Matinal News

Vacina chega a professores em momento de nova piora da pandemia

Change Size Text
Vacina chega a professores em momento de nova piora da pandemia Em Porto Alegre, máxima de 17ºC

Cerca de um mês após a polêmica sobre o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, enfim os trabalhadores da educação vão começar, a partir desta semana, a ser vacinados contra a Covid-19. A imunização de professores e funcionários de escolas ocorre em momento em que a nova piora nos índices da pandemia começa a ganhar corpo, com mais uma alta de ocupação em hospitais e casos ativos da doença.

Conforme o Governo do Estado, o RS conta com cerca de 217 mil trabalhadores na educação, e aproximadamente 20 mil já foram imunizados contra o coronavírus a partir de iniciativas dos municípios. A autorização para que a campanha comece desde já aos trabalhadores relacionados ao ensino ocorreu ainda na sexta-feira, após publicação de nota técnica do Ministério da Saúde.

Em Porto Alegre, onde já houve casos de escolas suspendendo atividades por conta de casos de Covid-19 na semana passada, a categoria irá receber aplicações do imunizante da Pfizer a partir de amanhã, começando por quem integra rede municipal, em 12 unidades de saúde. Na quarta será a vez de trabalhadores da rede de escolas comunitárias. Com a chegada de novas remessas, a cobertura será estendida para as redes estadual e privada.

A vacinação era uma das exigências dos professores de Porto Alegre, que deflagraram greve no último dia 7. Em nota, o Simpa classificou a nota do Ministério da Saúde como “uma vitória da luta nacional”. Agora, uma reunião entre os representantes da Educação e a secretária municipal da Educação, Janaína Audino, deve ser marcada para negociar sobre outras pautas e os reflexos no futuro do movimento, logo em um período de novo agravamento da pandemia.

O que mais você precisa saber

Fora Bolsonaro, #29M – No sábado, milhares de pessoas foram às ruas em Porto Alegre protestar contra a inépcia do governo federal na condução da pandemia e pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O ato foi organizado por movimentos sociais e populares, além de centrais sindicais, que estimaram um público de aproximadamente 30 mil pessoas. Os manifestantes, predominantemente de máscara, começaram o ato por volta das 15h no Paço Municipal, seguiram pela região da Orla do Guaíba e foram até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, onde dispersaram por volta das 18h. Foram registrados protestos em outras 30 cidades gaúchas. Pelo Brasil, houve atos em todas as 27 capitais. Ignorados por parte da imprensa nacional, os protestos, que confirmam a crescente rejeição ao governo indicada em pesquisas, tiveram repercussão internacional.

Vice e deputados deixam o PTB e miram 2022 – Em reunião neste final de semana, líderes do PTB confirmaram a debandada de nomes de peso do partido, como o vice-governador Randolfo Vieira Júnior. A informação é da coluna de Rosane de Oliveira (🔒), de GZH. Junto, desligaram-se um deputado federal e três estaduais, mais quatro secretários do governo do Estado. A maioria, incluindo o vice, ruma ao PSDB. O desembarque vem depois de um longo desgaste por conta de ataques do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, aos filiados gaúchos. O PTB, partido cujas raízes remontam a Getúlio Vargas, abraçou o conservadorismo nos últimos anos e busca a filiação do presidente Jair Bolsonaro. O deputado estadual Luís Augusto Lara disse ainda que a fusão com outro grupo político no Estado “pode fazer nascer as maiores bancadas estadual e federal do RS” e lembrou que, antes de março de 2022, quem tem mandato não poderá formalizar a saída para ingressar em outro partido. O movimento do PSDB fortalece a candidatura de Randolfo Vieira Júnior ao governo do Estado, já que Eduardo Leite pretende disputar as prévias tucanas para a presidência da República.

Mais nomes na corrida para o Piratini – Além dos tucanos, na semana passada o PDT também se movimentou. A articulação é para emplacar o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, como cabeça de chapa. Além do PDT e do PSDB, o PP já apresentou como pré-candidato o senador Luis Carlos Heinze; o PT tem como nome o deputado estadual Edegar Pretto.

Estiagem afeta 26% dos municípios do RS – Um em cada quatro municípios gaúchos está em situação de emergência por conta da estiagem. Um tanto ofuscado do noticiário em razão da pandemia, o clima vem sendo assim desde o fim de 2019, muito por conta do La Niña, fenômeno marcado pelas mudanças climáticas ocasionadas pelo resfriamento da das águas do Oceano Pacífico. Moradores de algumas cidades já dependem de caminhões pipa para ter acesso à água, isso em tempos que se tramita o projeto de privatização da Corsan. O prognóstico, conforme apurou reportagem de GZH, não é positivo, ao menos atéo fim deste ano.

Vacina, sim!

A vacinação contra a Covid-19 foi ampliada a pessoas com deficiência com 18 anos ou mais. Ao longo da manhã, aeroportuários também serão imunizados. O serviço completo de quem e onde pode se vacinar está neste link

Outros links:

Cultura

Acervo digital reúne legado de Vinicius de Moraes

Manuscrito de "Insensatez". Foto: VM Cultural
Manuscrito de “Insensatez”. Foto: VM Cultural

Lançado na última quinta-feira, o Acervo Digital Vinicius de Moraes reúne mais de 11 mil documentos – entre produção artística e intelectual, correspondências e outros arquivos – de Vinicius de Moraes (1913-1980), poeta, compositor, dramaturgo e gigante da cultura brasileira. A idealização e coordenação do acervo é de Julia Moraes, neta do Poetinha, que conversou com o repórter Ricardo Romanoff sobre os desafios e achados da iniciativa. Leia a entrevista.

Agenda

Às 20h, o projeto “Cena contra-colonial: performatividades negras no sul do Brasil” recebe o artista Manoel Timbaí em conversa com Silvana Rodrigues e Thiago Pirajira, no canal do grupo Pretagô.

E mais. Veja a agenda completa no site do Roger Lerina.

Agenda do Porto Verão Alegre 2021

O musical Rainhas da Noite, com direção e atuação de Gloria CrystalEverton Barreto e Lauro Ramalho, será exibido hoje, amanhã (1º) e terça (2), às 20h.

O musical Beatles em Concerto, com direção e apresentação de Ayres PotthoffDaniel Wollf e Rodrigo Alquati, encerra sua minitemporada no festival, às 20h. 

Também às 20h, Com Amor – Chico Xavier, dirigido por Luis Carlos Pretto, segue em cartaz hoje e amanhã (1º).

Ingressos à venda no site do festival.

Você viu?

No Brasil, a discussão sobre as mudanças na relação das pessoas com suas cidades após a pandemia deve seguir no campo das ideias por um bom tempo. Mas quando chegar a nossa hora, exemplos de fora já indicam o que pode acontecer. Em Nova York, por exemplo, moradores ocupam ruas com menos carros, e há uma nova solidariedade com pessoas da vizinhança. Esta matéria do El País traz um longo relato sobre como os moradores da maior cidade estadunidense estão se comportando. O exemplo da megalópole não se aplica integralmente à Porto Alegre, mas tudo indica que em um ponto provavelmente iremos convergir: seremos mais conectados ao que está ao nosso redor. Torcemos que sim.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.