Matinal News

Vacinação avança e pandemia retrocede ao patamar de 14 meses atrás no RS

Change Size Text
Vacinação avança e pandemia retrocede ao patamar de 14 meses atrás no RS

Exatos seis meses atrás, o Rio Grande do Sul se deparava com a pior face da Covid-19. No fim de semana entre 13 e 14 de março, mais de 600 pessoas perderam a batalha para o coronavírus no Estado, que tinha déficit de mais de 200 vagas para terapia intensiva, levando profissionais de saúde a ter de escolher quem receberia tratamento. Nesses dias sombrios, menos de 8% tinham recebido uma dose da vacina e apenas 3% já haviam completado o ciclo vacinal.

Agora, mantendo uma sequência de quase 100 dias de queda, o RS tinha ontem à noite o menor número de pacientes Covid em UTI desde julho de 2020: 423. Considerando casos confirmados e suspeitos, a proporção em relação ao total de internados era de 29%. Em 14 de março, o número de pacientes relacionados ao coronavírus foi quase quatro vezes mais do que os internados por outras doenças. Da mesma forma que as hospitalizações, vem caindo a média de mortes, que na segunda-feira era 33% menor do que na comparação com duas semanas antes.

A queda nos números é um reflexo direto da vacinação. Hoje 90% dos adultos receberam ao menos uma dose, enquanto mais da metade já concluiu o ciclo vacinal. Claro, ainda há de se ter cuidados, conforme alertou o médico infectologista e professor da UFRGS Alexandre Zavascki, especialmente quanto ao uso de máscaras enquanto a campanha de vacinação está em andamento.

Mas nem tudo são flores. A vacina mais aplicada no Rio Grande do Sul pode ficar indisponível em algumas cidades nos próximos dias, a exemplo do que ocorre em outros estados. Ao Correio do Povo, a Secretaria Estadual da Saúde informou que recebeu apenas 39% das segundas doses da vacina da AstraZeneca destinadas ao público que deveria tomá-la até o dia 23. “Poderá haver alguns municípios com indisponibilidade de estoque”, alertou a pasta.

Em Porto Alegre, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, este problema não deve ocorrer. A Fiocruz deve retomar o envio de vacinas da AstraZeneca a partir de hoje. Do Rio, as doses seguirão ao Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos Estados, que por sua vez repassarão aos municípios.

O que mais você precisa saber

Em Brasília, Melo pede doação do Gasômetro e redução de impostos no transporte – O prefeito Sebastião Melo (MDB) está em Brasília, e lá segue até quinta para uma série de reuniões com o governo federal e outras instituições. Ontem se reuniu com superintendentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para negociar a doação definitiva da Usina do Gasômetro, no Centro Histórico, à Prefeitura. Cedida ao Município em 1982, a construção pertence à Eletrobrás, uma das estatais no radar de privatizações do Ministério da Economia. Atualmente o espaço passa por uma ampla reforma, que deve ser concluída no primeiro semestre de 2022. Agora pela manhã, Melo participa de um encontro da Frente Nacional de Prefeitos para discutir uma proposta de redução de impostos federais no transporte público, além de cumprir agenda com outros ministros.

Leite lança plano para beneficiar 20 hospitais do RS – O governo gaúcho lançou ontem um plano de investimentos de 249,7 milhões de reais para qualificar 20 hospitais em 16 municípios do Estado. O aporte do programa Avançar na Saúde será feito até o final de 2022 e será destinado a obras e aquisição de equipamentos não só da rede hospitalar, mas também da assistência farmacêutica e de unidades básicas de saúde. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), “é o maior investimento já realizado em saúde no Estado nos últimos 20 anos”. Veja os hospitais contemplados. Leite afirmou que os recursos a serem aplicados foram viabilizados pelas reformas de sua gestão e pelo programa de privatizações, que contou com a desestatização da CEEE e da Corsan – que deve ser leiloada no início do ano que vem. O governador prometeu lançar em breve o Avançar da Educação e o Avançar da Segurança.

Edegar Pretto confirma pré-candidatura ao Piratini – PT confirmou a pré-candidatura do deputado estadual Edegar Pretto para o Governo do Estado. A definição ocorreu dias após o ex-deputado Beto Albuquerque (PSB) ter decidido entrar na corrida ao Piratini em 2022. Por ora, uma composição de chapa entre os dois nomes da esquerda está descartada, segundo o presidente estadual do PSB, Mário Bruck. À direita, o senador Luis Carlos Heinze foi confirmado pelo PP à sucessão de Eduardo Leite (PSDB), que reiteradas vezes afirmou que não irá concorrer à reeleição e, aliás, está de olho no Planalto. Segundo a jornalista Kelly Matos (🔒), o atual governador gaúcho vê com bons olhos o lançamento de seu vice, Ranolfo Vieira Júnior –  que irá deixar o PTB –, mas admite apoiar nomes de partidos que foram aliados de seu governo.

Vacina, sim!

Porto Alegre abre hoje a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. A partir desta terça, jovens de 17 anos já podem receber a primeira dose, em 11 unidades de saúde. O serviço completo do dia está aqui

Outros links:

  • Benjamin Constant do Sul registrou a sua primeira morte por Covid desde o início da pandemia. Com isso, apenas Novo Tiradentes, dentre todas as 497 cidades gaúchas, não teve mortes causadas pelo coronavírus.
  • Por outro lado, Canoas, que tem a quarta maior população do RS, completou uma semana sem mortes por Covid-19. Segundo a prefeitura, 92,4% de seus moradores já receberam ao menos uma dose da vacina.
  • Amparado por uma nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde, o governador Eduardo Leite antecipou sua segunda dose da vacina contra a Covid. Inicialmente, ele deveria receber a segunda injeção apenas no dia 21.
  • Para tentar contornar a sujeira na Orla do Guaíba (🔒), a empresa responsável pelo trecho 1 vai instalar 120 lixeiras no lugar dos cestos temporários. Também estão previstas “lixeiras inteligentes”, que vão reverter em vantagens para quem mais recolhe o lixo.
  • Mais uma da série “obras da Copa de 2014”: a prefeitura assinou ontem a autorização para a retomada das obras na rua Voluntários da Pátria. Os serviços estavam paralisados desde 2016 por falta de verba.
  • Ignorando a orientação nacional, que coloca o partido na oposição a Bolsonaro, os deputados gaúchos do PSDB Lucas Redecker e Daniel Trzeciak irão manter independência em relação ao governo (🔒).
  • A GM Gravataí retomará o segundo turno de produção (🔒). Após cinco meses paralisada por falta de peças, a fábrica havia retornado parcialmente.
  •  A Polícia Civil indiciou 38 pessoas pelo desabamento do deck na Ilha das Flores que provocou a morte de uma mulher de 29 anos e feriu 15 pessoas em julho. 
  • Vocalista do grupo Garotos de Ouro, Airton Machado morreu após um grave acidente com o ônibus da banda na madrugada de ontem, em Santa Catarina.

Vacina, sim!

Porto Alegre abre hoje a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades. A partir desta terça, jovens de 17 anos já podem receber a primeira dose, em 11 unidades de saúde. O serviço completo do dia está aqui


Cultura

“A Paixão de Dante” canta o monumento de uma nova era

O compositor Vagner Cunha e os solistas Paola Bess, Flávio Leite e Carlos Rodriguez. Foto: Gilberto Perin/Divulgação

Hoje completam-se 700 anos da morte do poeta italiano Dante Alighieri (1265 – 1321). Para homenagear o escritor, a Bell’Anima Produções preparou dois projetos especiais: o espetáculo A Paixão de Dante, composição de Vagner Cunha para coro, solistas e orquestra, e uma edição comemorativa do livro A Divina Comédia: Inferno, com tradução inédita de José Clemente Pozenato. Saiba mais detalhes e leia a entrevista concedida por Cunha a Roger Lerina.

Agenda 

Às 19h, o Instituto Ling realiza mais uma edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, com bate-papo entre o escritor Pedro Gonzaga Roger Lerina sobre Foi Apenas um Sonho, obra publicada em 1961 por Richard Yates e levada à telona por Sam Mendes em 2008.

Associação Psicanalítica de Porto Alegre debate, às 21h, o livro Os Mares do Sul, do espanhol Manuel Vázquez Montalbán, em conversa entre os psicanalistas Robson de Freitas PereiraLuciano Mattuella e Lucia Serrano Pereira.

Às 21h, o Sarau Elétrico recebe os poetasTatiana Cruz e Marcelo Martins Silva, com canja da cantora Adriana Deffenti.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Em meio aos festejos farroupilhas, o Instituto Cultural Afro-Sul lançará no dia 18 o Acampamento dos Lanceirinhos Negros. Serão realizadas atividades lúdicas com crianças inscritas no projeto Nossa Identidade para apresentar o protagonismo dos Lanceiros Negros na Guerra dos Farrapos. A ideia é fortalecer o empoderamento e a identidade étnico-cultural dos pequenos, passando pela valorização das culturas africanas e afro-brasileiras. Por se tratar de um projeto piloto, participarão apenas crianças já inscritas no programa. Para realizar a compra de alimentos e materiais pedagógicos para as atividades, estão sendo aceitas contribuições, que podem ser feitas também por Pix (CNPJ 87964730000190). Em junho, a artista Bieta Rodrigues contou à Parêntese um pouco da história do Instituto a partir de suas memórias de infância e adolescência.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.