Reportagem

Em ato pelas capitais, movimento pela moradia cobra projeto contra despejos durante a pandemia

Change Size Text
Em ato pelas capitais, movimento pela moradia cobra projeto contra despejos durante a pandemia Ceniriani foi entrevistada pelo Matinal no dia 16 de março (Reprodução)

Coordenadora estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia alerta para “onda de despejos” após extinção de prazo do STF e busca mobilizar deputados estaduais contra decisão

Uma mobilização em prol da habitação social irá ocorrer nesta quinta-feira em diversos estados do Brasil, incluindo Porto Alegre. O motivo é que no dia 31 de março expira a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu os despejos e desocupações por conta da crise sanitária. Temendo que milhares de famílias acabem nas ruas, a luta nacional contra os despejos tentará garantir a suspensão dessas desocupações enquanto houver pandemia. Na capital gaúcha, a articulação se dará por meio do Legislativo.

A coordenadora estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e cientista social, Ceniriani Vargas, explicou que a manifestação terá início às 13h30min, em frente à Assembleia Legislativa, no Centro da Capital. Depois disso, os integrantes do ato farão uma marcha até o Tribunal de Justiça. “Existe uma grande mobilização em torno dessa campanha, que já tem mais de dois anos. Faremos este grande ato porque queremos colocar na rua esta pauta da suspensão dos despejos”, colocou durante entrevista feita em live do Matinal Jornalismo (assista abaixo), nesta quarta-feira. “Estamos construindo um núcleo do ‘despejo zero’ no RS e vamos apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa buscando essa suspensão”, acrescentou. O movimento espera contar com apoio de pelo menos parlamentares de PT, PSOL e PDT à iniciativa.

Vargas destacou que, se a suspensão dos despejos não for prorrogada, 20 mil famílias no Rio Grande do Sul podem ser afetadas. “Nós calculamos que sejam 100 mil pessoas ameaçadas de despejo no Estado”, completou, destacando que o déficit apresentado por órgãos públicos nem sempre contempla pessoas que vivem em situação de risco ou coabitação, entre outros.

Para a coordenadora do MNLM, quando o assunto é habitação em Porto Alegre, há uma espécie de “jogo jogado”, que não deixa margem para o diálogo e para a participação social. “A revisão do Plano Diretor deveria contar com a participação de todos os segmentos da cidade, desde os empresários até a população, que depende muito de políticas públicas e é a mais impactada pelas ações do governo”, afirmou ela, crítica a projetos apresentados pelo Executivo para o Centro e o 4º Distrito. “Não há um compromisso com políticas de moradia, nem em nível municipal, estadual ou nacional.”

Assista a live

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.