Reportagem

Metade da frota do Bike Poa será com bicicletas elétricas

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Metade da frota do Bike Poa será com bicicletas elétricas Foto: Brayan Martins / PMPA
Operadora do serviço, Tem Bici estuda ampliar horário de retirada dos veículos Elas ainda estão para chegar, mas em breve serão muito populares em Porto Alegre. As bicicletas elétricas, uma das principais novidades do serviço de compartilhamento de bikes na Capital, serão cerca de 500 de um total de mil bicicletas que estarão em operação até que a expansão seja concluída, em agosto de 2023. A informação foi revelada pelo gerente de Operações e Negócios do Tem Bici Porto Alegre, Olívio Alberto, durante o Seminário Mobilidade + Ativa: Caminhos para Bikes em Porto Alegre, realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, nesta quinta-feira, no Teatro Unisinos. Uma possibilidade anunciada no evento é a ampliação do horário de funcionamento do serviço, o que permitirá a retirada do equipamento até a meia-noite, e não apenas até as 22h, como é hoje. O horário de funcionamento atual, das 6h às 22h, atende ao requisito mínimo do contrato com o Município. Ampliar é uma questão que depende da Tem Bici. De acordo com Alberto, o acerto será interno, a partir de avaliação de algumas questões. Defensor da ideia, ele cita o movimento de fim das aulas no turno da noite. “Muitas vezes termina depois das 22h e não há mais a possibilidade de se pegar a bicicleta”, citou. Ele garantiu que na parte de pessoal da empresa não existem grandes entraves para esta viabilização. O secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão Oliveira, é favorável à ideia, ainda que pondere que há pontos relacionados à segurança que devem ser observados. Para o secretário, já seria positivo um aumento do horário nem que fosse restrito  a algumas estações. A partir da retirada da bicicleta, o usuário tem, pelos planos rotineiros, 45 minutos para devolver a bike em qualquer outra estação do sistema. A meta do serviço é auxiliar em deslocamentos menores e fazer a conexão entre os deslocamentos de ônibus ou até mais próximo às casas dos ciclistas. “Queremos complementar os modais, como a última milha”, enfatizou Alberto. Frota será renovada a partir deste mês No fim de agosto, a empresa assinou um contrato de ampliação das estações na Capital, que saltarão de 41 para 100. Ainda não há uma data certa para a instalação das novas estações, de acordo com o gerente Olívio Alberto, por razões logísticas relacionadas à importação. Mesmo sem as novas estações, a frota atual do Bike Poa ganhará uma renovação já a partir deste mês, quando 100 novas bicicletas entram em circulação. O montante representa praticamente um quarto das bikes hoje disponíveis no sistema – 410. Operando há dez anos em Porto Alegre, o Bike Poa reajustou seus preços e planos no último mês de setembro. A modalidade “Mensal” pulou de R$ 15 para R$ 24,90, enquanto a “Anual” passou de R$ 160 para R$ 199,40. Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente! O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de […]

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