Reportagem

Moisés Barboza: Qual Porto Alegre eu quero

Change Size Text
Moisés Barboza: Qual Porto Alegre eu quero Vereador Moises Barboza (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

Na Semana dos 250 anos de Porto Alegre, o Matinal Jornalismo convidou todos os vereadores da capital gaúcha a responderem à questão: “Qual a Porto Alegre que você quer para o futuro e como seu mandato atua para alcançá-la?”. Os artigos enviados estão publicados nesta página especial.

Leia a seguir o depoimento de Moisés Barboza

Cheguei à Câmara de Vereadores com as melhores expectativas. Foi como bater de cara em uma grande parede de concreto. Sou de uma Rede de Ação Social chamada Malucos do Bem, repleta de voluntários realizadores. Apesar de ter começado cedo minha trajetória na Gestão Pública e de ter formação nas áreas mais importantes para funções públicas, encontrei em Porto Alegre um radicalismo político, ideológico e partidário responsável por um atraso gigantesco. Dediquei o início de nosso mandato para deixar claro que populismo e fanatismo não seriam ferramentas do nosso trabalho e que nosso foco seria apoiar as reformas profundas e necessárias que poderiam retirar a cidade do caos econômico que se encontrava para que pudéssemos melhorar e atingir o campo social.

Nos últimos anos isso foi feito, não foi nada fácil assumir e apoiar o desgaste gigantesco que o Governo Marchezan/Paim representaram, mas dei o meu melhor inclusive como líder de governo e não me arrependo disso. Foi a coragem desse governo que conseguiu resgatar a capacidade financeira da Capital. E mesmo com muitos desgastes, erros e acertos, a curva de retorno ao desenvolvimento se deu dessa forma e hoje o Governo Sebastião Melo/Ricardo deram continuidade aos eixos principais adotados. Assim temos contratos inteligentes e recursos para o asfalto, temos a primeira PPP de iluminação pública da nossa história que está instalando iluminação de Led em todos os bairros. É preciso reconhecer que a máquina pública foi enxugada e através de parcerias inteligentes hoje temos relógios informativos, placas nominando ruas, praças sendo restauradas e revitalizadas. Temos postos de saúde parceirizados 100% SUS e o fim de alguns monopólios, além de resultados melhores nas escolhas e escolha de diretores com maior participação dos pais dos alunos, tudo isso deixando o orçamento para a execução de 2021 (primeiro ano da atual administração). Sem deixar de citar a magnífica obra do trecho principal da Orla já são muitas conquistas que hoje são realidades. Esse resgate é importante antes de reconhecer o esforço atual da administração, que nesse segundo ano, vem fazendo um bom trabalho.

Tenho sido parceiro do que vem sendo feito, mesmo de forma independente, e espero que a cidade evolua mais ainda na busca do desenvolvimento, da sustentabilidade, da inovação e da melhoria das condições de vida das pessoas. Espero que nós, vereadores, nos atentamos mais a legislar, fiscalizar, ajudar a destinação de recursos públicos de forma correta e tudo isso sem populismo, sem radicalismo, cuidando do princípio da impessoalidade do serviço público. Espero tudo isso no nosso futuro e, se não for demais, gostaria de ver uma cidade com mais empatia e pertencimento, uma capital onde meus filhos e os seus possam andar por um Lago Guaíba lindo e limpo já desenvolvido do ponto de vista hidroviário. Não precisam nem lembrar que fui vereador e lutei por isso, não precisam nem lembrar que existi… mas se isso acontecer em Porto Alegre, serei feliz.

Moisés Barboza, vereador pelo PSDB

Confira no site da Câmara os projetos de autoria do vereador.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.