Matinal News

PSDB tenta atrair apoio do MDB a Leite

Change Size Text
PSDB tenta atrair apoio do MDB a Leite

O PSDB procurou ampliar a pressão para que o MDB abra mão da candidatura própria para apoiar Eduardo Leite na disputa pelo Piratini. Ontem, os tucanos oficializaram convite para que o MDB integre a chapa do ex-governador. O presidente emedebista no Estado, Fábio Branco, prometeu diálogo, mas num primeiro momento reafirmou a pré-candidatura de Gabriel Souza – postura que parece seguir intacta nos caciques do partido no RS, que nessa quinta se reuniram procurando atrair a ex-senadora Ana Amélia Lemos para seu palanque. Em entrevista ao jornal O Globo, Leite afirmou que o PSDB deveria rediscutir o apoio a Simone Tebet se não receber apoio no Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma demonstração clara de um entendimento num projeto nacional. O PSDB está apresentando isso ao abrir mão (de uma candidatura própria). Se o parceiro no projeto não demonstra o mesmo sentimento, a relação precisa ser discutida”, afirmou. Apesar de estar cotado, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) não foi confirmado como vice na chapa de Tebet. 

Suspensão de aumentos mantém distorções no IPTU da Capital

Os proprietários de imóveis de menor valor ainda pagam proporcionalmente mais IPTU em Porto Alegre, uma vez que a revisão da planta do tributo em 2019 teve os aumentos progressivos suspensos há quase um ano. De acordo com a conclusão do estudo do engenheiro civil Samuel Poeta, as disparidades nas cobranças do imposto até a sua revisão seriam amenizadas pela atualização da planta, que projetou aumentos até 2026. Só que os reajustes foram cancelados após aprovação de projeto da administração de Sebastião Melo (MDB). A medida acabou beneficiando imóveis de maior valor, segundo o estudo. A gestão de Melo embasa a decisão pelo impacto da pandemia na cidade, alegando que os aumentos sucessivos prejudicariam a retomada econômica no município. A Secretaria Municipal da Fazenda ressalta que a Receita Municipal deverá apresentar uma nova planta em 2025, que promete corrigir distorções.

TCE concede cautelar para suspender pagamento do DMAE por compensação vegetal

O Tribunal de Contas do Estado concedeu medida cautelar requerida pelo Ministério Público de Contas do RS para suspender o pagamento de 1,7 milhão de reais que seria feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) pela compensação vegetal relacionada ao empreendimento da Havan na Zona Norte da Capital. Esse tipo de ressarcimento costuma ser responsabilidade do empreendedor, não de órgão público. A Procuradoria-Geral do Município informou que o órgão já tinha feito esta recomendação na semana passada, pouco depois de o caso vir à tona, e que o DMAE não fará nenhum pagamento neste momento, enquanto a PGM reúne a documentação solicitada para o caso. No último dia 13, representantes da Prefeitura foram à Câmara fazer esclarecimentos sobre o caso.

Outros links:

  • Em razão de represamento de dados, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 72 óbitos por covid-19, fazendo com que o número total de vítimas se aproxime de 40 mil pessoas.
  • A nova vacina contra o herpes-zóster já está disponível nas clínicas privadas de Porto Alegre. A fórmula pode ser usada em imunocomprometidos a partir de 18 anos.
  • Após a aprovação do projeto que pode viabilizar redução nas tarifas das lotações, permissionários devem pedir um aumento da passagem para 8 reais em razão da pressão dos combustíveis.
  • Em assembleia geral do Simpa, municipários aprovaram a proposta de reajuste inflacionário da categoria.
  • Indígenas protestaram ontem no Centro de Porto Alegre pedindo justiça pelas mortes do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.
  • A tradicional Feira Ecológica do Menino Deus completou ontem 28 anos. Ela acontece às quartas, entre 11h30 e 17h, e sábados, das 7h às 12h30.
  • Já faltam menos de 100 dias para as eleições. Neste especial, o Correio do Povo traça um panorama da corrida ao Piratini, do descompasso da frente ampla à estabilidade mais à direita.
  • MP arquivou a investigação contra a prefeitura de Bom Jesus em razão da contratação da dupla Simone e Simaria para show na Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano. Não foram encontrados indícios de irregularidades.
  • Reserve uns minutinhos desta manhã para filosofar sobre o tempo com nosso colunista Juremir​​ Machado. “Chega aquele momento em que se olha para frente e diz: o tempo passa. O estranho dessa afirmação é que ela faz pensar num tempo anterior imóvel.”

Governo do RS prepara uso de reconhecimento facial contra foragidos da Justiça

O governo estadual planeja ampliar o uso de câmeras de reconhecimento facial em espaços públicos para buscar foragidos da Justiça. Desde novembro de 2021, o método é usado no Rio Grande do Sul apenas na busca por desaparecidos. Agora, a ideia é implementar a técnica na identificação de suspeitos, medida que já está em uso em ao menos outros 10 estados brasileiros. Atualmente, o Estado dispõe de 24 câmeras capacitadas na atividade, a maioria em Porto Alegre.

Em paralelo, a prefeitura da Capital também prepara licitação para ampliar o uso de reconhecimento facial na segurança pública, mas ainda não há previsão de lançamento do edital. O plano é usar a tecnologia em integração com as forças estaduais, como já é feito no caso de desaparecidos por meio do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).

Entretanto, a própria tecnologia tende a criar vieses raciais, segundo especialistas. O cientista político Pablo Nunes explica que esses algoritmos costumam ser treinados tendo a face do homem branco europeu como padrão, tornando a detecção de rostos negros mais sujeita a erros.

Por conta desta situação, o vereador Matheus Gomes (PSOL), junto da bancada negra da Câmara de Vereadores, apresentou uma proposta para banir o uso de reconhecimento facial em espaços públicos. “A suspeição sobre as pessoas negras, que é regra na sociedade brasileira, se reproduz nessa tecnologia”, afirma o parlamentar.

Leia a reportagem completa


Carta da Editora

Ciclo violento

Na noite de 3 de maio de 2021, um trecho do viaduto por onde passava a linha 12 do metrô da Cidade do México desabou, deixando 26 pessoas mortas e uma centena de feridos na região sudeste, uma zona de trabalhadores. É a maior tragédia da capital depois do terremoto de 2017, que matou 370 pessoas. Todos os olhos dos mexicanos se voltaram para o acidente, como era de se esperar – a cada dia, circulam pelo sistema de metrô da cidade cerca de 5,5 milhões de pessoas.

Dois relatórios periciais publicados em junho e setembro e realizados por uma empresa norueguesa contratada pelo governo municipal apontaram falhas técnicas no desenho e na execução da obra, inaugurada em 2012. Uma delas estava relacionada à posição dos parafusos que deviam ligar as lajes de concreto às vigas. “Todo mexicano virou especialista nos tais parafusos”, comentou o jornalista do El País no México Elias Camhaji ao grupo de jornalistas da América Latina que visitaram a redação no dia 9 de junho, programa do qual fiz parte. “Menos de um ano depois, contudo, o público já tinha esquecido do que passou, já estava fora da agenda informativa”, completou o repórter, atribuindo o esquecimento ao “ciclo midiático violento”.

Soa familiar?

Leia aqui a coluna completa da editora Marcela Donini.


Cultura

Sete filmes imperdíveis do Festival Varilux 2022

“Contratempos”. Foto: Festival Varilux

Único evento audiovisual realizado nacionalmente e de forma simultânea em municípios de quase todos os Estados brasileiros, o Festival Varilux de Cinema Francês chega à sua 13ª edição exibindo 17 filmes inéditos e recentes. Destacamos sete longas que você não pode perder. Confira a lista de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Hoje

Centro Histórico-Cultural Santa Casa apresenta, hoje e amanhã, às 20h, o espetáculo DentroFora, da Companhia Incomode-te, com atuação de Liane Venturella e Nelson Diniz.

Sábado (25//6)

Bloco da Laje faz duas apresentações na Banda Saldanha, com abertura de portões às 17h, no sábado, e às 15h, no domingo.

Domingo (26/6)

Escola de Música da OSPA apresenta o primeiro grande concerto da temporada 2022, às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Em tempos de eventos climáticos cada vez mais extremos, debate-se também o que as cidades podem fazer para se adaptarem à nova realidade. No Hemisfério Norte, onde ondas de calor já têm causado incêndios e mortes, arquitetos espanhóis defendem, conforme relata esta reportagem do El País, estratégias como a ampliação de telhados verdes, a redução do uso de asfalto e a pintura do chão de branco, de forma que o calor seja refletido. Medidas como essas seriam capazes de reduzir a temperatura em determinadas áreas. Para a diretora do Observatório 2030 do Conselho Superior dos Arquitetos da Espanha, Ángela Baldellou, é necessário se pensar a regeneração urbana dos bairros, apostando em cidades policêntricas, de forma a reduzir a necessidade de veículos – conceito semelhante do “cidade de 15 minutos”, também defendido por grupos do lado de cá do Atlântico.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.