Assessoria de Imprensa

Matinal promove bate-papo com Rualdo Menegat na Livraria Paralelo 30

Change Size Text
Matinal promove bate-papo com Rualdo Menegat na Livraria Paralelo 30

Neste sábado, 8 de junho, às 11h, na Livraria Paralelo 30, ocorre a segunda edição da “Sabatina Parêntese – Conversas sobre o futuro”, uma série de eventos presenciais promovidos pela Parêntese, revista semanal da Matinal, para estimular o diálogo crítico sobre temas fundamentais para a vida em Porto Alegre, como crise climática, desenvolvimento e justiça social. Neste segundo encontro, o convidado é Rualdo Menegat, geólogo, doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento é aberto e gratuito.

A conversa será conduzida pelo professor e fundador da revista Parêntese Luís Augusto Fischer e abordará o tema “Cinco questões para entender e pensar o futuro pós-inundação”. Rualdo Menegat é um estudioso da natureza em suas múltiplas manifestações e um dos autores do Atlas Ambiental de Porto Alegre, obra monumental que envolve solo, subsolo, rios, clima, vegetação, relevo, fauna e presença humana, estimulando iniciativas semelhantes em mais de 60 cidades do Brasil e do mundo. Além disso, Menegat desenvolve uma importante pesquisa sobre as relações entre a paisagem e a cidade inca de Machu Picchu, destacando elementos para decifrar sua construção.

A primeira edição da Sabatina Parêntese, realizada em 25 de maio, contou com a participação de Márcia Barbosa, renomada professora de Física da UFRGS e ex-Secretária de Política e Programas Estratégicos do MCTI. Em conversa com a jornalista Luísa Kiefer e o professor Luís Augusto Fischer, Márcia destacou a importância de reconstruir áreas afetadas por desastres climáticos com base na ciência e defendeu a criação de serviços integrados e a inclusão da educação sobre o tema no currículo escolar. Ela enfatizou a necessidade de executar ideias de baixo para cima, envolvendo comunidades vulneráveis e diversos setores da sociedade na formulação de políticas públicas eficazes e sustentáveis.

Serviço
O quê? Sabatina Matinal – Conversas sobre o futuro, com Rualdo Menegat
Quando? Sábado, 8/6, às 11h
Onde? Livraria Paralelo 30, rua Vieira de Castro, 48 – Bairro Farroupilha
Quanto? Entrada franca

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.