Reportagem

Justiça declara irregular Mauro Sparta ser conselheiro do Cremers e secretário de Saúde de Porto Alegre

Change Size Text
Justiça declara irregular Mauro Sparta ser conselheiro do Cremers e secretário de Saúde de Porto Alegre Foto: Cesar Lopes / PMPA


Decisão considerou “incompatível” o exercício simultâneo dos cargos. Sparta disse já ter feito a opção pela SMS e se licenciou do cargo de conselheiro em 28 de janeiro

A 6ª Vara Federal de Porto Alegre decidiu que o atual secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, não pode acumular os cargos na administração pública e no Conselho Regional de Medicina (Cremers), onde Sparta foi eleito conselheiro em 2017 para mandato de cinco anos (2018-2023). 

A juíza Daniela Cristina de Oliveira Pertile Victoria assinou a sentença na quarta-feira passada, dia 27 de julho, e deu prazo de 30 dias para que Sparta escolha entre um dos cargos. Em entrevista ao Matinal, Mauro Sparta disse que já fez a opção em 28 de janeiro, ao ter pedido licença do cargo de conselheiro, após a votação que elegeu seu filho, Carlos Sparta, presidente da entidade. “Enquanto for secretário, ficarei licenciado do cargo de conselheiro”, afirmou o titular da Saúde na gestão municipal.

A magistrada deu parecer favorável a uma ação que apontou uma violação à resolução nº 2.161/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM). O parecer entende que os membros dos Conselhos Regionais não podem ocupar, ao mesmo tempo, postos como secretários ou ministros de saúde, além de outros cargos públicos vinculados ao Executivo e ao Legislativo. 

Victoria declarou que não poderia determinar a exoneração do réu da função de conselheiro, mas declarou a “ilegalidade do exercício simultâneo dos cargos”. É atribuição do Cremers fiscalizar a atuação dos médicos, incluindo os que ocupam cargos na SMS, e abrir sindicâncias em caso de denúncias. O Conselho zela pela ética médica.

No caso de médicos que já ocupem algum desses cargos, diz a resolução do CFM, é preciso pedir exoneração e aguardar três meses antes de concorrer às eleições dos Conselhos Regionais. A situação de Sparta é um pouco diferente: ele já era conselheiro do Cremers quando assumiu a pasta na Prefeitura, em janeiro de 2021, o que gerou descontentamento por parte de colegas na entidade.

De acordo com a ação, Sparta já tinha sido orientado em uma plenária do Cremers a escolher entre sua posição como conselheiro ou de secretário municipal – mas, em vez da exoneração, o médico conseguiu uma licença temporária da entidade. O assunto quase foi encerrado ali, até que Sparta reapareceu no Cremers em janeiro deste ano para participar da votação. Nesta decisão de julho, a juíza deixa claro que isso não pode mais ser feito.

O secretário de Saúde pediu afastamento por 10 dias para tratar de “compromissos” no Conselho: a eleição da nova diretoria. O filho dele, Carlos Sparta, era um dos candidatos, tendo sido eleito presidente do conselho em uma votação apertada na qual o ex-presidente Carlos Isaia Filho deu o voto de minerva.

Na época, a mesma juíza Daniela Pertile Victoria tinha impedido Mauro Sparta de participar da votação, fosse como votante ou candidato. Ele entrou com recurso na Justiça Federal, mas perdeu. O secretário também foi condenado ao pagamento dos honorários advocatícios da ação.

Segundo Sparta, esta decisão chegou tardiamente porque ele já havia se licenciado do cargo na época em que a mesma juíza o impediu de votar nas eleições do Cremers. “A juíza me impediu de votar e eu não votei. Eu havia me licenciado do cargo de secretário para votar como fazem os deputados que são secretários, mas a juíza entendeu que isso não era possível. Então, me licenciei no dia seguinte às eleições do cargo de conselheiro do Cremers”, explicou. Ele disse que não voltará a exercer o cargo de conselheiro enquanto for titular da SMS.

O Matinal entrou em contato com o Cremers, presidido pelo filho do secretário. A matéria será atualizada com a resposta.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.