Matinal News

Todos os deputados estaduais do RS concorrem a algum cargo nestas eleições

Change Size Text
Todos os deputados estaduais do RS concorrem a algum cargo nestas eleições

Absolutamente todos os deputados da Assembleia Legislativa estarão envolvidos nas eleições deste ano. Dos 55 parlamentares da atual legislatura, 44 tentarão reeleição, nove vão disputar uma vaga na Câmara Federal, enquanto dois estão em chapas majoritárias, concorrendo ao Governo do Estado.

O levantamento foi feito pelo Correio do Povo, uma semana antes do início oficial da campanha eleitoral. Mas o clima já é de campanha: a reunião de líderes da Casa acordou em não levar temas sensíveis ao plenário até as eleições. Ontem, sem polêmica, os deputados votaram – e aprovaram por unanimidade – a PEC que cria a Polícia Penal no Estado, que representa uma adequação à legislação federal.

Publicidade

Temas que exigem mais debate, como a proposta que desobriga a oferta de Ensino Fundamental completo, não foram analisados, apesar de este ter chegado à ordem do dia. Ainda neste semestre, os deputados deverão ter de decidir sobre o reajuste do mínimo regional, cuja proposta será de 7%, segundo a jornalista Rosane de Oliveira.

Mais de 700 candidaturas já registradas – A cinco dias do prazo final para registro de candidaturas, até o momento, as cadeiras da Assembleia Legislativa já têm 428 postulantes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Também já há 298 registros para a disputa à Câmara Federal pelo RS. Ao todo, 760 candidatos já se inscreveram. Nas últimas eleições gerais, em 2018, foram 1.340 candidatos aos diferentes cargos em jogo no RS.

Leite terá mais que o dobro de tempo de TV do que Onyx

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) vai ter 3 minutos e 45 segundos disponíveis na televisão nesta campanha eleitoral, mais do que o dobro de Onyx Lorenzoni (PL), que tem 1 minuto e 32 segundos. Os dois lideram as últimas pesquisas de intenção de voto para governador do Rio Grande do Sul. Edegar Pretto (PT) vem logo atrás, com 1 minuto e 31 segundos. O tempo foi calculado pelo Globo com base na lei eleitoral. Assim como em outros três dos maiores colégios eleitorais do País (São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia), Leite tem a seu favor a força da máquina pública, já que, embora tenha renunciado ao cargo de governador em março, governou o Estado por mais de três anos. O professor Sérgio Braga, da UFPR, destaca que o resultado do tempo de TV reflete seu nível de articulação política, mas é preciso aliar essa vantagem com a campanha nas redes sociais.

Juiz nega decisão para execução imediata de sentença a Bobadra

Uma decisão da Justiça Eleitoral manteve o vereador de Porto Alegre Alexandre Bobadra (PL) no cargo. Ele teve seu mandato cassado no fim de junho. A mais recente decisão, do juiz Edson Jorge Cechet, negou o pedido para execução imediata da sentença ao alegar que há “insegurança jurídica” na possibilidade de afastamento imediato, já que a sentença pode ser alterada em uma segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Cabe recurso. Bobadra havia sido alvo de uma ação movida por três candidatos a vereador do então PSL, partido pelo qual o vereador elegeu-se e que posteriormente se fundiu com o DEM, formando o União Brasil. O argumento era de que houve benefício “pela interferência do poder econômico e dos meios de comunicação social” por parte do político, que está em seu primeiro mandato. A condenação, porém, não o tornou inelegível.

Loja de artesanato reabre segundo piso do Mercado Público 

Passados pouco mais de nove anos, enfim o segundo piso do Mercado Público de Porto Alegre vai reabrir. Será no fim da manhã do próximo sábado, e a loja da Associação de Artesãos Porto Alegre Solidária será o primeiro comércio a estar lá. Conforme GZH, a associação expõe trabalhos de mais de 30 artesãos, que fazem uma variedade de produtos e souveniers. Em menos de um mês, a loja deverá ganhar companhia no piso superior. Seis restaurantes estão organizando suas instalações e projetam voltar a receber os fregueses a partir de 5 de setembro.

Outros links:

  • Agora quem tem 37 anos ou mais já pode receber a segunda dose de reforço da vacina da covid-19 em Porto Alegre. Saiba onde ocorrerão as aplicações.
  • A Prefeitura negou o pedido de isenção de pagamento de 207 mil reais da empresa responsável pelos relógios de rua da Capital (🔒). A justificativa do Clear Channel é que essa suspensão seria uma forma de compensar os efeitos da crise econômica.
  • Dados divulgados pelo IBGE mostram que a inflação caiu 0,59% em julho na grande Porto Alegre. A queda acontece depois da redução em impostos e preços nos combustíveis e na energia elétrica.
  • Em 2018, Hamilton Mourão (Republicanos) declarou-se indígena. Agora o vice-presidente, candidato ao Senado pelo RS, apresenta-se na justiça eleitoral como branco e sem o “general” no nome.
  • O complexo eólico da praia do Cassino, em Rio Grande, foi vendido por 2 bilhões de reais (🔒).
  • Mesmo com o retorno das cirurgias de transplante de órgãos no RS, mais de 2,5 pessoas ainda aguardam na fila por um órgão. O número de cirurgias também não conseguiu chegar a patamares de 2019, ou seja, pré-pandemia.
  • Apenas 34,2% dos municípios do RS têm rodoviárias ativas. Nos municípios em que não existe terminal rodoviário, o embarque e desembarque é realizado em outros locais determinados pela prefeitura e pelo Daer.
  • As inscrições para o Fies estão abertas até sexta pelo site. É preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, ter média de 450 nas provas e não ter zerado a redação.
  • coluna de Juremir Machado da Silva é sobre o que ele considera mais um conto da carochinha do capitalismo: o Uber.

Cultura

“Trem-Bala” é pastiche descarrilhado

Misturando referências de cinema, quadrinhos e televisão ocidentais e orientais, Trem-Bala (2022) é uma comédia de ação frenética protagonizada pelo astro Brad Pitt. O filme bate no liquidificador Quentin Tarantino e mangá, Guy Ritchie e anime, yakuza e máfia russa, katana e pistola – o suco produzido por essa receita eclética, no entanto, é insosso. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Orquestra de Câmara da Ulbra dá início a uma série de quatro concertos no Farol Santander, às 18h30, apresentando uma seleção de choros com regência de Tiago Flores e participações do bandolinista Elias Barbosa, de Fernando Sessé no pandeiro e da soprano Elisa Machado.

Às 19h, a Fundação Ecarta inaugura a exposição Corpo em Promoção, da multiartista Valéria Barcellos.

Grupo Skatá apresenta o espetáculo NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados, às 21h, no Bar Ocidente.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Ao mesmo tempo que busca o reconhecimento como capital do churrasco, Porto Alegre vê crescer o número de negócios vegetarianos ou veganos. Na contramão de restaurantes em geral, esses estabelecimentos abriram mais portas do que fecharam no período na pandemia. De março de 2020 a julho de 2022, oito casas do tipo foram encerradas, enquanto pelo menos 13 novas abriram, segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha). No total, a cidade conta com 43 estabelecimentos veganos ou vegetarianos. E o público não é restrito a quem é adepto a essas dietas, há também quem deixe de lado a carne ou produtos de origem animal para conhecer novos sabores.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.