Matinal News

Yakecan deixa mais de 200 mil sem luz e muda rotina no RS

Change Size Text
Yakecan deixa mais de 200 mil sem luz e muda rotina no RS

Começou como um ciclone, mas o Yakecan ganhou força e foi reclassificado para tempestade subtropical. E o primeiro dia de sua passagem pelo Rio Grande do Sul ficou marcado pela tensão, alertas de autoridades e alteração da rotina em serviços públicos e escolas em diversas cidades do Estado, incluindo Porto Alegre. Mas hoje de manhã já se verificava que o principal estrago deixado pela tempestade foi a falta de luz em pelo menos 226 mil residências, e não houve registro de feridos segundo as autoridades. 

A faixa Leste do RS foi a mais afetada. Enquanto em Rio Grande, as rajadas chegaram aos 95 km/h, o mar avançou em diversas cidades do Litoral Norte e o vendaval causou danos como destelhamentos, inclusive do Hospital de Tramandaí. Já São José dos Ausentes registrou a primeira neve do ano, graças à combinação de fatores meteorológicos. Isso faltando mais de um mês para a chegada do inverno.

A tendência é que a tempestade vá se afastando do Rio Grande do Sul ao longo do dia, porém os alertas da Defesa Civil permanecem até pelo menos o meio-dia. Em Porto Alegre, as aulas da rede municipal estão suspensas nesta manhã. A UFRGS, a PUCRS e a Unisinos preveem retomar plenamente as aulas presenciais a partir da tarde. Não haverá muito alívio climático, contudo. Depois do vendaval, ainda vem a onda de frio, com mínimas provavelmente de um dígito até sexta.  

Em entrevista à RBS TV, o meteorologista da UFSM Vagner Anabor relacionou o Yakecan – que em sua passagem no Uruguai deixou um morto, além de provocar uma série de danos na região de Punta del Este – com as mudanças no clima. Para ele, fenômenos extremos tendem a ser mais comuns: “Não há mais como fugir das mudanças climáticas e dos fenômenos extremos que estão se apresentando, aqui e em todo mundo”.


Assembleia aprova projeto e RS deve ter adesão ao RRF homologada

A Assembleia Legislativa aprovou, por 32 votos a 13, o projeto de adequação da Lei de Teto de Gastos, que só poderá ser corrigido pela inflação do ano anterior (aqui, como cada deputado votou). A proposta pavimenta o caminho para a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal da União. Críticos ao texto, que foram de deputados do PT ao PL, atacaram a matéria afirmando que ela engessa os futuros governantes. Já os apoiadores, como a bancada do Novo e o pré-candidato pelo MDB, Gabriel Souza, acusaram de irresponsabilidade fiscal aqueles que atacavam o projeto. A despeito do argumento de que a dívida já estaria paga, o débito oficial que o RS reconhece com a União hoje é de 74 bilhões de reais. Na esteira das negociações para a aprovação, o Executivo retirou a urgência da proposta que autorizava o Daer a executar obras de quase meio bilhão de reais em rodovias da malha federal.

Internações por covid voltam a crescer, e pandemia causa receio em escolas 

Em meio a uma alta de casos, vem crescendo também o número de internações causadas pela covid-19. Nos leitos clínicos 359 pacientes estavam em hospitais, um número 49% superior aos 227 que eram atendidos no início de maio. Ontem o Rio Grande do Sul passou da marca de 39,4 mil mortes relacionadas ao coronavírus, que voltou a apresentar uma tendência de elevação de casos há cerca de um mês. A situação voltou a preocupar e afetar bastante as comunidades escolares, causando inclusive a suspensão das atividades em algumas escolas já desde a semana passada. Cpers e Sinpro confirmaram o aumento de relatos de pessoas doentes em escolas. A Associação de Mães e Pais pela Democracia defendeu a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras – medida que também foi defendida por especialistas ao Matinal – e do distanciamento de 1,5m nas salas de aula.

UFPel contribui em pesquisa sobre desigualdade na infância

Inicialmente planejado em 2018, um estudo da Universidade Federal de Pelotas contribuiu para uma grande pesquisa sobre desigualdade na infância em 95 países. O trabalho de pesquisadores gaúchos foi distribuído em artigos publicados na série Optimising Child and Adolescent Health, da revista Lancet. Segundo o levantamento, crianças de famílias de baixa renda têm risco de duas a três vezes maior de morrer até os cinco anos, ter baixa estatura e atraso de desenvolvimento cognitivo para a faixa etária. As análises da UFPel indicaram que quanto maiores as desigualdades socioeconômicas de um país, piores são os resultados em saúde e nutrição. O epidemiologista e líder do estudo, Cesar Victora, explicou que a persistência desses efeitos até a fase adulta comprometem a sobrevivência no que diz respeito à qualidade de vida e a capacidade produtiva de futuras gerações. Foram analisados dados de nações de baixa e média renda através de dez categorias salariais, sendo que cada uma contemplava 10% das crianças do país.

Outros links:

  • A data da 68ª edição da Feira do Livro foi anunciada ontem em Porto Alegre. O evento literário irá ocorrer entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, totalmente presencial depois de dois anos.
  • A assembleia de municipários da Capital aprovou o pedido de reposição salarial de 14,79%. A proposta da Prefeitura, porém, é de um reajuste de 10,06%. Houve acordo para o reajuste do vale-alimentação.
  • Se você ficou com saudade das aves que moravam no lago do Parcão, uma boa notícia: elas já foram encaminhadas ao Hospital Veterinário da Ulbra, seu novo lar, e passam bem.
  • A rede Starbucks inaugurou sua primeira loja de rua na Capital (🔒), na Galeria Chaves. As paredes do ambiente contam com artes do artista Fernando Chamarelli.
  • O Governo do Estado homologou o resultado do leilão de 271 quilômetros de rodovias da Serra e do Vale do Caí, alvo de protestos de empresários da região em razão da elevação das tarifas dos pedágios.
  • O programa Mulheres na Computação, da PUCRS, disponibiliza cinco bolsas integrais para ingresso de alunas no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. As inscrições para a iniciativa terminam hoje e podem ser feitas no site da universidade.
  • Em entrevista a Juremir Machado, o desembargador do TRF4 Rogério Favreto fala sobre as brigas que já comprou no tribunal, do episódio em que tentou libertar Lula, então preso em Curitiba, até a suspeita de assassinato de Teori Zavascki.

Cultura

Agenda (🔒)

O artista plástico Marcelo Silveira participa de bate-papo com a curadora Gabriela Motta, às 16h, no V744atelier

Integrando a programação do 16º Festival Palco Giratório, hoje e amanhã, às 20h, o Teatro Bruno Kiefer recebe o espetáculoIago, inspirado em Otelo, de William Shakespeare, com direção de Miwa Yanagizawa e Marcio Nascimento.

O grupo Dire Straits Legacy apresenta-se no Auditório Araújo Vianna, às 21h.

Baco Exu do Blues faz show no Opinião hoje e amanhã, às 23h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Protagonista do jogo do último fim de semana, quando foi vítima de um episódio racista durante Inter x Corinthians, pelo Brasileirão, o meia Edenilson chamou a atenção mais uma vez ontem à noite, no Beira-Rio. Mas dessa vez foi por outras razões. Ele foi o autor dos dois gols da vitória colorada sobre o Independiente Medellín, pela Copa Sul-Americana. Na comemoração do primeiro, fez questão de tirar a camisa e cerrar o punho levantado, em gesto de combate ao racismo. Após a partida, ele comentou: “Tenho muito orgulho da minha cor. Sou um pouco leigo no assunto do racismo. Nunca fui de me interessar como eu deveria e como eu poderia. Acho que, depois de sentir na pele como é, como foi, tenho certeza que vou me expressar mais e ajudar a defender a minha cor”. Em tempo, após o episódio do fim de semana, o clube gaúcho tentou jogar vestindo seu uniforme escuro ontem, mas como já havia confirmado à Conmebol que utilizaria o vermelho, a troca não foi possível.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.