Reportagem

De volta da COP26, governo Leite vota “autolicenciamento” ambiental para pecuária, construção e agroindústria

Change Size Text
De volta da COP26, governo Leite vota “autolicenciamento” ambiental para pecuária, construção e agroindústria Governador Eduardo Leite ao lado de representantes da Fepam, da Secretaria de Meio Ambiente e da Casa Civil em Glasgow | Foto: Reprodução Twitter Eduardo Leite

Alvo de ação de inconstitucionalidade no STF e questionado por ambientalistas, “autolicenciamento” deve ser liberada nesta tarde em votação no Conselho Estadual do Meio Ambiente

Menos de um dia após o fim da agenda do governo Leite na COP26, dirigentes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão responsável por fiscalizar e licenciar empreendimentos com impacto ambiental no Rio Grande do Sul, voltam ao estado para participar da liberação do “autolicenciamento” para atividades dos setores pecuarista, agroindustrial e de construção do Estado, na contramão de compromissos no combate ao aquecimento global firmados pelo governador no evento – dois dos setores beneficiados são líderes na emissão de gases do efeito estufa. 

Batizada pelo governo estadual de Licença Ambiental por Compromisso (LAC), a resolução que definirá as regras do dispositivo será votada no Consema, o Conselho Estadual do Meio Ambiente, na tarde desta quinta-feira, a partir das 14h, em sessão transmitida pelo YouTube. O tema é o sétimo item na pauta do dia. Proposta pelo governo Leite em 2020, a LAC substitui a sequência de três licenças – prévia, de instalação e de operação – que são concedidas pelo poder público a empreendimentos com potencial de impacto ambiental, explica o biólogo Gonçalo Ferraz, professor do Instituto de Biociências da UFRGS. 

A pretexto de “desburocratização”, o governo substitui essas três licenças que passam por análise da Fepam em diferentes etapas por uma licença única e automática a empreendimentos que apresentarem os documentos solicitados e prometerem seguir a lei por meio de um termo de compromisso. “Algo que se obtém mediante envio de documentos padrão e assinatura de um compromisso de não causar dano deveria ser chamado de registro de atividade e não de licença”, afirma Ferraz. “Isto é uma forma de encobrir a abolição do licenciamento.”

A minuta que será votada nesta quinta inclui na lista de atividades passíveis de autolicenciamento empreendimentos de risco ambiental considerável. Entre eles, estão a criação de suínos, bovinos semiconfinados e aves de corte. Também há liberação para atividades do setor de construção, como a fabricação de argamassas, usinas de concreto, asfalto e mesmo estádios e centros esportivos de qualquer porte. A cadeia produtiva da agroindústria, que produz madeira, celulose e carvão vegetal, também deve ser beneficiada, com o autolicenciamento para a silvicultura de acácias, eucaliptos e pinheiros, além de serrarias e fabricação de produtos agrícolas. Pela proposta, o setor calçadista também passará a ser autolicenciado.

• Leia abaixo a minuta com as correções propostas pela Fepam ao texto proposto pelo governo Leite que estabelece os critérios para a emissão de Licença Ambiental por Compromisso no Rio Grande do Sul.

Na mira do STF

Estabelecida no código ambiental aprovado pelo governo Leite no início de 2020 em tempo recorde e sem debate público, a LAC ganhou o apelido de “autolicenciamento” e foi concebida ignorando alertas de ambientalistas e do Ministério Público. Na época, o MP alertou o governo estadual da aparente inconstitucionalidade da licença. “A LAC passou firme e forte apesar de nossas observações. Não lembro de sugestões nossas que tenham sido acolhidas (pelo código ambiental)”, detalha a promotora Annelise Steigleder, uma das autoras do pedido à PGR.

Na época, a lei atribuiu ao Consema a função de regular o dispositivo. Uma eventual liberação, contudo, trará insegurança jurídica, já que o caso aguarda julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 2020, o Ministério Público do Estado, por meio da Procuradoria-Geral da República (PGR), impetrou uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no STF contra a LAC e mais duas novas modalidades de licenciamento previstas no novo código ambiental gaúcho. Desde agosto, a ADI 6618 está parada nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski. Ao Matinal, o STF respondeu que até o momento não há previsão de julgamento para a ação.

Segundo a ação da PGR, as licenças propostas por Leite no novo código “inovaram indevidamente a disciplina do licenciamento ambiental”, isso porque a LAC não existe na legislação federal. Ou seja: o RS tenta implementar uma flexibilização que não existe em nível nacional nem nas regulações do Conselho Nacional do Meio Ambiente ou do Ibama. A lei federal não estabeleceu artigos que permitam aos estados criarem normas próprias nesse sentido, mas também não veta explicitamente a prática. O objetivo desse tipo de ação é coibir atos normativos que contrariem a Constituição Federal.

Também estão em julgamento mais duas licenças criadas por Leite: a Licença Única e Licença de Operação e Regularização, ambas licenças que flexibilizam o regramento ambiental nacional.

Cop26: uma viagem a negócios

A participação do Governo do Estado na COP26, realizada em Glasgow, na Escócia, se encerrou nesta quarta, com o retorno ao RS de duas representantes da Fepam, a presidente Marjorie Kauffmann e a chefe de gabinete Isa Osterkamp. Ao portal Independente, de Lajeado, a presidente da Fundação destacou que o governo estadual foi ao evento com uma cartilha de “projetos verdes” aptos a receberem investimentos.

Kauffmann é uma das conselheiras do Consema, que votará o autolicenciamento nesta quinta. Com 31 integrantes, ao menos 16 dos assentos do Consema são ocupados por membros do governo estadual e representantes da iniciativa privada – por isso, as regras para o LAC devem ser aprovadas sem dificuldades. Por estar na viagem de volta da COP26 para Porto Alegre, a Secretaria do Meio Ambiente não conseguiu contato com a presidência da Fepam a tempo para comentários a respeito do “autolicenciamento”.

Na semana passada, em Glasgow, o governador Eduardo Leite aproveitou o evento para tentar se contrapor a agenda ambiental do presidente Jair Bolsonaro e buscar parcerias no setor de energia. Políticas adotadas pelo tucano, no entanto, acumularam críticas, como a opção pelo carvão mineral e o apoio à instalação de termelétricas.

Ao longo do evento, discursando para estudantes da Universidade de Edimburgo, Leite chegou a afirmar que seu código ambiental, agora questionado em uma Ação de Inconstitucionalidade no STF enquanto é regulado pelo Consema sob protestos de ambientalistas, trazia mais segurança jurídica a empresários interessados em investir no Estado. 

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.