantamento, possibilitado pela regulamentação da Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista, foi realizado entre junho de 2021 e março de 2022 e envolveu famílias de 259 cidades gaúchas. De acordo com os dados apresentados ontem, 80% das pessoas são do sexo masculino e 20%, do sexo feminino. O estudo indicou ainda que 21% possuem outras deficiências além do autismo e 25% têm familiares com TEA, o que indica a influência hereditária nos diagnósticos. 

Edital do Porto Alegre em Cena será relançado hoje

O edital do Porto Alegre em Cena será refeito e republicado hoje após a primeira tentativa de certame ter terminado deserta. A realização do festival de teatro é obrigatória por lei e ocorre anualmente na capital gaúcha desde 1994, mas a demora por parte da Prefeitura para a publicação do edital deste ano tem suscitado críticas de artistas. Neste ano, o lançamento do primeiro edital teve um mês de atraso na comparação com 2021. O POA em Cena está previsto para ocorrer entre os dias  23 de novembro e 3 de dezembro.

Outros links:

  • A partir de hoje, pessoas com 63 anos ou mais poderão tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19. A prefeitura decidiu ampliar o público apto a receber a nova aplicação.
  • A ampliação do público ocorre num momento em que as internações em UTI por conta da doença atingiram o maior patamar em quase dois meses.
  • A primeira loja do shopping Pontal, o mais novo de Porto Alegre, abrirá nesta quinta. A Leroy Merlin colocará na cidade a sua terceira filial gaúcha.
  • Já o antigo cinema do Lindóia Shopping será transformado em uma arena gamer, onde será possível jogar em consoles e computadores, além de outras experiências. A inauguração será no dia 28.
  • A votação do projeto que prevê alteração na Lei Kiss foi adiada pela segunda semana seguida na Assembleia Legislativa. A proposta é vista com resistência e deve passar por nova audiência pública.
  • O pré-candidato a governador Vieira da Cunha (PDT) convidou o presidente da União Brasil no RS (🔒), Luiz Carlos Busato, para ser vice de sua chapa na corrida pelo Piratini. Busato disse ser muito cedo para tomar uma decisão.
  • A sentença que condenou o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge no caso da merenda foi anulada pelo TRF-4. A decisão foi unânime da 3ª Turma do Tribunal.
  • Alimentos e bebidas pesaram na prévia da inflação em Porto Alegre. O IPCA-15 na Capital acumulou um aumento de 3,32% no ano e 0,49% em maio.
  • “A literatura é documento de época. Não cabe julgar o passado com os valores do presente”, escreve Juremir Machado em uma reflexão a partir do clássico de Jorge Amado Capitães de Areia.

Cultura

13ª Bienal do Mercosul divulga lista de artistas

13ª Bienal do Mercosul divulga lista de artistas

Em coletiva de imprensa realizada ontem no Instituto Caldeira, a 13ª Bienal do Mercosul anunciou os mais de 90 artistas de 20 países que participarão da mostra, que será realizada de 15 de setembro a 20 de novembro em Porto Alegre, com o tema Trauma, Sonho e Fuga. O evento tem curadoria geral de Marcello Dantas, curadoria adjunta de Carollina Lauriano, Laura CattaniMunir Klamt Tarsila Riso e curadoria pedagógica de Germana KonrathSaiba mais sobre o evento.

Agenda (🔒)

Sala Redenção dá início à mostra Lugares de Africanidade, integrando a 10ª Semana da África na UFRGS, com a exibição de Caméra D’Afrique, de Ferid Boughedir, às 15h.

Associação dos Amigos do MACRS lança o Clube do Colecionador Contemporâneo – 3C em live com a curadora Gabriela Motta, os artistas Bruno NovelliLia Menna Barreto e Michel Zózimo e a presidente da entidade, Maria Fernanda Santin, às 19h30.

Às 21h, no Theatro São Pedro, a terceira e última semana do 16º Festival Palco Giratório Sesc apresenta o espetáculo Líricas Sulinas, com Ana MatieloClarissa FerreiraEmily BorghettiNina Fola e Tamiris Duarte e as participações de Adriana DeffentiLia de Itamaracá Valéria Barcellos.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Parte da vida empresarial e social da Porto Alegre do final século XIX e início do XX se mistura com a trajetória do imigrante italiano Nicolau Rocco (🔒). Ainda em 1884, ele deixou a Itália para ampliar seus conhecimentos em confeitaria na Argentina. Depois disso, chegou à capital gaúcha, onde abriu uma fábrica de doces e caramelos, que mais tarde levou vida e movimento à esquina da Riachuelo e a Dr. Flores, onde passou a operar num palacete icônico da cidade. O blog do jornalista Leandro Staudt retoma a vida de Rocco, que teve também importantes capítulos políticos e filantrópicos, inclusive durante outra epidemia, a da gripe espanhola.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.