Matinal News

Transporte público da Capital pode ter aumento na tarifa e perder a Carris

Change Size Text
Transporte público da Capital pode ter aumento na tarifa e perder a Carris

O Conselho Municipal de Transportes (Comtu) aprovou ontem, por 13 votos a cinco, o reajuste de 14,3% na tarifa de Porto Alegre, o que, se confirmado, fará com que a passagem salte de 4,55 reais para 5,20. Será o primeiro aumento em mais de dois anos. O relatório será encaminhado ao prefeito Sebastião Melo (MDB), que terá de definir o novo preço do transporte público na Capital até 23 de junho.

Horas antes da apresentação do cálculo da nova tarifa, Melo concedeu entrevista à Rádio Gaúcha e foi taxativo ao dizer que “não assinaria uma passagem de 5,20 reais” – uma dentre outras falas consideradas populistas pelo colunista de GZH Paulo Germano (🔒), que apontou a falta de propostas para o setor. De fato, o prefeito sublinhou que há uma grande crise no transporte público: “O sistema faliu”, reiterou, negando-se a seguir aportando empresas e conclamando para uma repactuação.

E esse novo cenário sugerido por Melo pode vir sem um tradicional protagonista do trânsito porto-alegrense, a Carris – outrora referência nacional no transporte urbano, mas que agora irá precisar de 42 milhões de reais dos cofres públicos para se manter até o fim ano. Ontem, o prefeito assinou projeto de lei que autoriza a desestatização da companhia, por privatização ou até extinção. O texto será apreciado pela Câmara Municipal. “Temos muito carinho pela Carris e a marca não irá sumir, mas o cidadão quer um transporte de qualidade, com preço que caiba no bolso, e não discutir se o serviço é público ou privado”, disse Melo à jornalista Taline Oppitz.

Em live do Sul21, o coordenador do Programa de Mobilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Rafael Calabria, criticou a iniciativa. Para ele, a simples privatização não enfrenta o problema estrutural da área: “Privatizar por si só é uma mudança de gestão e não de modelo”. O possível fim da Carris não é a única das propostas a serem encaminhadas ao Legislativo. Outras irão prever a revisão de isenções tarifárias e extinção gradual da função de cobrador.

O que mais você precisa saber

Na “rinha das vacinas”, Leite adianta calendário do RS – O governador Eduardo Leite (PSDB) entrou na onda da “rinha das vacinas”. E acabou dando uma esperança aos gaúchos. Em resposta ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Leite (PSD), Leite destacou que o RS lidera a aplicação de doses e que pretende disponibilizar ao menos uma dose dos imunizantes a todos os adultos do Estado até o dia 20 de setembro – ou seja, antecipando em dez dias o cronograma projetado inicialmente. Para isso, é necessário que o atual ritmo seja mantido. Hoje, quase 43% da população vacinável já tomou ao menos uma injeção anticovid. Nesse clima de euforia de governantes, o único que destoa, conforme observa o colunista da Veja Matheus Leitão, é o presidente Jair Bolsonaro: “O presidente parece preferir fazer provocações a se unir à força-tarefa que tem sido feita para imunizar os brasileiros”.

Evento de moto de Bolsonaro em Porto Alegre será monitorado pelo Piratini – A exemplo do que ocorreu em São Paulo e Rio de Janeiro, Porto Alegre deve receber uma das mobilizações de motociclistas com a presença de Bolsonaro. O evento está previsto para 10 de julho, ainda sem local confirmado. O governador do RS, Eduardo Leite, lamentou a possibilidade da manifestação e prometeu agir em caso de necessidade, acenando inclusive com uma multa ao presidente da República – o que já aconteceu em São Paulo e no Maranhão, quando Bolsonaro gerou aglomerações. “Lamento profundamente que nós estejamos em um ambiente de pandemia gerando situações em que a população se exponha a riscos. Não é desejável”, afirmou o tucano.

Porto Alegre descarta novo atraso na vacinação contra a Covid-19 – Após registrar problemas na vacinação durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre garantiu que não há risco de atraso da segunda dose para concluir o seu ciclo vacinal de quem está recebendo as primeiras injeções atualmente. A administração municipal assegurou que tem armazenado frascos para o reforço da imunização dentro do prazo – o que não ocorreu com parte do público que recebeu a CoronaVac. No que diz respeito à vacina da Pfizer, a Capital passou a adotar o intervalo de 12 semanas entre primeira e segunda doses. A medida foi confirmada no intuito de alinhar o município às normas estabelecidas em âmbito estadual e federal. 

Gás já é vendido por mais de 100 reais em Porto Alegre – O preço do botijão de gás de 13 quilos ultrapassou os 100 reais em Porto Alegre. Segundo levantamento de GZH, que consultou 21 revendedoras de diferentes regiões, o gás de cozinha mais caro na cidade foi localizado no bairro Navegantes. Na região, o botijão pode ser adquirido por quase 104 reais, incluída a taxa de entrega. Já o mais barato pode ser encontrado no Rubem Berta, por 87 reais. O preço do produto foi reajustado na última sexta-feira e entrou em vigor no começo desta semana. Dos locais pesquisados, apenas três não repassaram o aumento. A majoração do preço integra a política da Petrobras, que foi modificada há cinco anos. Ela é baseada no mercado internacional.

Vacina, sim!

A faixa etária de 52 anos entra no calendário da vacinação contra a Covid-19 a partir de hoje, somando-se aos públicos anteriormente já atendidos. As equipes aplicarão primeiras e segundas doses de AstraZeneca/Oxford e Pfizer em 12 unidades de saúde, farmácias conveniadas e no drive-thru da PUCRS. Saiba mais

Outros links:

  • A barreira sanitária no Salgado Filho flagrou seis passageiros chegando à Capital com Covid-19 após 558 testes realizados. Um deles necessitou de atendimento. Um novo exame definirá qual a cepa que os infectou.
  • O município de Engenho Velho tornou-se o primeiro do RS a ter 70% de sua população vacinada contra a Covid-19. Segundo o IBGE, cerca de mil pessoas moram na cidade.
  • O programa que tem objetivo de incentivar o setor de inovação e tecnologia em Porto Alegre foi sancionado pela prefeitura. A intenção do Creative é atrair empresas e gerar emprego e renda na Capital.
  • O projeto que prevê o fim da aposentadoria de ex-governadores do RS será votado na Assembleia na próxima terça. A matéria foi incluída na ordem do dia em reunião de líderes da Casa.
  • A Prefeitura requisitou equipamentos e operários da empresa WK Innovatis Soluções em Serviços para uma força-tarefa na coleta de lixo, afetada pela suspensão da B.A. Meio Ambiente. 
  • A EPTC lançou campanha para reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo pessoas da terceira idade em Porto Alegre. Os idosos representam, em média, 25% do total das fatalidades na Capital.
  • Alerta repetido, mas importante por aqui: os principais hospitais de Porto Alegre atingiram o nível crítico nos estoques de sangue. No Clínicas, a redução das doações chegou a 20%.
  • O montante destinado a entidades beneficentes do RS por meio de doação de parte do IR cresceu 40% este ano na comparação com 2020. Mais de 21 milhões de reais irão colaborar com projetos municipais e estaduais.

Cultura

Mestre da seriedade

Netflix/Divulgação

A série Master of None, disponível no Netflix, foi criada pelo americano de origem indiana Aziz Ansari, que montou todo um sistema filosófico baseado no humor de stand up, uma das glórias da cultura americana. Nas duas primeiras temporadas, Aziz incorpora Dev, um jovem nova-iorquino que desvenda o mundo a partir da sua ótica brown – nem negro, nem branco, mas mais ou menos as duas coisas. Leia o comentário de Marcelo Carneiro da Cunha.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

Com curadoria de Deborah Finocchiaro e Roger Lerina, o Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados, edição Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina com Nei Lisboa, será exibido de hoje a sexta, às 20h.

Memória Musical – Especial Bob Dylan faz sua última apresentação, às 20h.

A comédia Homens de Perto segue em cartaz às 18h, 20h e 22h.

Ingressos à venda no site do festival. 


Você viu?

Da Serra gaúcha vem uma doce novidade. Gramado tornou-se a primeira cidade brasileira a receber a Indicação Geográfica, da espécie Indicação de Procedência (IP), para o chocolate artesanal. A concessão foi publicada na Revista da Propriedade Industrial. No caso da IP, foram incluídas barras, ramas, bombons, trufas e drágeas de chocolate ao leite, branco, meio amargo e amargo. Os produtos, inclusive, são produzidos com massa de cacau de Gramado, já que o processo é influenciado até pelas características climáticas da cidade.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.