Assessoria de Imprensa

Editora Abre Parêntese lança livro de Eduardo Vicentini de Medeiros

Change Size Text
Editora Abre Parêntese lança livro de Eduardo Vicentini de Medeiros Foto: reprodução da capa do livro - Editora Abre Parêntese/Divulgação

Intitulada Até que a razão os separe – Dez Cenas Sobre Casamento e Filosofia, a obra reúne com bom humor as ideias de filósofos homens e mulheres sobre o matrimônio, desde o século 13 até a contemporaneidade

O livro em formato digital Até que a razão os separe – Dez Cenas Sobre Casamento e Filosofia, do escritor Eduardo Vicentini de Medeiros, é o mais recente lançamento da editora Abre Parêntese, novo braço editorial do Grupo Matinal Jornalismo

O título indica a abordagem divertida com que Eduardo Vicentini de Medeiros trata o casamento, no livro que reúne dez ensaios curtos sobre defesas e ataques dos quais o matrimônio foi alvo entre os séculos 13 e 20. O autor alterna entre ideias publicadas por filósofos homens e mulheres, começando por São Tomás de Aquino, Christine de Pizan, Michel de Montaigne, John Locke, Mary Astell, Jean-Jacques Rousseau, Mary Wollstonecraft, Emma Goldman e Bertrand Russell, chegando à contemporaneidade com Clare Chambers. O autor propõe ao leitor que ria das ideias mais absurdas e medite em relação às mais ousadas, interpretando os textos à luz da equidade entre gêneros e mostrando que a discussão entre os sexos sobre a instituição marital é mais antiga do que podemos imaginar.

O livro aposta no bom humor, na clareza e na informação precisa. O autor traz letras de canções de pagode para dialogar, por exemplo, com o conceito de contrato do inglês John Locke. Séries de drama televisivo, como Game of Thrones, ajudam a compreender a visão aristotélico-tomista do casamento, ilustram passagens e mesclam latim com gírias e expressões populares para discutir temas que atravessaram séculos e estão – ainda – a nos assombrar ou orientar.

Sobre o autor
Eduardo Vicentini de Medeiros é professor de Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria. É entusiasta do Sci-Hub, do Partido Pirata e de grandes artistas e intelectuais como Gertrude Stein, Frank Zappa, John Cage ou Henry David Thoreau. Aos 17 anos ingressou no curso de Filosofia da UFRGS, em 1988, influenciado por prosadores beatniks e poetas concretos.

Serviço
Livro: Até que a razão os separe – Dez Cenas Sobre Casamento e Filosofia (2021, 1ª edição, 96 páginas)
Autor: Eduardo Vicentini de Medeiros
Editora: Abre Parêntese
Como adquirir:  o livro está disponível em formato digital (e-book) exclusivamente para sócios do clube de assinatura Abre Parêntese, acessível nas versões PDF, EPUB e Kindle. Para adquirir este e os próximos lançamentos, basta fazer uma assinatura em abreparentese.com.br, pelo valor de 40 reais mensais. Assinantes recebem mensalmente um livro em formato digital, além de ter acesso livre ao acervo da editora. A assinatura do clube também dá direito a todos os conteúdos jornalísticos do Grupo Matinal Jornalismo, como a Newsletter Matinal, o site Rogerlerina.com e a revista digital Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.