Reportagem

Botos que vivem em regiões costeiras do Sul entram na lista de espécies em perigo de extinção

Change Size Text
Botos que vivem em regiões costeiras do Sul entram na lista de espécies em perigo de extinção Espécie atua em fenômeno raro no mundo: a pesca em cooperação com humanos (Foto: Ceclimar UFRGS/Divulgação)

População está presente no Rio Tramandaí, local para onde está prevista nova ponte questionada por ambientalistas 

Dos 219 animais incluídos na atualização da lista de ameaçados de extinção no Brasil, pelo menos um é também uma espécie há pouco reconhecida como tal no Brasil: o boto-de-Lahille (Tursiops gephyreus). Até 2016, ele era confundido com o golfinho nariz de garrafa (Tursiops truncatus), mas hoje já se sabe que se trata de uma outra população, de distribuição restrita.

Adaptado a ambientes costeiros, ele vive basicamente na zona de rebentação, até 10 metros de profundidade, e pode ser encontrado no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – mais especificamente na Lagoa dos Patos (RS), no estuário de Laguna (SC) e no canal do estuário do rio Tramandaí (RS) –, além de Uruguai e Argentina. Estima-se que existam apenas 600 exemplares adultos no mundo inteiro, segundo Ignacio Moreno, professor da UFRGS e coordenador do projeto Botos da Barra.

Em 2019, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) já havia classificado o boto-de-Lahille como “vulnerável à ameaça de extinção”. Agora, conforme portaria publicada neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente, o estado brasileiro também reconhece oficialmente o risco desse grupo desaparecer. No País, são dez espécies de cetáceos (baleias, botos e golfinhos) ameaçadas. Para Moreno, a inserção da espécie na lista de animais em perigo de extinção “gera dois sentimentos”. “Um é bastante triste e preocupante, porque confirma que, de fato, a espécie pode desaparecer para sempre. A outra questão é que, ao entrar na lista, teoricamente garantem-se proteções legais”, explica. 

Esse novo mecanismo legal interessa a Moreno e outros ativistas que questionam o projeto de uma nova ponte que liga Imbé a Tramandaí e que avançava sem estudo de impacto ambiental conforme reportagem publicada pelo Matinal em janeiro. A matéria mostra como a obra poderia afetar a área habitada por botos-de-Lahille e conhecida pela interação cooperativa em que os cetáceos e pescadores se ajudam na pesca de tainhas, fenômeno raro e considerado patrimônio de relevância cultural do Estado desde 2020.

Com a classificação da espécie como em perigo de extinção, o professor Moreno e outros ativistas que atuam pela proteção dos botos na região esperam ganhar novos argumentos no debate em torno da nova ponte. “No momento em que temos mais uma espécie ameaçada de extinção que vai ser diretamente impactada pelo empreendimento, acende-se mais uma luz vermelha. É mais um elemento que mostra que temos que ter cautela. Será que essa ponte é realmente necessária? Se sim, é preciso ter estudos muito bem justificados que sustentem isso. Mas fica a pergunta: por que vamos realizar algo que pode colocar em risco tanta biodiversidade?”

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.