Matinal News

Vacina para professores vira pauta regional

Change Size Text
Vacina para professores vira pauta regional

A decisão do Tribunal de Justiça de manter a vacinação de professores em Esteio causa reflexos em nível regional. Agora, o Piratini avalia a possibilidade de adotar a medida em todo o Estado. Antes, porém, o governo busca respaldo jurídico junto e para isso a Procuradoria-Geral do Estado analisa o caso, conforme a colunista Taline Oppitz. O Executivo já havia solicitado antecipação na vacinação dos profissionais de educação ao STF, mas ainda não obteve resposta. O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandoski, que segue em silêncio. Recentemente, ele determinou a suspensão da vacinação de professores e servidores no Rio. Porém, mesmo sem resposta do Supremo, a Famurs recomendou aos municípios que incluam o grupo entre os prioritários na vacinação, algo que a Prefeitura de Porto Alegre indicou que irá buscar, em mediação na Justiça.

TJ considera greve dos professores ilegal – Por falar em educação, o Tribunal de Justiça considerou ilegal a greve dos professores da rede municipal de Porto Alegre. O desembargador Francesco Conti considerou que o atual decreto estadual que deixou o RS em bandeira vermelha válido e, portanto, consentiu com a manutenção integral dos trabalhos por parte dos servidores do ensino. A tutela antecipada havia sido movida pela Prefeitura de Porto Alegre contra o Simpa, que deflagrou a mobilização na semana passada. 

Aplicação de vacinas contra a Covid-19 são suspensas também em puérperas – O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente a vacinação de grávidas sem comorbidades e a da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca nas gestantes com doenças pré-existentes. A orientação para as integrantes deste grupo é buscar a vacinação com os imunizantes da Pfizer e da CoronaVac. De acordo com a Anvisa, a recomendação pela interrupção no uso da AstraZeneca em grávidas se deu a partir da morte de um feto e da mãe. Em Porto Alegre, a vacina da Pfizer é acessível nas unidades Modelo, IAPI, Santa Marta e Santa Cecília, segundo a Prefeitura. As gestantes que já realizaram a primeira dose com essa vacina devem aguardar orientações com relação à aplicação da segunda, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, que também informou que até o momento, não foi notificado nenhum evento adverso grave em gestantes no Rio Grande do Sul.

Vacinação de alunos da PUCRS é alvo de apuração em Porto Alegre – imunização de quatro alunos do curso de Medicina (🔒) da PUCRS é alvo de apuração das autoridades de Saúde de Porto Alegre. De acordo com informações do jornalista Daniel Scola, da Rádio Gaúcha, entre o final de abril e maio os estudantes procuraram locais diferentes da cidade para a aplicação da CoronaVac e da AstraZeneca. Depois de receberem a primeira dose da vacina distribuída pelo Butantan, o quarteto se apresentou novamente nas unidades de saúde e foram imunizados com o segundo imunizante da outra farmacêutica. À reportagem, o coordenador de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, assegurou que tomou providências sobre o assunto. 

Relatório pede cassação de Irigaray – Relatório da comissão de ética da Assembleia Legislativa concluiu que ex-assessores do deputado Ruy Irigaray (PSL) “atuaram em atividades não relacionadas ao mandato, o que, em tese, configura emprego de servidores públicos comissionados em desvio de função”. O texto pede a cassação do mandato do parlamentar, que tem cinco sessões para apresentar sua defesa. Ex-assessores de Irigaray teriam reformado a casa da sogra dele em horário de expediente na Assembleia. Há também uma denúncia da prática de “rachadinhas” no gabinete dele. Uma subcomissão na Casa analisa o caso.

Vacina, sim!

A partir de hoje, pessoas com comorbidades acima de 35 anos podem iniciar sua imunização contra a Covid-19 em Porto Alegre. O atendimento ocorre em 33 unidades de saúde, na tenda no Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias conveniadas. A faixa etária para quem precisa da segunda dose da CoronaVac foi ampliada para a partir de 72 anos, que podem dirigir-se a 12 unidades de saúde ou à tenda no Bourbon Country. A gente explica mais abaixo, mas lembrando aqui: a vacinação em grávidas e puérperas sem comorbidades está suspensa, em razão da nota da Anvisa; já as com comorbidades devem tomar doses da Pfizer ou da CoronaVac.

Outros links:

  • Encerrado o prazo para sugestões ao Gabinete de Crise, o novo modelo de distanciamento será apresentado amanhã.
  • Municípios com menos de 100 mil habitantes começaram a receber câmaras frias. Os equipamentos serão utilizados na conservação de vacinas.
  • Ao fim de um levantamento de leis que “não pegaram”, a comissão especial da Câmara propôs a alteração ou extinção (🔒) de mais de 800 leis municipais de Porto Alegre.
  • A Prefeitura da Capital deve implementar nova política de governança de Tecnologia de Informação e Comunicação até o final de junho.
  • Mês da conscientização no trânsito, abril registrou aumento no número de acidentes em Porto Alegre.
  • Quatro lojas do Fort Atacadista serão inauguradas no RS até 2022. O Grupo Pereira investiu 150 milhões de reais para trazer a empresa ao Estado.
  • O BID vai emprestar, através do BRDE, 150 milhões de dólares para garantir auxílio financeiro ao setor empresarial da Região Sul.
  • Hoje às 19h acontece a live de lançamento do livro “Aquilombe-se: memória, inclusão e territorialidade em Porto Alegre”, no Instagram da pesquisadora Elisa Casagrande.

Cultura

Calcutá, meu amor

Foto: Petra Belas Artes à la Carte

Uma pérola imperdível entrou recentemente em cartaz no streaming: India Song (1975), dirigido pela escritora francesa Marguerite Duras (1914 – 1996), é uma estranha, bela e hipnotizante fábula sobre amor, desejo, tédio e colonialismo. A história narra poeticamente a trajetória de Anne-Marie Stretter (Delphine Seyrig), esposa de um diplomata francês na Índia na década de 1930. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Às 19h, o escritor Miguel da Costa Franco lança o romance A Filha do Dilúvio, em conversa com os escritores Leticia Wierzchowski Rafael Guimaraens.

A pesquisadora Elisa Casagrande e a comunidade do Quilombo Lemos lançam o livro Aquilombe-se: Memória, Inclusão e Territorialidade em Porto Alegre, em live, às 19h, com a autora, o líder comunitário Sandro Lemos e o advogado Onir Araujo, da Frente Quilombola.

Começa hoje o Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online, que segue até 18 de maio exibindo 41 produções brasileiras.

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Com o projeto Nadando Pelos Cartões Postais, um grupo de nadadores e triatletas que busca reunir o incentivo ao esporte à importância da preservação ambiental explorando águas abertas pelo mundo. Recentemente, o grupo esteve no Rio Taquari em sua última edição. A equipe escolheu a localidade, especialmente, por ser um lugar pouco visitado pelos turistas. O Taquari tem 390 quilômetros de comprimento, banha 98 cidades gaúchas, e deságua no Rio Jacuí. Além da grande importância econômica, o Taquari é grande valia cultural ao RS, já que era considerado sagrado pela tribo indígena dos Patos.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.